A anemia é um inimigo silencioso porque seus sintomas são difíceis de detectar . Se você se sentir cansado, frágil, ficar sem energia e viver com o sono, pode estar sofrendo desse distúrbio. Previna a anemia e lute, não é difícil se você fizer isso a tempo.

É um distúrbio do sangue comum que não apresenta riscos para a saúde se você agir prontamente. Mas se você não atacá-lo com tratamento efetivo causará sérias conseqüências . Neste contexto, a boa notícia é que a solução está em ingerir ferro suficiente. Vamos revê-lo abaixo

Decifrando a anemia

A mais comum das anemias é o tipo ferropênico, com baixos níveis de ferro no sangue.

A anemia se desenvolve quando o número de glóbulos vermelhos no sangue é baixo ou quando faltam hemoglobina, uma proteína rica em ferro. Esses glóbulos são responsáveis ​​pelo transporte de oxigênio para todos os órgãos do corpo, daí a importância de combater a anemia a tempo.

Além da fadiga e da falta de energia, há outros sintomas que o alertam para a situação. A falta de oxigênio fará você sentir:

  • Dor de cabeça e dor no peito
  • Tontura, tontura
  • Falta de ar ou falta de ar
  • Extremidades frias
  • Pele pálida.
  • Fadiga
  • Má memória

Estes sintomas geralmente passam despercebidos. Mas lembre-se que é sempre importante prestar atenção aos sinais que o corpo mostra para prevenir a anemia e corrigi-la a tempo.

Menos ferro, mais anemia

A anemia por deficiência de ferro é a mais comum . O corpo humano precisa desse nutriente para produzir glóbulos vermelhos saudáveis ​​e hemoglobina, que é o que contém oxigênio.

Portanto, é importante que a dieta inclua alimentos ricos em ferro, além do ácido fólico, vitamina B12. e proteínas. Estes nutrientes também podem ser obtidos a partir de suplementos dietéticos

Você pode estar interessado em: Anemia por deficiência de ferro: o que é e o que consiste em

Razões que podem levar a níveis baixos de ferro

  • Dieta deficiente . Você deve procurar uma dieta saudável e equilibrada que garanta o suprimento de ferro para o corpo.
  • Hemorragia ou perda de sangue . É mais comum na menstruação feminina ou durante o parto. Também no sangramento causado no trato digestivo
  • Problemas na absorção de ferro

    .

Alimentos ricos em ferro

  • Carnes vermelhas, aves, peixes e frutos do mar.
  • Lentilhas, grãos.
  • Feijão
  • Ervilhas
  • Verduras
  • Nozes
  • Cereais

Remédios para combater a anemia em casa

Existem remédios que você pode preparar em casa que são infalíveis para prevenir a anemia e corrigi-la a tempo:

  • Prepare lentilhas e adicione a cebola . Esta é uma combinação ideal porque ambos os alimentos são ricos em ferro de origem vegetal. Além disso, a cebola contém vitamina C, necessária para o ferro de origem vegetal ser absorvido.
  • Sopa de alho esta comida pode ser obtida em qualquer loja ou supermercado e é uma excelente fonte de ferro. Para preparar, refogue o alho com cebola e páprica, adicione a água e deixe ferver em fogo médio. Tome o caldo duas vezes ao dia.
  • Venha uayama . O uayama contém altos valores de ferro, além de vitamina C, potássio, magnésio e muita fibra.
  • Prepare um suco rico que combine espinafre, cenoura, agrião, nabo e rabanete . Tome-o duas vezes ao dia e asseguramos-lhe que a quantidade de glóbulos vermelhos aumentará.
  • Em um liquidificador despeje a gema de um ovo, o suco de um limão e uma colher de melaço de cana . Este suco deve ser tomado uma vez por dia, três vezes por semana.
  • Corte o talo de um aipo em dois pedaços, adicione uma xícara de leite morno. Deixe a preparação descansar por 5 ou 10 minutos e beber uma vez por dia.
  • A pêra e o damasco também trabalham para combater a anemia. Lave a pêra e extraia as sementes. Coloque os pedaços de pêra e os pedaços de damasco ou pêssego no liquidificador, adicione o leite. Misture bem e tome-a diariamente por 10 dias
  • Combine maçã com erva-cidreira . Em um litro de água fervente, adicione uma ou duas maçãs fatiadas e um punhado de folhas de erva-cidreira. Deixe a preparação descansar por 10 minutos e adicione o suco de limão. Adoçar com canela e mel. Beba por um mês.

Você pode estar interessado: Como adicionar fontes de ferro na minha dieta

Prevenir anemia

 Garrafa de sangue com a lenda
O consumo de alimentos com ferro é essencial na prevenção e correção de anemia.

Leve em conta que você deve adicionar outros alimentos com vitamina C à sua dieta semanal para facilitar a absorção de ferro, como 1 xícara de couve de bruxelas, brócolis, couve-flor, cranberries, morangos, frutas vermelhas, melão e o jogo de abacaxi

O objetivo é prevenir naturalmente o aparecimento de anemia . Ter uma boa qualidade de vida só depende de você e, se sofrer de anemia, deve atacá-la a tempo de não afetar sua rotina diária. Você já vê que combater a anemia é uma decisão que você pode tomar em casa.

Em qualquer caso, se você tiver algum tipo de dúvida, consulte um especialista na área. Ele saberá como orientá-lo da melhor maneira

Comentarios

comentarios