A geração de radicais livres é um processo natural de envelhecimento do nosso corpo. Mas o consumo de antioxidantes, os fornecidos por vários alimentos naturais, inibe as reações que causam oxidação celular, uma vez que esses compostos se oxidam.

O estresse oxidativo pode causar uma série de doenças e os antioxidantes têm propriedades para evitá-los e retardar o envelhecimento da pele, entre outras virtudes. Esses antioxidantes são absorvidos principalmente pelos alimentos de nossa dieta diária.

Quantos antioxidantes nosso corpo precisa?

Vitaminas A, C e E, carotenóides, oligoelementos selênio e zinco, além de alguns fitoquímicos, como fitoestrogênios, polifenóis ou sulfetos, são os antioxidantes mais conhecidos e devem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada.

Às vezes, o corpo gera antioxidantes na forma de enzimas, mas em quantidades insuficientes. Portanto, é essencial escolhermos ingredientes e produtos que os contenham particularmente de alimentos frescos ou também chamados de alimentos vivos ou crus.

Alimentos com uma alta porcentagem de antioxidantes

Antioxidantes são encontrados em muitos alimentos , como azeitona, alho, arroz integral, café, couve-flor, brócolis, berinjela, salsa, cebola, frutas cítricas, tomate, chá, alecrim e muitos outros alimentos. Mas existem algumas frutas e legumes que fornecem uma grande quantidade de antioxidantes. São eles:

Mirtilos

O mirtilo é extremamente rico em vitaminas A, C e E, que beneficiam as células da pele e impedem a calcificação vascular. Eles contêm muitos polifenóis e se tornam poderosos antioxidantes especialmente pigmentos antocianinas que se mostraram eficazes contra os radicais livres.

Nozes

As nozes contêm muita vitamina E, um dos antioxidantes mais poderosos . Um pequeno punhado de nozes por dia ajuda a reduzir o estresse oxidativo com muita eficácia . Essas virtudes nutricionais também incluem óleos derivados de frutas secas, como óleo de noz ou óleo de linhaça.

Vinho tinto

As uvas pretas contêm polifenóis, especialmente antocianinas, em quantidades que excedem o poder antioxidante de mirtilos . Ele também contém fisetina, que, entre seus vários benefícios, fortalece as funções da memória de longo prazo.

Citrus

As frutas cítricas contêm vitamina C abundante e flavonóides, que pertencem aos fitoquímicos. O consumo de sucos cítricos é recomendado desde que sejam bebidos imediatamente após a sua fabricação, para não perder seu efeito antioxidante.

Milho

Milho contém uma grande quantidade de vitamina E e um poderoso antioxidante que não é muito popular. No entanto, nos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram recentemente que a pipoca contém mais antioxidantes do que algumas frutas e vegetais.

Cebola

Cebola e alho pertencem à família Allium e contêm uma quantidade particularmente alta de flavonóides e antioxidantes. O consumo regular de cebola reduz o risco de câncer e protege contra ataques cardíacos.

Brócolis

Este vegetal oferece vários benefícios à saúde. O brócolis contém ácido fólico, ferro, vitamina C, potássio, cálcio e beta-caroteno. Seus componentes são muito sensíveis, portanto, para preservar suas propriedades antioxidantes, ele deve ser cozido no vapor ou comido cru.

Abacate de todos os legumes e frutas, aquele com maior teor de gordura, mas são ácidos graxos poliinsaturados, gordura benéfica para a saúde cardiovascular. Além disso, o abacate é um ótimo antioxidante, pois contém vitamina E e muita água, o que ajuda a eliminar toxinas.

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