A respiração controlada traz processos respiratórios para nossa esfera consciente e permite observar suas características: ritmo, cadência e profundidade. Nós nos treinamos para saber como realizá-lo e modificá-lo para alcançar os objetivos que nos propusemos.

A respiração é normalmente um ato automático que o cérebro controla e modula através do tronco encefálico sem Nossa intervenção consciente. É influenciado por muitos fatores em nossa esfera emocional e psicológica. Além disso, é uma fonte de informação para o nosso sistema endócrino em relação aos hormônios do estresse secretados nas glândulas supra-renais.

As características da respiração controlada nos dão múltiplos benefícios alguns de natureza imediata. Antes de explicar como realizá-lo, revisaremos brevemente os processos respiratórios

Fisiologia da respiração

A função do sistema respiratório é dupla. Por um lado, deve levar o ar inspirado aos alvéolos pulmonares, onde o oxigênio que contém passará para o sangue e, por sua vez, coletará o produto de dióxido de carbono ou CO 2 do metabolismo celular para, através da expiração, evacuá-lo no exterior.

Esse mecanismo permite que as células convertam carboidratos, gorduras e proteínas em energia para o funcionamento adequado.

 Respiração aerobic

Subsistemas do processo respiratório

  • Sistema de condução: formado pelo nariz, nasofaringe, laringe, traquéia, brônquios principais, brônquios secundários e bronquíolos terminais. É a área através da qual a passagem do ar para os pulmões é verificada.
  • Sistema respiratório: é formado pelos sacos alveolares, a membrana alveolar e os capilares arteriais e venosos. Nesta área, a troca gasosa é realizada coletando o CO 2 e atribuindo O 2 aos capilares venosos.
  • Sistema muscular: referiu-se aos músculos que intervêm na respiração. O mais importante é o diafragma, embora os músculos intercostais e claviculares também estejam envolvidos em menor grau.

O mecanismo circulatório da respiração requer que sangue contendo dióxido de carbono CO 2 ] atinge os capilares pulmonares e isso pode ser liberado nos sacos alveolares. Quanto maior o fluxo sanguíneo, maior a troca gasosa.

Como a circulação começa a partir do ventrículo direito, menos muscular e poderosa comparada à esquerda, a maior parte do fluxo sanguíneo é direcionada para as bases dos pulmões. que, paradoxalmente, é a área com a pior ventilação e com a qual respiramos pior

Tipos de respiração

Com base na localização da respiração, podemos dividi-la em abdominal ou diafragmática, torácica ou costal e clavicular.

Respiração abdominal ou diafragmática

Nesse tipo de respiração o diafragma desce deixando espaço nas bases dos pulmões para expandir sua capacidade . É a respiração mais eficaz e ainda a menos usada.

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Respiração torácica

Na respiração torácica os exercícios da caixa torácica um freio marca um limite para a expansão central dos pulmões e, portanto, não é tão eficaz quanto o abdominal.

Respiração clavicular

É a menos efetiva. Podemos dizer que é uma respiração residual devido a que cobre a menor área dos pulmões e seu mecanismo de expansão é muito limitado.

 Abdominal breathing

Respiração controlada permite o uso completo de todos os tipos de respiração. Baseia sua funcionalidade na respiração abdominal faz uso máximo da capacidade respiratória torácica e não negligencia a respiração clavicular, apesar de sua influência limitada no processo respiratório.

continuação do que é respiração controlada, suas características e como realizá-la

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Características da respiração controlada

Respiração controlada ] nos permite estar conscientes de que estamos respirando que é a base de como fazê-lo. Portanto, podemos variar suas características e treiná-las sobre como fazê-lo. Tornamo-nos conscientes do processo respiratório e influenciamos a sua cadência, ritmo e profundidade, adaptando-o ao nosso maior benefício.

Na respiração controlada realizamos entre 8 e 12 respirações por minuto. É uma respiração calma que permite que o ar seja distribuído por todo o pulmão e facilita a troca gasosa através dos capilares.

Além desses benefícios, afeta e modula os mecanismos de ativação do estresse . através do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático.

Inconscientemente, a mente relaciona respiração rápida e superficial a um perigo que ameaça a pessoa e, portanto, desencadeia os mecanismos de estresse através da liberação de cortisol pelas glândulas supra-renais

Respirar, rápido e superficial, é o que observamos em pessoas que estão passando por doenças extremamente graves . Tem sido chamado de "unidade de terapia intensiva de respiração". Esse tipo de respiração superficial e rápida acidifica o ambiente interno e tem consequências negativas no nível físico e cerebral, dificultando o prognóstico dos pacientes.

Ao estabelecer a respiração controlada, podemos variar o padrão de frequência e profundidade ao mudar para uma respiração moderadamente profunda e lenta que é interpretada pelo nosso subconsciente como um estado de calma e paz.

 Respiração controlada

Com uma respiração moderadamente profunda e lenta, são desencadeados processos endócrinos que removem a respiração. Estresse hormônios (cortisol e adrenalina, principalmente) e estimular a produção de endorfinas e os chamados "hormônios da felicidade": dopamina e serotonina.

Como realizar a respiração controlada

Em primeiro lugar, para executar Respiração controlada adequadamente, precisaremos colocar toda nossa atenção consciente. Com a prática isso se tornará um hábito e só se tornará consciente em momentos de estresse, ansiedade, medo etc.

Técnica para realizar respiração controlada

Postura

  1. Sente-se confortavelmente com os olhos fechados
  2. Coloque a palma da mão direita sobre o abdómen e a esquerda no peito
  3. Se a postura for desconfortável, pode realizar o exercício de pé ou deitado.
 sente-se corretamente em uma cadeira

Respiração

  1. Inspire e expire pelo nariz. Se houver alguma dificuldade, isso pode ser feito pela boca, mas é menos aconselhável.
  2. Respire lentamente, tentando direcioná-lo para o abdômen, para perceber como ele se eleva com inspiração e desce com a expiração. Notaremos que a mão direita se moverá ritmicamente quando o ar entrar e sair
  3. Respiramos enquanto contamos até 3 e também o expulsamos contando até 3. No começo, requer toda a nossa atenção e pode ser um pouco difícil, mas pouco a pouco isso pode ser feito mais facilmente.
  4. Você pode contar 1 inspirando, retendo o ar e expirando.

É conveniente adaptar o ritmo da respiração para torná-lo confortável ; mais lento ou mais rápido de acordo com nossa sensação de bem-estar.

Para integrar a técnica, uma vez que praticamos várias vezes, podemos introduzir variantes. Podemos fazer os mesmos exercícios em pé sem fazer atividade ou fazer algo, fazê-lo na cama antes de dormir ou logo após acordar.

Quando já temos alguma habilidade, podemos aumentar a profundidade da respiração e a duração da respiração. faz pausa após inspiração e expiração

Alguns benefícios da respiração controlada

Física

  • Melhora o desempenho do metabolismo : aumento de energia e vitalidade.
  • Facilita a oxigenação do corpo e Acima de tudo, da mente.
  • Reduz a tensão muscular, dor em geral e enxaquecas.
  • Estimula a reconciliação do sono e reduz a fadiga.
  • Melhora o desempenho físico e funções do sistema

Mental

  • Aumenta a auto-estima e estimula a tomada de decisões.
  • Melhora a concentração e o desempenho .
  • Fortalece o equilíbrio emocional e o potencial Isso ajuda a dissipar o pensamento negativo e a ruminação.
  • Facilita o relaxamento e a reconciliação do sono .

Há também outros benefícios que afetam as dimensões emocional, espiritual e social. Podemos concluir que o conhecimento do processo respiratório e a aplicação da respiração controlada irá melhorar muitos aspectos da nossa vida e, acima de tudo, elevará nossos níveis de energia e bem-estar.

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