Os carboidratos são fundamentais para os seres humanos, sendo a fonte de energia do cérebro e de outros tecidos nervosos . Eles são armazenados no fígado e nos músculos na forma de glicogênio, para depois serem transformados em glicose e produzir energia.

Os carboidratos, especialmente glicose e glicogênio, são a fonte de energia a partir da qual o sangue é fornecido. organismo para realizar as diferentes atividades que o corpo humano executa. Com tanta importância que fadiga muscular está associada com a falta de disponibilidade de carboidratos no corpo.

Portanto, uma quantidade adequada de glicose é chave para ser capaz de realizar um certo exercício físico com a intensidade apropriada. Isso ocorre porque a oxidação de proteínas e gorduras produz uma quantidade menor de energia que os carboidratos.

Tipos de carboidratos

Existem diferentes classificações de carboidratos. Considerando o número de moléculas de glicose carboidratos simples e complexos podem ser distinguidos:

  • carboidratos simples: dentro destes são monossacáridos – composto por uma unidade de glicose -, como glicose, frutose e sacarose, e dissacarídeos – composto por duas unidades de glicose -, como lactose, galactose e maltose. Alguns alimentos ricos em carboidratos simples são açúcar, branco ou marrom, mel, melado e sucos de frutas. Além disso, carboidratos simples podem ter fibras ou não tê-los
  • carboidratos complexos: também chamado de polissacarídeos, são compostos de muitas unidades de glicose ligadas entre si que formam cadeias muito longas como amido ou fibras. Alguns alimentos ricos em carboidratos complexos são trigo, arroz, cevada, batata, grão-de-bico ou feijão verde.

Funções dos carboidratos

Como já mencionamos, a principal função que o Carboidratos é a contribuição da energia necessária para realizar nosso dia a dia. No entanto, também contribui para outras tarefas relacionadas à boa saúde:

  • Contribuição de energia: carboidratos funcionam como uma reserva de energia e podem ser usados ​​imediatamente porque os depósitos de energia têm a capacidade de se mover rapidamente para produzir glicose. se necessário. Esta função faz com que a contribuição dos carboidratos tenha que ser diária.
  • Economizar proteínas: quando os carboidratos são usados ​​como fonte de energia do organismo, o uso de proteínas com essa proteína é deixado de lado. end, de modo que estes podem ser usados ​​para muitas outras funções.
 Realizar o exercício físico.

  • Formação de tecidos importantes: carboidratos são uma parte essencial dos tecidos conjuntivos e nervosos . Além disso, eles também são encontrados em moléculas de DNA e adenosina trifosfato ou ATP, um nucleotídeo necessário para energia.
  • Ajuda contra cetonas: quando o corpo não tem carboidratos suficientes para obter energia, o corpo usa a gordura em seu lugar, então são produzidos alguns resíduos que são conhecidos como "corpos cetônicos" . Estes, se presentes em abundância, podem causar arritmias cardíacas e possível osteoporose.

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Carboidratos como reguladores do corpo

Além de participar de todas as tarefas acima, celulose ou fibra dietética é responsável pela regulação do trânsito intestinal tendo, além disso, outros efeitos benéficos à saúde, tais como:

  • Diminuição da constipação intestinal ao amolecer as fezes e aumentar o seu volume
  • Aumento da sensação de saciedade que permite melhor controle da ingestão de alimentos.
  • Diminuição do esvaziamento do estômago que permite uma melhor gestão do Alimentos ingeridos
 Carboidratos: pasta
  • Diminuição da absorção de substâncias como o colesterol
  • No caso de diabéticos, permite aumento do açúcar no sangue permitindo melhor controle sobre este fator.
  • Efeitos protetores contra o câncer de cólon e doenças cardiovasculares.

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] Devido a todos esses efeitos benéficos sobre o organismo, a importância da ingestão freqüente de carboidratos torna-se clara. Este tipo de alimento será a base de uma dieta saudável e adequada para atividades físicas freqüentes. No entanto, deve ser consumido em sua medida adequada para evitar uma ingestão excessiva de calorias, o que será contraproducente para uma dieta saudável.

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