Muitas pessoas têm o excelente hábito de se exercitar diariamente. Este costume é uma garantia de saúde que nos ajuda a permanecer ativos e vitais, bem como a prevenir diferentes tipos de doenças. No entanto, é importante saber quanto tempo podemos praticar.

Neste artigo, compartilhamos algumas chaves para que sua prática diária de exercícios seja eficaz e positiva para a saúde. Existem diferentes fatores que podem influenciar sua rotina e devemos conhecê-los para tirar o máximo proveito deles.

É bom fazer exercícios diariamente?

O exercício diário não é apenas positivo para a saúde, é necessário. O terrível efeito de um estilo de vida sedentário em nossas vidas é cada vez mais observado . As obras em escritórios ou as horas em frente ao computador ou com o celular estão sujeitando nosso corpo a uma tortura de imobilidade com muitos efeitos nocivos para a saúde.

O sedentarismo é um fator muito importante de risco que está relacionado. com o aparecimento precoce de doenças cardiovasculares . Colesterol, hipertensão, triglicérides, obesidade ou resistência à insulina são palavras cada vez mais frequentes no vocabulário cotidiano. Estamos falando de um dos grandes males deste novo século.

Por esta razão, as pessoas que são forçadas a passar muito tempo sentadas devem seguir a recomendação de levantar pelo menos uma vez a cada hora . É suficiente caminhar um pouco, fazer alguns alongamentos ou subir e descer algumas escadas

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Fatores de risco [19659004] Exercitar diariamente também tem seus riscos de excesso. Se não somos atletas profissionais e, portanto, não temos o conselho apropriado, devemos levar em conta algumas precauções fundamentais:

  • Não podemos sair de um estilo de vida sedentário para fazer exercícios diários de forma abrupta. A mudança deve ser gradual para evitar lesões .
  • A nutrição adequada é essencial. Na nossa dieta você não pode perder proteínas, carboidratos e gorduras de boa qualidade. Ao praticar mais esporte, mesmo se quisermos perder peso, teremos que aumentar a ingestão calórica. Podemos recorrer a superalimentos para encontrar um extra rápido e saudável.
  • Temos de determinar o tipo de exercício mais adequado à nossa idade, saúde, estilo de vida e rotina . Também pode ser que nossas necessidades mudem dependendo do estágio em que vivemos.
  • Se sofrermos de alguma doença, nosso médico deve determinar nossa rotina esportiva. Além disso, devemos conhecer os biorritmos estabelecidos pela medicina chinesa sobre o funcionamento dos órgãos.

A este respeito, as pessoas que sofrem do coração devem evitar esportes fortes entre 11 e 1 hora da tarde .

Qual exercício você pratica?

É importante considerar o tipo de exercício ao estabelecer sua duração:

  • Exercícios suaves sem altos e baixos, de intensidade média, como caminhar ou fazer jogging que praticamos diariamente e por um longo tempo: Entre 20 minutos e uma hora
  • Exercícios de intensidade alta com um forte desgaste cardiovascular: Máxima meia hora .
  • Esportes em intervalos, nos quais Eles alternam diferentes tipos de exercícios com pausas: eles costumam definir horários. A vantagem é que em apenas 10 ou 20 minutos podemos alcançar o mesmo desempenho de uma hora.
  • Exercícios de baixa intensidade, tipo yoga, tai chi ou alongamento: Sem tempo máximo . Exercícios de tonificação com peso: Neste caso, se praticá-los diariamente, teremos que trabalhar músculos diferentes todos os dias. Caso contrário, nos custará mais para tonificar ou obter volume. Podemos fazer uma rotina de 5 exercícios diários e trabalhar os diferentes grupos musculares duas vezes por semana.
 exercício diariamente

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Conselhos práticos

Ao se exercitar diariamente, tenha em mente estas dicas:

  • Não se esqueça de que é essencial sempre alongar antes e depois de cada sessão. Isso é feito tanto para melhorar a flexibilidade eo tônus ​​dos músculos quanto para prevenir lesões.
  • Você deve se manter hidratado durante toda a prática e também ao longo do dia.
  • Tente combinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos
  • É essencial respirar corretamente durante a prática. Devemos sempre inspirar no momento em que não forçamos
  • Não faça exercício imediatamente depois de comer. Você deve fazer a digestão antes de começar a se mover
  • É altamente recomendado que você tome uma boa quantidade de proteína (vegetal ou animal) meia hora depois de praticar esportes.

Finalmente, tenha em mente que o exercício contribui energia e também nos relaxa . Qualquer hora do dia é ideal para desfrutar de uma sessão de esportes.

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