Cientistas nos Estados Unidos calcularam que, para reduzir o risco de morte prematura, é suficiente dar 7.000 passos por dia, e não 10.000, como se pensava anteriormente.

ciência por trás do benefício da caminhada

Uma equipe liderada pela especialista em atividade física Amanda Paluch da Universidade de Massachusetts Amherst rastreou uma coorte de mais de 2.000 homens negros e brancos de meia-idade e mulheres. idade de quatro cidades diferentes dos EUA

O grupo, cuja média de idade é de pouco mais de 45 anos, usou acelerômetros que registravam sua contagem de passos diários e intensidade de passos durante suas horas de vigília enquanto viviam suas vidas.

O experimento começou em 2005 e os participantes foram monitorados regularmente até 2018, quando 72 pessoas do grupo original morreram.

Embora a natureza observacional do estudo signifique que não podemos tirar conclusões firmes sobre como caminhar melhorou a saúde das pessoas no experimento, pode revelar ligações entre os níveis de atividade e os resultados de saúde .

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que deram pelo menos 7.000 passos por dia tiveram 50 a 70 por cento menor risco de morte prematura em comparação com aqueles que, em média, deram menos de 7.000 passos por dia no experimento.

A intensidade não afeta como se a intensidade número de passos

Por si só, a intensidade do passos (medida da velocidade dos passos dados) não afetou a mortalidade.

Aumentar o número de passos diários entre as pessoas menos ativas de uma população pode fornecer a maior proteção contra a mortalidade o pesquisadores disseram, mas depois de um certo ponto, as etapas adicionais não parecem ter nenhum efeito positivo.

Dê mais de 10,0 00 passos por dia não foram associados a uma redução adicional no risco de mortalidade ", explicam os autores em seu estudo.

Embora os resultados geralmente confirmem muito do que já sabíamos sobre os benefícios de caminhar a partir dos estudos. Anteriormente, o novo limite de 7.000 passos é certamente uma meta mais fácil e pode beneficiar pessoas que não deram 10.000 passos.

O número de passos por dia é uma métrica simples e fácil de monitorar, e aumenta o número de passos diários podem ser uma boa maneira de promover a saúde " disse Amanda Paluch.

Em um futuro próximo, podemos esperar ouvir muito mais sobre como os passos diários afetam nossa saúde, graças a uma nova geração iminente de pesquisas usando a mais recente tecnologia de acelerômetro que não estava disponível em 2005.

Os grandes benefícios de caminhar

De acordo com as diretrizes do Centro de Controle e Prevenção Doença, os adultos precisam de pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.

Dito isso, caminhar rapidamente, a uma velocidade de cerca de 5 km por hora ou 1,6 km em 20 minutos, é tão saudável como correr e pode ter mais benefícios sociais. Além disso, o risco de lesões ao caminhar é muito menor.

 Uma caminhada de 22 minutos por dia ou duas caminhadas de 11 minutos somam pouco mais de 150 minutos por semana. 

Mesmo que você se exercite o suficiente, sentado na o resto do dia pode anular os benefícios do exercício. E se você ainda não está pronto para dedicar 2,5 horas por semana a caminhadas rápidas, primeiro tente reduzir a quantidade de tempo que passa sentado .

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