Faça você quer melhorar seu desempenho no futebol, mas não sabe como? Ensinamos três coisas simples que você pode fazer para chegar lá.

Última atualização: 21 de julho de 2021

O desempenho esportivo não depende apenas de quanto você treina no campo. Para que sua atitude física esteja de acordo com as exigências do futebol você deve incluir uma série de mudanças em sua rotina . Poucos jogadores dão importância ao que fazem após o treino. É por isso que hoje lhe mostramos algumas recomendações para melhorar o seu rendimento no futebol.

Quer se dedique ao jogo amador ou profissional, a série de dicas que lhe mostramos vão ajudar a melhorar a sua atitude e aptidão de uma forma cada vez mais significativa você pisa na grama. Aplique-os permanentemente e não demorará muito para começar a notar seus benefícios.

Recomendações nutricionais para melhorar seu desempenho no futebol

Como em qualquer esporte ou disciplina, a nutrição é uma parte central para atingir objetivos e progresso. Você não chegará a lugar nenhum se o negligenciar. Apesar disso, a maioria dos jogadores não mantém uma dieta especial ao nível de suas demandas .

Falta de conhecimento, falta de interesse ou subestimação de sua importância são algumas das razões pelas quais muitos não mantêm uma regime saudável. Mas isto não é tudo; mitos que escondem meias verdades também são comuns. Por exemplo, aumentar a ingestão de proteínas é suficiente para a recuperação muscular.

A nutrição desempenha um papel importante em qualquer atleta, incluindo jogadores de futebol.


Aumenta a ingestão de carboidratos

Um estudo publicado em

Journal of Science in Sports e Exercício em 2019 indica que dietas ricas em carboidratos atrasam o início da fadiga no campo, melhoram o desempenho no futebol, otimizam o glicogênio muscular e reduzem a exaustão líquida de glicogênio.

Pense em carboidratos como gasolina em um veículo . Quanto maior for a reserva no tanque (neste caso, armazenado na forma de glicogênio nos músculos), maior será a distância que ele pode percorrer. Se for escasso, não demorará muito para que pare.

Inclua proteínas em sua dieta

Como um suplemento a outros grupos de alimentos e não como a única opção no prato, a proteína é necessária. Uma pesquisa publicada no Journal of Novel Physiotherapies em 2013 sugere que a combinação de carboidratos e proteínas em uma dieta pode aumentar a resistência ao final do jogo em até 43% .

As proporções variam de acordo com sua idade, peso e altura, embora as evidências indiquem que resultados muito bons podem ser obtidos com uma ingestão diária de 55-60% de carboidratos, 25-30% de lipídios e 12-15% de proteínas.



Beba bastante fluidos

Os pesquisadores apontam que a perda de fluido após uma sessão ou jogo é equivalente a 1,7% da massa corporal . Claro que você deve se preocupar com a hidratação antes e durante o jogo, mas na prática muitos se esquecem de fazê-lo depois.

A ingestão de água o beneficia de várias maneiras: ajuda a repor seus níveis de sódio, favorece a recuperação muscular, você regula seu temperatura corporal e reduzir as chances de cólicas.

Além disso, outras recomendações que você pode levar em consideração no nível nutricional são as seguintes:

  • Evite alimentos processados.
  • Tente cozinhar sua própria comida. [19659025] Evite comer as três horas antes do jogo.
  • Opte por porções pequenas ao longo do dia em vez de duas ou três grandes.

Coloque isso em prática e você notará como seu desempenho melhora em apenas algumas semanas. Se você deseja saber como é a dieta de um jogador de elite, nós o convidamos a ler o regime nutricional de Lewandowski. Em qualquer caso, sugerimos que você procure um especialista em nutrição para elaborar um plano personalizado .

Condicionamento físico para melhorar seu desempenho no futebol

Não vamos revisar nesta seção o que você deve fazer durante o treinamento, pois é algo que você já estudou bem. No entanto, você pode incluir uma série de hábitos para aprimorá-lo .

Estabeleça metas realistas

Se você realmente deseja melhorar sua técnica, velocidade, mudança de ritmo, definição e outras características de seu jogo , você deve propor metas destinadas a trabalhar nele . Do contrário, nunca será capaz de perceber melhorias.

O que você deve fazer é sentar e meditar sobre as circunstâncias de seu desempenho que deseja melhorar. Anote-os e estabeleça metas realistas de curto, médio e longo prazo. Com a ajuda de seu treinador ou por conta própria, elabore um plano elaborado para trabalhar nessas metas semanalmente.

Avalie os resultados

Depois de aplicar o acima exposto, e no devido tempo, sente-se e avalie os resultados. Por exemplo: quanto melhorou sua velocidade em comparação com um, dois ou três meses atrás? Use dados objetivos, como o tempo que você percorreu em uma certa distância no campo. Sem avaliar objetivamente os resultados, você não sabe quanto progresso fez.

Se a melhoria não estiver de acordo com seus objetivos, pode acontecer que estes sejam muito ambiciosos ou que seu plano de treinamento não está funcionando. Se este for o último caso, também significa que você não está colocando o esforço que deveria.

Faça o treinamento de força

O treinamento de força é uma parte essencial de qualquer rotina de treinamento no campo. Porém, de todas as recomendações para melhorar seu desempenho no futebol, esta é uma das mais subestimadas. A razão? Muitos jogadores de futebol não gostam de treinamento de força .

Existem dezenas de estudos e pesquisas que apóiam o uso de treinamento desse tipo para aumentar a força em jogadores de futebol. Os benefícios são recebidos em todos os níveis, portanto, deve ser parte integrante de sua rotina semanal.

Embora não seja o que você mais gosta, o treinamento de força é necessário para melhorar no futebol.

Estilo de vida e mentalidade para melhorar seu desempenho no futebol

Como um complemento ao acima, existem várias questões que você pode incluir em seu estilo de vida para melhorar seu desempenho no futebol. O mais importante de tudo é a disciplina . Mesmo que você tenha talento, ele será inútil se não o treinar.

Pense que a carreira de grandes promessas no esporte foi arruinada por falta de disciplina. O de outros, por outro lado, rumou ao Olimpo da glória porque fez parte dos atletas desde a juventude.

Algumas diretrizes simples incluem o seguinte:

  • Respeite as horas de descanso noite.
  • Evite o consumo de tabaco, álcool e drogas recreativas.
  • Faça massagens regulares para melhorar a recuperação muscular.
  • Passe um tempo livre para limpar sua mente do tribunais.
  • Compartilhe com seus colegas de equipe para garantir a segurança e a proximidade.
  • Detecte erros de grupo que podem ser melhorados. O futebol é um esporte coletivo, não individual .
  • Assista a gravações de como seus jogadores favoritos treinam ou jogam para imitá-los.

Divirta-se com paixão . O esforço vale pouco se não houver. Se você se sente entusiasmado com o futebol, não custará nada implementar todos esses hábitos que o tornarão um jogador melhor.

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