A anemia ferropriva ou anemia por deficiência de ferro é caracterizada por uma deficiência na qualidade e quantidade de hemoglobina, uma molécula encontrada nos glóbulos vermelhos. A hemoglobina é importante porque transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo.

Quando a hemoglobina não consegue transportar oxigênio para os tecidos do corpo, o corpo desenvolve anemia. Esta desordem é, portanto, uma anomalia no hemograma, uma falta de glóbulos vermelhos que causa um transporte deficiente de oxigênio pelo sangue .

Entre os sintomas que uma pessoa anêmica pode experimentar, encontramos :

  • fadiga crônica, letargia
  • geral mal-estar
  • insônia
  • tontura
  • palidez, falta de ar
  • perda de regularidade do ciclo menstrual
  • ritmo cardíaco incomum ou palpitações

Se a anemia é diagnosticada e tratada rapidamente, não há consequências . Por outro lado, se não for revelada, pode agravar a situação de um paciente cardíaco ou de um com insuficiência respiratória.

Além disso, você deve sempre consultar com o médico antes de tomar suplementos de ferro. A ingestão excessiva de ferro pode ser prejudicial

Recomendações para a anemia do ferro

Aqui estão algumas dicas que você pode tomar para superar qualquer situação de anemia ferropriva. Tome nota!

1. Inclua ferro em sua dieta

A suplementação de sua dieta com fontes de ferro ajudará a reduzir a anemia.

A primeira de nossas dicas para prevenir e corrigir a anemia O ferro deve incluir este mineral em sua dieta. Tenha em mente que o ferro é necessário para a produção de hemoglobina. Na maioria dos casos, a deficiência de ferro pode ser causada pela ingestão insuficiente de alimentos ricos nesse mineral.

Esse problema é mais pronunciado em crianças e mulheres jovens: além do período menstrual, também dietas extremo e até mesmo vegetariano pode favorecer a falta de ferro. O ferro que é mais facilmente absorvido é encontrado em carnes, aves e peixes . Outros alimentos, como legumes, frutas, cereais, ovos e nozes também contêm ferro, mas ele é absorvido em menor proporção.

Por outro lado, recomendamos não tomar ferro na forma de suplementos se o médico considerar que você não precisa disso . Tomadas em altas doses, suplementos de ferro causam constipação e fezes negras. Por sua vez, suplementos desnecessários de ferro podem disfarçar um problema sério, como o sangramento do sistema digestivo.

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2. Limitar o consumo de álcool

Em segundo lugar, você deve saber que alcoolismo e anemia estão relacionados em algumas pessoas, já que em alguns casos vem de má nutrição. Ao consumir álcool, o fígado deve trabalhar para eliminá-lo e, além disso, este órgão é responsável por fornecer ferro para o resto do corpo.

Portanto, o consumo de álcool pode agravar os sintomas do álcool. anemia ferropriva Portanto, um consumo moderado é recomendado, uma vez que o consumo excessivo de álcool pode levar à deficiência de ferro.

Além disso, devemos levar em conta que as pessoas que consomem quantidades excessivas de álcool tendem a ter glóbulos vermelhos defeituosos; estes são destruídos antes do final de seu ciclo natural de vida.

Alimentos ricos em folato

O folato, uma vitamina B, acelera a divisão dos glóbulos vermelhos e, portanto, promove o transporte de oxigênio . A esse respeito, recomenda-se que as pessoas com anemia incluam alimentos ricos em folato em sua dieta.

Entre os alimentos ricos em folato estão frutas cítricas, vegetais de folhas verdes, nozes, sementes e legumes. No entanto, tenha em mente que o folato que eles contêm é sensível ao calor. Portanto, evite cozinhar demais e opte por métodos de cozimento, como vapor ou forno .

4. Consumir vitamina C

 Alimentos ricos em vitamina C.
A vitamina C aumenta a absorção de ferro se vier de origem vegetal.

Para melhorar a ingestão de ferro de origem vegetal, é essencial envolver a ingestão de ferro. vitamina C. Esta vitamina melhora a absorção de ferro não heme das plantas.

Lembre-se de consumir regularmente, por exemplo, uma laranja ou um suco de limão para obter vitamina C. Além disso, outras frutas que contêm grandes quantidades de vitamina C são toranja ou kiwis

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5. Limites de chá e café

Chá e café são ricos em taninos, substâncias vegetais que limitam a absorção de ferro . Portanto, você deve limitar seu consumo, especialmente durante as refeições. Se você estiver tomando suplementos de ferro, é importante não consumir chá ou café por várias horas antes e depois de tomar os suplementos. Além disso, eles não devem ser tomados no final de uma refeição, mas à tarde ou de manhã cedo.

Finalmente, nos lembra que a anemia relacionada à falta de ferro é a mais comum . Isso significa que a ingestão de alimentos com ferro é insuficiente ou não compensa as perdas relacionadas a sangramento agudo ou crônico. Tenha em mente que, para restaurar o equilíbrio certo de glóbulos vermelhos, é necessário avaliar a origem do problema.

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