Hipertrofia significa um aumento no tamanho ou forma de um órgão. No corpo existem muitos casos de hipertrofia normal, como o crescimento dos músculos em atletas ou do útero em mulheres grávidas. No caso de doença ou perda de tecido, o órgão pode voltar a crescer ou aumentar sua massa para neutralizar essa falta. Na realidade, nosso corpo tem a capacidade de regenerar seus tecidos portanto, é necessário diferenciar esta situação normal de hipertrofia compensatória

. Diferença entre regeneração e hipertrofia compensatória

A regeneração é um processo pelos quais os tecidos ou órgãos são substituídos ou reparados. A medicina regenerativa estuda o tratamento de lesões e doenças por meio da regeneração celular especialmente para mitigar o processo de envelhecimento. Alguns processos regenerativos naturais são a formação de cicatrizes, a formação de novos cabelos e pele ou a cura de ossos quebrados. Alguns animais podem até substituir membros inteiros.

Mecanismos de recuperação

As células-tronco são usadas na medicina regenerativa, que são células que podem se especializar e se renovar para manter ou regenerar tecidos. Desta forma, a regeneração tenta recuperar a massa e a função perdidas e isso pode ocorrer por meio de dois mecanismos: hiperplasia e hipertrofia.

  • Ocorre quando células residuais de um tecido proliferam até que o valor inicial seja alcançado. Este processo também é denominado regeneração verdadeira. É o caso da regeneração da pele, membranas mucosas, fígado ou rim.
  • As células existentes aumentam de tamanho até atingirem uma massa equivalente à perda ou há um aumento do trabalho dos órgãos existentes para compensar a falta de outros. Se o órgão aumenta de tamanho, é denominado hipertrofia reparativa. Este caso é encontrado em neurônios e tecido muscular. Se, por outro lado, aumentar em tamanho e funcionar, é hipertrofia compensatória.

Em resumo:

  • Hiperplasia e hipertrofia são mecanismos de regeneração.
  • A regeneração pode ser reparadora ou compensatória.
  • Hiperplasia ocorre quando o número de células aumenta.
  • A hipertrofia é, em vez disso, o aumento no tamanho das células existentes.

Exercício e hipertrofia compensatória  Exercício físico intenso

Quando realiza treinamento de força, ocorre um espessamento das fibras musculares como um mecanismo de adaptação ao esforço. Vários exercícios para perder peso baseiam-se na redução da gordura corporal e no aumento da massa muscular. O corpo tenta queimar a gordura acumulada na forma de adipócitos ou triglicérides, em vez de usar o glicogênio acumulado nos músculos.

Antes de continuar, lembremos que os músculos são compostos de dois tipos de fibras:

  • Vermelho: ou tipo 1, contração lenta. Alta resistência aeróbia. Eles produzem energia. São usados ​​em especialidades como maratona e proporcionam maior resistência.
  • Branco: ou tipo 2, contração rápida. Eles são usados ​​para energia. Eles aumentam com exercícios de alta intensidade e curta duração, fornecem maior vantagem.

Consequências do treinamento

O treinamento pode produzir dois tipos de hipertrofia muscular:

  • Geral: aumenta a quantidade dos dois tipos de fibra, independentemente da porcentagem que representam no músculo.
  • Seletiva: as fibras que predominam no músculo aumentam (confirmatórias) ou aquelas com menor aumento de quantidade (hipertrofia compensatória).

Benefícios da hipertrofia muscular compensatória

O estudo da hipertrofia compensatória ao nível do músculo é importante para a medicina regenerativa. Por exemplo, um aumento de até 30% na fibra muscular após treinar duas a três vezes por semana, durante 6 meses, tem sido observado em pessoas que não haviam treinado anteriormente e de qualquer idade, mesmo até 70 anos.

O conhecimento desse mecanismo em resposta ao dano muscular também é importante, pois pode ser obtido em áreas localizadas. Portanto, este processo pode ser usado para melhorar deficiências em diferentes partes do corpo e na prevenção da sarcopenia que é precisamente a perda de massa muscular, produto do sedentarismo ou idade.

Como alcançar hipertrofia muscular compensatória

Se a ideia é aumentar a massa muscular e diminuir a gordura corporal, os exercícios que causam hipertrofia compensatória são aqueles do tipo treinamento de exercício. Esses exercícios consistem basicamente em combinar períodos muito curtos de esforço intenso com outros de recuperação. Por exemplo, girar é um desses exercícios.

Para que a hipertrofia seja eficaz, deve haver um período de reposição de energia e um período de recuperação.

  • Reabastecimento de energia: pode ser alcançado ativamente, fazendo o mesmo exercício mais suavemente ou permanecendo em repouso entre os esforços.
  • Recuperação ou restauração: en o período durante o qual os músculos desenvolvem sua resistência. É recomendado 24 a 48 horas para exercícios de força de grandes grupos musculares. Pausas muito curtas não permitem uma recuperação adequada.

Algumas recomendações

Para obter uma compensação alta, tente este programa : alterne três a quatro dias consecutivos ou até uma semana de carga de trabalho forte sem dias de descanso, com outro período igual de exercícios leves ou descanso ativo.

Em qualquer caso, antes de iniciar qualquer programa de exercícios que produza hipertrofia compensatória, consulte o seu médico. Seu corpo vai agradecer!

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