Uma dieta equilibrada e atividade física regular formam a base da boa saúde. Portanto, debates sobre preceitos como as proteínas esportivas não são estranhos. Afinal, se existe um menu que está sempre sob constante escrutínio, é o dos atletas. Muito mais se forem profissionais. As discussões às vezes são tão precisas que a quantidade de gramas diárias de alguns nutrientes indispensáveis ​​para o desempenho esportivo ideal é revisada.

Nem todos os casos são iguais. Cada organismo reage de maneira diferente a um certo tipo de alimento . Além disso, qualquer disciplina ou atividade física tem seus próprios requisitos e particularidades. Os requisitos também variam de acordo com os objetivos individuais. A dieta de alguém cujo objetivo é definir os músculos não é a mesma daqueles que têm o objetivo de correr uma maratona.

O papel das proteínas nos esportes

Carboidratos ( 80%) e gorduras (20%) constituem as fontes de energia para as quais o corpo humano recorre durante os exercícios. Isso faz com que muitos atletas concentrem sua atenção em alimentos ricos nesses componentes, esquecendo quase completamente as proteínas. O que constitui um erro que pode ser pago muito caro.

Essas substâncias são responsáveis ​​por acelerar os processos de recuperação . Em tempo hábil, eles reparam as pequenas fissuras e lágrimas que os músculos sofrem. Essas são situações que, embora sejam mais comuns quando o treinamento de força é realizado, não são exclusivas desse tipo de trabalho.

Atletas de fundo ou de resistência também exigem muitas proteínas . São esses nutrientes que permitirão a todos os tecidos suportar a fadiga causada por longas corridas de competições, como maratonas ou triatlos.

Proteínas para o atleta, quantas são necessárias?

Em geral, estima-se que qualquer pessoa requeira entre 1,0 e 1,6 gramas de proteína por quilograma de peso corporal por dia . Um atleta não precisará de muito mais. Alguns especialistas recomendam aumentar esse consumo para 2,0 gramas por dia por quilograma.

Idealmente, distribua a ingestão total entre todas as refeições diárias e pode até completar o mínimo com lanches e lanches. Ao planejar o menu em detalhes, não é necessário que, para atender à demanda de proteínas do atleta, seja necessário recorrer a suplementos nutricionais . Embora essa ainda seja uma solução prática para evitar o déficit desses nutrientes.

Onde obtê-los?

O ovo é um dos alimentos mais valorizados por seus componentes proteicos. Mesmo este alimento oferece os nove aminoácidos essenciais, vitais para o reparo e a regeneração de todas as células do corpo. Carnes magras, atum e queijo são outros ingredientes ricos em proteínas.

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