Todos compartilhamos uma característica comum que nos coloca em risco de câncer de mama : somos mulheres. Embora esse seja um fator de risco que não podemos mudar, existem muitos lugares em nossas vidas onde podemos tomar medidas para prevenir o câncer de mama.

 risco de câncer de mama

7 Maneiras de diminuir o risco de câncer de mama

1. Adicione mais frutas e vegetais à sua dieta

A Organização Mundial da Saúde determinou que os fatores dietéticos representam pelo menos 20% de todos os cânceres nos países em desenvolvimento e até 30% nos países ocidentais.

O consumo de alimentos ricos em gorduras, laticínios, carnes, laticínios, frituras e até certos óleos vegetais faz com que o corpo da mulher produza mais estrogênio, o que estimula o crescimento de células cancerígenas na mama e outros órgãos sensíveis aos hormônios sexuais femininos.

Mas, seguindo estas três etapas, você pode ajudar a reduzir o risco:

Coma vegetais crucíferos

vegetais crucíferos, como couve-flor, A rúcula e a couve de Bruxelas estão cheias de fitoquímicos chamados indóis e isotiocianatos, que podem ajudar a reduzir o risco de câncer de mama, diminuindo a produção de estrogênio ruim ”(16-alfa-OHE) enquanto aumenta os níveis de“ bom ”“ Estrogênio (2-OHE).

Elimine a carne ou faça “Segunda-feira sem carne”

O alto teor de gordura do Carne e produtos lácteos aumentam a produção de hormônios, aumentando o risco de cânceres relacionados a hormônios, como câncer de mama e próstata.

A carne também contém proteínas animais, gorduras saturadas e, em alguns casos, compostos cancerígenos como aminas heterocíclicas (HCA) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) formados durante o processamento ou o cozimento da carne.

Consome mais beta-caroteno

O beta-caroteno, um tipo de carotenóide e antioxidante que combate o câncer, é um pigmento Colorido encontrado em frutas e legumes alaranjadas e vermelhas. O Institute of Medicine recomenda que as mulheres consumam de 3 a 6 miligramas de beta-caroteno por dia.

O beta-caroteno inibe a oxidação e protege o corpo dos radicais livres, que podem danificar as células e causar câncer e outras doenças crônicas.

A American Heart Association sugere a obtenção de beta-caroteno (e outros antioxidantes) dos alimentos em vez de suplementos. Boas fontes alimentares de beta-caroteno incluem:

  • Cenoura
  • Batata-doce
  • Abobrinha
  • Espinafre e couve
  • Frutas como melão e damasco

Pesquisas sugerem que os níveis de beta-caroteno podem Diminuição de algumas frutas e vegetais, como ervilhas e cenouras quando congeladas.

Bagas, cerejas, couve, tomate e espinafre também são alimentos que contêm nutrientes que promovem a saúde celular e protegem a célula contra danos. [19659025] 2. Manter um peso saudável

O excesso de peso não apenas aumenta o risco de câncer de mama mas também aumenta a probabilidade de recorrência naqueles que tiveram câncer de mama. Um IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 25 aumenta seu risco de ser diagnosticado com câncer de mama.

Isso é especialmente verdadeiro após a menopausa e para mulheres que ganham peso na idade adulta. Após a menopausa, a maior parte do seu estrogênio vem do tecido adiposo.

Ter mais gordura pode aumentar sua chance de contrair câncer de mama, aumentando os níveis de estrogênio. Além disso, mulheres acima do peso tendem a ter níveis mais altos de insulina, outro hormônio. Níveis mais altos de insulina também foram associados a alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama.

Se você já tem um peso saudável, fique lá. Se você carrega quilos extras, tente perder alguns. Existem evidências de que a perda de peso pode reduzir o risco de câncer de mama.

A perda de até uma pequena quantidade de peso, por exemplo, 20 gramas por semana, também pode ter outros benefícios à saúde e é um bom ponto de partida.

3. Exercício

Novos estudos descobriram que o aumento do exercício para reduzir a gordura corporal pode diminuir o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. A gordura corporal foi associada a um risco aumentado de câncer de mama na pós-menopausa.

Antes de iniciar um programa de exercícios, é importante conversar com seu médico para determinar as limitações que você pode ter em relação ao exercício.

O exercício aeróbico ajuda a melhorar a função cardíaca e pulmonar. Caminhar, nadar, correr, andar de bicicleta, dançar e caminhar são apenas alguns exemplos de exercícios aeróbicos. Os benefícios do exercício aeróbico incluem:

  • Menor colesterol e pressão arterial
  • Maior resistência
  • Menor frequência cardíaca em repouso
  • Perda ou manutenção de peso
  • Alívio do estresse
  • Melhor sonho

Construir uma rotina leva tempo. Incorpore lentamente o exercício à sua rotina semanal, começando com uma quantia razoável na qual você pode construir. Eventualmente, você poderá incorporar algum tipo de atividade física todos os dias.

Exercite-se por 45-60 minutos por dia, durante pelo menos 5 dias por semana.

4. Limitar bebidas alcoólicas

Beber diariamente pode aumentar o risco de desenvolver câncer de mama, embora você ainda não desista desse copo de vinho durante o jantar.

O vínculo entre consumo de álcool e aumento O risco de câncer de mama é um pouco mais claro, graças a um estudo recente do World Cancer Research Fund e Instituto Americano de Pesquisa do Câncer .

Pesquisa publicada em 2017, ele descobriu que beber uma média de 10 gramas de álcool por dia pode causar:

  • Um risco 5% maior de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa
  • Um aumento de 9% nas mulheres na pós-menopausa

5 . Reduz a sua exposição ao estrogênio

Os hormônios causam muitos casos de câncer de mama. A exposição prolongada ao hormônio estrogênio é um importante fator de risco. Aqui estão algumas coisas que ajudarão a evitar a exposição excessiva ao estrogênio e a reduzir substancialmente o risco de câncer de mama .

Como a gordura corporal desempenha um papel importante na produção de estrogênio, mantenha peso saudável através de dieta e atividade física.

Beba com moderação, se o fizer. O álcool pode interferir na ação do estrogênio no organismo.

Considere cuidadosamente a terapia de reposição hormonal e as opções de contracepção oral. Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios desses medicamentos.

Reduza sua exposição a produtos químicos desreguladores endócrinos encontrados em muitos alimentos, itens de embalagem e produtos de consumo.

Os desreguladores endócrinos mexem com nossos hormonas Muitos deles podem imitar ou interferir com o estrogênio no corpo e foram encontrados para causar tumores de mama em estudos com animais.

6. Parar de fumar

O tabagismo é um fator de risco confirmado para muitos tipos de câncer. Pesquisas recentes no ano passado (2012) confirmaram que o tabagismo é um fator de risco que contribui para o desenvolvimento de câncer de mama.

Além disso, o fumo passivo (fumante passivo) também é um fator de risco. fator de risco para câncer. Portanto, se você é fumante, ajude-se de maneira significativa e participe de um programa de cessação do tabagismo para ajudá-lo a fazê-lo.

No dia em que você parar de fumar, a cura poderá começar e toda semana você estará livre de fumo, Você recebe mais e mais vantagens para uma vida mais saudável. O fumo também contribui diretamente para doenças cardíacas e pulmonares.

Cure o intestino

Tanto o trato digestivo quanto a saúde do fígado são importantes para a saúde da mama. O fígado processa o excesso de estrogênio e o remove do corpo através do intestino.

Comer alimentos ricos em fibras, tomar probióticos e curar o intestino com vazamento ou infecções permitirá que seu intestino elimine toxinas, hormônios e resíduos, protegendo seu organismo. corpo e permitindo que você obtenha o máximo de nutrientes da sua comida.

E não se esqueça

Verifique seus seios mensalmente: um auto-exame mensal pode ajudá-lo a se familiarizar com seus seios, o que é importante para detectar mudanças precoces em seu corpo. tecido mamário.

Muitas mulheres visitam seu médico apenas para exames clínicos de mama a cada 1 a 3 anos, o que torna os auto-exames muito mais importantes.

Exame rotineiro de seus próprios seios enquanto você trabalha Com um profissional de saúde, pode ser uma ferramenta eficaz na detecção precoce.

Comentarios

comentarios