Para levar uma vida saudável é algo essencial, algo que nunca devemos esquecer se queremos chegar a velhice com uma boa forma física.

Para alcançá-lo existem milhares de dicas ou recomendações que ouvimos em em todos os lugares, na mídia, televisão, rádio e até mesmo na consulta de nosso médico. Conselhos que obviamente damos com certeza, porque se nosso médico nos disser, por que não devemos acreditar nele?

 Beba água em day_opt

No entanto, às vezes, há coisas que nós damos por certo sem investigar um pouco mais e sem focar nos fundamentos científicos que os sustentam.

Uma dessas dicas que nunca sonharíamos em duvidar é que deveríamos beber pelo menos dois litros de água. água por dia e que, em geral, é bom beber muita água. Provavelmente isso é algo que lhe foi dito desde a infância, e que especialmente no verão, você tentou colocar em prática, mas, é realmente verdade ?

Para resolver todas as dúvidas sobre isso, neste artigo vamos dizer-lhe porque a água é fundamental em nossa vida, mas também os falsos mitos que estão em torno dele.

A importância da água para o nosso corpo

Algo que certamente nos dá uma grande pista sobre o importância deste líquido em nosso corpo, é que somos treinados em mais de 70% de água . E não só isso, já que a porcentagem de água em um órgão tão importante quanto o cérebro, é de 95%.

Então, evidentemente, precisamos ter à nossa disposição a água para sobreviver e manter em bom estado. Nossas funções vitais

No entanto, esta não é de longe a única função que pode ser atribuída a ele, uma vez que, entre outros são estes:

Aids digestão

A água é um lubrificante natural e nós precisamos fazer coisas básicas como respirar ou como nos alimentar.

Sem ir mais longe, nossa saliva (que é praticamente feita de água) é fundamental para poder mastigar e engolir comida, sem ela, algo Tão natural quanto comer, seria muito mais difícil e irritante.

Elimina toxinas

Também graças à água, todos os dias podemos expulsar uma grande parte das toxinas que o nosso organismo vai para pouco se acumulando. Fazemos isso através de urina ou suor.

Precisamos realmente beber dois litros de água por dia?

Embora, como já dissemos, seja evidente que precisamos de água para sobreviver, devemos realmente beber? pelo menos 2 litros de água por dia ?

Sem dúvida é algo que os médicos recomendam e que toda a sociedade tem dado como certo, mas não podemos perder de vista o fato de que o corpo de todos é muito sábio, e sabe o que precisamos, por isso, talvez nos forçando a tomar mais fluido do que o corpo pede de nós, não é a melhor idéia.

Na verdade, também é importante que você saiba que qualquer o excesso pode ser prejudicial até o excesso de algo tão inócuo quanto a água. Então nós lhes dizemos quais são alguns dos problemas que podem nos levar a hidratar demais:

Problemas de sangue

Devemos levar em conta que nosso corpo vive em um equilíbrio constante, um equilíbrio que pode ser afetado por qualquer um deles. nossas decisões, e em que uma variação mínima pode nos causar um grande dano.

Em seu sangue há uma certa proporção de sais minerais essencial para que você esteja bem e se sinta saudável. Beber muita água pode fazer com que seu sangue comece a ficar diluído, algo que pode não parecer importante, mas pode causar sérios danos ao cérebro.

A explicação para isso é muito simples, pois toda a água que você consome deve ser filtrado pelos rins. Se em um pequeno período de tempo você começar a beber uma grande quantidade desse líquido, seus órgãos serão, sem dúvida, excedidos, de modo que o excesso de líquido presente em nosso corpo começará a tornar o sangue mais líquido.

Dificuldade em dormir

Uma das coisas curiosas sobre o seu corpo que você pode não saber, é que temos um hormônio antidiurético, (HAD) também conhecido como arginina vasopressina, que é produzido no hipotálamo, e cuja função consiste principalmente de na regulação dos fluidos, glicose e sais presentes no sangue.

No entanto, ele também tem muitas outras funções, como, por exemplo, causando um aumento na absorção de água em nosso corpo.

Esse mecanismo é acionado em determinados momentos, como quando temos uma doença com a qual sofremos o risco de desidratação, mas também durante a noite, de modo que não nos sentimos tão ansiosos para

Por exemplo, o álcool é capaz de inibir este hormônio, e é por isso que eles se sentem tão ansiosos para ir ao banheiro quando consomem bebidas desse tipo.

Quando um grande é consumido quantidade de água este hormônio antidiurético não é capaz de ir à noite, por isso é muito mais provável que tenhamos que acordar no meio do nosso sono.

Se esta situação é prolongada no tempo, Ele corre um grande risco de começar a sofrer problemas de insônia e, finalmente, uma grande dificuldade em conciliar uma boa noite de sono.

Aumento da transpiração

Em nosso corpo temos milhares e milhares de glândulas sudoríparas, elas estão localizadas na derme reticular e hipoderme da nossa pele e que geram o suor irritante.

No entanto, sua função é muito mais importante do que pode parecer, porque não só ajudam a eliminar toda a toxina No entanto, eles também são essenciais para a termorregulação do organismo.

Associada a essas glândulas está a doença conhecida como hiperidrose, que consiste em uma produção excessiva de suor, geralmente localizada nos pés e nas mãos.

as pessoas afetadas por esta hiperidrose tendem a beber uma quantidade maior de água, pois sentem que precisam recuperar de algum modo o líquido que estão perdendo através dessas glândulas.

No entanto, descobriu-se graças a inúmeros estudos, aumentar a ingestão de água só aumenta o problema, e até pacientes saudáveis ​​acabam desenvolvendo essa patologia.

Hiponatremia

Pode parecer um nome um tanto técnico, no entanto, a hiponatremia só dá nome a uma baixa concentração de sódio no sangue. O sódio, sem dúvida, desempenha um papel fundamental no metabolismo celular, embora também seja essencial em funções tão simples e habituais como a contração muscular.

Quando uma grande quantidade de água é bebida, O equilíbrio do organismo pode ser afetado, fazendo com que, como já mencionamos, o sangue se torne mais líquido, e se essa situação persistir, esta doença pode se desenvolver.

É um problema grave e entre seus sintomas estão tontura, fadiga, dor de cabeça ou náusea, embora nos casos mais graves pode até levar à morte.

Então, qual é a quantidade recomendada?

Agora que você sabe quais complicações podem levar a beber mais água do que o necessário, você tem certeza de saber o que é realmente a quantidade recomendada de água para beber por dia.

 Beber água fina

A verdade é que você deve so pare de acreditar em padrões fixos como o que nos assegura que temos que beber 2 litros de água por dia, já que cada corpo é totalmente diferente e você deve conhecer a si mesmo.

A melhor recomendação podemos dar-lhe é beber quando estiver com sede, porque a sede é o mecanismo que seu corpo tem para lhe dizer que ela começa a precisar de hidratação. Assim como a fome nos diz quando precisamos de algum tipo de nutriente, a sensação de sede é o que indicará a você que é a hora de beber água .

Além disso, pense que você não deve ser sobrecarregado com Esse tipo de coisa, já que qualquer bebida ou comida (exceto álcool), está fornecendo água em maior ou menor medida, então você nunca saberá exatamente qual quantidade você está tomando.

Então, nossa recomendação é que não se forçar a beber mais água do que seu corpo está pedindo, de fato, se você vê que tem que se levantar no meio da noite para ir ao banheiro, pode ser um sinal de que você deveria diminuir a quantidade de água que você bebe

Em que casos é aconselhável aumentar a quantidade de água que você bebe?

No entanto, é mais do que evidente que a água é absolutamente essencial para ser saudável e ter uma boa água vida Este fluido tem um grande número de funções que podem nos ajudar em certas situações nas quais nosso corpo está passando por um momento delicado.

Portanto, você também deve saber que, em certos momentos específicos, pode ser que É bom tentar nos forçar a beber uma quantidade maior de água. Para você conhecê-los, em seguida, vamos dizer-lhe os momentos em que você deve tomar cuidado especial com a água que você bebe.

No verão

A primeira dessas situações que queremos lhe falar, sem dúvida, o Verão, especialmente se você estiver em um local quente ou onde exista uma grande porcentagem de umidade no ambiente.

Esses dois fatores serão fundamentais quando falarmos sobre transpiração. É mais do que sabido que durante o verão você suar muito mais, quando você perde fluido mais rapidamente.

Então você deve ter algo mais do que tenha cuidado com os líquidos que você bebe e seja através de beber ou comida. Caso contrário, você pode rapidamente começar a notar algum tipo de problema associado com a desidratação, o mais comum é a dor de cabeça.

No entanto, mais uma vez você deve estar calmo porque seu corpo certamente será o primeiro a lhe dizer que É hora de beber uma quantidade maior de água. Durante estes meses mais quentes, é uma ótima idéia sempre levar uma pequena garrafa que podemos beber sempre que quisermos, evitando riscos desnecessários.

Quando você pratica esporte

Sem dúvida, outro dos momentos em que podemos perder uma grande quantidade de fluido rapidamente é quando praticamos esportes. Nosso corpo vai começar a eliminar toxinas através do suor e precisa de nós para repor rapidamente a água e sais minerais.

Portanto, neste caso, não podemos apenas beber água, mas talvez seja uma boa idéia comprar bebidas isotônicas, que Forneça-nos tudo o que nosso corpo precisa de maneira rápida e saudável .

Obviamente, se você também estiver em uma área quente ou no verão, deve tomar precauções extras e tentar beber mais água do costume, evitar esportes no meio do dia para evitar sofrer as altas temperaturas

Se você é de idade avançada

Com este ponto devemos esclarecer muito, pois, embora se diga muito pessoas mais velhas devem tomar mais água, não há estudos em que é corroborado de uma forma muito exata.

No entanto, por outro lado, eles têm feito muita pesquisa sobre a sensação de sede nos idosos, pois acredita-se que pode perder a confiança com o passar dos anos.

Isso significa que quando certas idades são atingidas, seu corpo pode precisar se hidratar, mas isso não é verdade. refletindo em uma sensação de sede. Portanto, para evitar problemas, é melhor tentar beber água regularmente

Momentos particularmente delicados

Finalmente, não devemos esquecer que existem momentos particularmente delicados nos quais se pode beber uma quantidade maior de água potável. o que é uma boa idéia

Por exemplo, durante a gravidez ou enquanto você está sofrendo de uma doença viral. Em ambos os casos, embora possa não haver um grande número de estudos que corroborem, parece lógico pensar que o corpo precisa de um suprimento adicional de minerais e fluidos

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