De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcares deve ser inferior a 5% da ingestão calórica total, equivalente a 25 gramas. Porém, na Espanha, a média é de 76,3 gramas por dia. Daí o lançamento da campanha “Açúcar, deixo-te”, com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de limitar o consumo de açúcar. Você quer sair também? Então você estará interessado em saber qual é a quantidade de açúcar recomendada e como alcançá-la.

Onde está o açúcar que consumimos diariamente?

Quando falamos sobre a quantidade de açúcar que compõe a dieta , pensamos no açúcar com o qual as infusões são adoçadas ou aquele usado para cozinhar. No entanto, essa não é a única fonte de açúcar que comemos. Na verdade, existem dois tipos de açúcar: açúcar adicionado e açúcar intrínseco. De acordo com o estudo ANIBES da Fundação Espanhola de Nutrição, 55,6% do consumo total de açúcar pertence ao grupo dos açúcares intrínsecos, e o restante são açúcares adicionados.

  • Açúcares intrínsecos: são os açúcares contidos em alimentos e bebidas: frutas e vegetais, laticínios, sucos, bebidas com baixo teor de álcool e refrigerantes açucarados.
  • Açúcares adicionados: refrigerantes com açúcar, pão, doces e bolos, chocolate, iogurte, leite fermentado e outros produtos laticínios, geléias, sucos e néctares, cereais matinais, barras de cereais, outros doces e bebidas esportivas.

O problema do consumo excessivo de açúcar está em os riscos para o sistema cardiovascular, obesidade, excesso de peso, cáries dentais, problemas digestivos e muito mais.

Como saber quanto açúcar você consome

Uma grande variedade de alimentos e bebidas são fontes de açúcar res . Esses açúcares têm vários nomes, como xarope de milho, melaço, dextrose, frutose, glicose, sacarose ou lactose e mais de 40 nomes diferentes.

Por outro lado, os rótulos nutricionais nem sempre listam a quantidade de açúcar . Por exemplo, em muitos casos, os açúcares adicionados são listados como carboidratos. 25 gramas de açúcar equivalem a cerca de 6 colheres de chá, ou seja, cada colher de chá contém aproximadamente 4 gramas.

Para calcular a quantidade de açúcar adicionado siga estas etapas:

  • Leia o rótulo de informações nutricionais . Ele irá informá-lo sobre a quantidade de açúcar por 100 ml. ou 100 mg. de alimentos.
  • Multiplique pelo conteúdo total do produto para obter o açúcar total.
  • Divida por quatro para obter o número de colheres de chá.

Por exemplo, uma lata de refrigerante pode conter entre 9 e 11 colheres de chá. Isso está longe de ser a dose diária recomendada!

Como reduzir o consumo de açúcar

  • Escolha alimentos saudáveis ​​. Os açúcares naturais não têm efeitos negativos para a saúde.
  • Cuidado com os produtos de baixa caloria : eles adicionam gorduras para melhorar o sabor e compensar a falta de açúcares.
  • Substitua o açúcar de mesa por adoçantes natural como estévia ou especiarias, como canela. Acostume-se com sabores autênticos, sem adoçar infusões ou café.
  • Elimine os alimentos industrializados de sua dieta . Substitua-os por alimentos naturais, frutas ou nozes.

Ponha em prática o slogan da campanha para reduzir a quantidade de açúcar : "Açúcar, vou te deixar!"

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