Quercetina é encontrado em uma ampla variedade de alimentos. Algumas das mais notáveis ​​incluem cebolas, maçãs e frutas vermelhas. Mostramos tudo o que você precisa saber sobre este pigmento natural.

Última atualização: 24 de setembro de 2021

A quercetina é um flavonóide, ou seja, um pigmento natural que pode ser encontrado em frutas, vegetais, grãos, chá e vinho . Da mesma forma, há evidências científicas que sugerem que esses compostos são capazes de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e neurodegenerativas.

Outro benefício atribuído aos flavonóides é que eles agem como antioxidantes. Agora, embora seja considerado seguro, exceder a dose dos suplementos pode causar dores de cabeça, problemas de estômago e formigamento. Descubra o que você precisa saber sobre isso abaixo:

Possíveis benefícios da quercetina

A quercetina também se destaca como o flavonóide mais abundante na dieta . Vamos ver em detalhes como ele pode beneficiar a saúde.

1. Diminuir a inflamação

Uma investigação publicada em The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que a quercetina pode reduzir os marcadores de inflamação como o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) e interleucina-6 ( IL-6).

Da mesma forma, um estudo em mulheres com artrite reumatóide descobriu que tomar 500 miligramas desta substância é capaz de reduzir a rigidez e a dor matinal associadas à doença. Além disso, foi demonstrado que os pacientes apresentam marcadores de inflamação reduzidos.

No entanto, por mais promissores que esses resultados sejam, mais pesquisas sobre suas propriedades antiinflamatórias ainda são necessárias.



2. Aliviar a alergia

A quercetina demonstrou inibir as enzimas que causam inflamação e eliminar substâncias que causam sintomas alérgicos, como a histamina. Da mesma forma, um estudo em roedores mostrou que tomar suplementos deste flavonóide pode prevenir a ocorrência de uma reação anafilática.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar se este pigmento natural pode ter os mesmos efeitos em humanos.

A quercetina reduziria a concentração de histamina no corpo, o que ajudaria com os sintomas alérgicos.

3. Luta contra o câncer

Há evidências científicas ligando as propriedades antioxidantes da quercetina com sua capacidade de combater o câncer. Além disso, pesquisas em tubos de ensaio e roedores descobriram que o flavonóide afeta o crescimento e mata células cancerosas da próstata .

Finalmente, outro estudo em tubos de ensaio e ratos mostrou resultados semelhantes em células cancerosas de fígado, pulmão, mama, ovário e cólon. No entanto, estudos em humanos ainda são necessários e este composto não pode ser considerado uma abordagem de primeira linha em condições de câncer.

4. Reduzir o risco de desenvolver doenças cerebrais

De acordo com a pesquisa publicada em Oxidative Medicine and Cellular Longevity as propriedades antioxidantes deste pigmento podem prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Um estudo em roedores com Alzheimer mostrou que receber injeções de quercetina a cada 2 dias durante 3 meses reduziu vários marcadores da doença . Da mesma forma, os ratos tiveram melhor desempenho nos testes de aprendizagem aos quais foram submetidos.

Da mesma forma, outro estudo em ratos com Alzheimer mostrou que uma dieta rica neste flavonóide é capaz de diminuir os marcadores de doença e melhorar a função cerebral . No entanto, deve-se levar em consideração que esses efeitos ocorreram no estágio intermediário inicial do transtorno; na fase intermediária não houve resposta ou foi muito branda.

Finalmente, há evidências científicas de que o café, graças ao seu conteúdo de quercetina, pode reduzir as chances de sofrer dessa patologia. No entanto, ainda são necessários mais estudos a esse respeito.

5. Redução da pressão arterial

De acordo com um estudo publicado em The Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics este flavonóide tem a capacidade de relaxar os vasos sanguíneos, o que reduz a pressão arterial. Da mesma forma, um estudo em ratos hipertensos descobriu que a ingestão diária de quercetina por 5 semanas reduziu a pressão arterial sistólica em 18% e a pressão arterial diastólica em 23% .

Finalmente, uma revisão de estudos em humanos descobriu que tomar mais de 500 miligramas por dia reduzem a pressão arterial sistólica e diastólica. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para certificar esses efeitos.

Outros benefícios possíveis

O flavonóide também está associado a outros benefícios:

  • Combate ao envelhecimento: há evidências científicas de que este pigmento natural pode suprimir o envelhecimento células, bem como diminuem os marcadores de envelhecimento.
  • Melhorar o desempenho atlético: de acordo com uma revisão de estudos publicados em Medicine and Science in Sports and Exercise a ingestão de quercetina está ligada a aumento da resistência ao praticar esportes.
  • Controle dos níveis de açúcar no sangue: este flavonóide demonstrou ser capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue e, assim, prevenir complicações do diabetes.

Onde encontrar a quercetina?

Como mencionamos, a quercetina pode ser encontrada em um grande número de alimentos:

  • Cebolas (vermelhas e brancas ncas).
  • Maçãs (vermelhas).
  • Bagas (mirtilos, framboesas).
  • Chá (verde e preto).
  • Pimentas (amarelas e verdes).
  • Tomates.
  • Uvas (vermelho).
  • Brócolis e couve.

Claro, a concentração da substância depende de como o alimento foi cultivado . Um exemplo disso são os tomates orgânicos, que têm 79% mais quercetina do que os convencionais. Embora essa diferença não tenha sido observada em pimentões.

Os tomates orgânicos têm uma concentração mais alta de quercetina do que outros.

Suplementos

Além de estar presente em uma grande variedade de alimentos, a quercetina também pode ser consumido na forma de suplemento . Pode ser em pó ou cápsulas e as doses diárias variam entre 500 e 1000 miligramas.

No entanto, deve-se levar em consideração que o corpo não absorve bem esse pigmento, por isso os fabricantes de suplementos tendem a combiná-lo com outros produtos químicos, como a vitamina C.

Segurança e efeitos colaterais

Presente em frutas, vegetais e grãos, a quercetina é considerada segura para consumo. Mesmo os suplementos têm muito pouco risco, uma vez que a ingestão de mais de 1000 miligramas causa dores de cabeça, problemas de estômago e formigamento em casos raros.

Além disso, a quercetina nos alimentos é considerada segura para grávidas e lactantes. No entanto, os suplementos devem ser evitados nestes grupos populacionais devido à falta de estudos corroborantes.



Quercetina: um pigmento natural com grande potencial

A quercetina é um flavonóide que se destaca pelas diferentes formas naqueles que podem contribuir para a saúde . Desde a redução da inflamação, pressão arterial e o risco de desenvolver doenças degenerativas até o alívio dos sintomas de alergia.

Também tem poucos efeitos colaterais. Na verdade, é naturalmente seguro consumir. O único risco que existe está nos suplementos.

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