Conhecida como romanesco couve, romanesco brócolis, ou torre brotos, simplesmente romanesco, é um vegetal agradável com um desenho característico fractal ou padrão geométrico que se auto-reproduz em uma espiral de proporção de ouro. [19659003Pode-severcadavezmaispresenteemalgunsmercadosemboraaindanãosejatãoconhecidocomooutroslegumescomoacouve-floreobrócolis(19459007)Emgeraloromanescotemcadavezmaisaceitaçãoalémdesuabelezadevidoaoseusabormaissuaveelevementeadocicadodoquenacouve-florbrancamasprincipalmenteporque enfatiza os benefícios nutricionais e como é saciante e contribui poucas calorias é muito consumido especialmente em dietas para perder peso .

O romanesco é principalmente fresco durante o outono e inverno, sendo um vegetal sazonal dos meses mais frios. Tem um período de colheita mais curto do que o resto das couves-flores desde a pré-inflorescência, devido à incidência direta da radiação solar, tende a se abrir e adquirir tons avermelhados.

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Neste artigo vamos descobrir quais são os nutrientes do romanesco, quais propriedades benéficas ele tem, como é melhor cozinhá-lo para aproveitar os benefícios e as contra-indicações do consumo romanesco.

. 19659008] Valor nutricional de Romanesco

É um vegetal de baixo poder calórico, muito rico em fibras e vitaminas A, do grupo B e C. Ele pode ser comido cru ou cozido, considerando que o valor nutricional pode mudar como resultado de cozinhar ou da maneira em que é preparado.

Para cada 100 gramas o romanesco tem aproximadamente:

Proteínas: 2,48 g; Lípidos: 0,34 g; Carboidratos: 4,55 gr; Carboidratos: 5,4 gr; Cálcio: 22 mgr; Fósforo: 72 mg; Ferro 1,1 mgr; Vitamina A: 90 UI; Vitamina B1: 110 mg; Vitamina B2: 100 mg; Vitamina C: 69 mg; Potássio: 395 mg; Magnésio: 72 mg. A contribuição da fibra é de 2 gramas

O Romanesco tem um valor energético de apenas 32 calorias

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Alguns valores são muito semelhantes a couve-flor e brócolis, embora se destaque em uma proporção maior de alguns nutrientes como cálcio, ferro e magnésio, que o transforma em um vegetal altamente aconselhável como complemento aos anteriores.

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10 benefícios do consumo de vegetais. romanesco

As duas principais propriedades do romanesco são:

  1. Antioxidante : Os elementos fotoquímicos de sua composição, como beta-caroteno, indóis e isotiocianato, o tornam recomendável para a prevenção de doenças degenerativas ] e para a estimulação do sistema imunológico. Esta característica também promove a formação de enzimas que eliminam toxinas.
  2. Emagrecimento : O que o torna um elemento chave nas dietas de emagrecimento é o seu baixo valor energético e propriedades diuréticas, em comparação com a grande ingestão de vitaminas. e minerais que este vegetal possui.

Na mesma linha, o poder antioxidante e as contribuições nutricionais com baixo poder calórico, fazem dele um alimento que contribui para:

  1. Fortalecer o sistema imunológico pela ação de folatos que participam na formação de anticorpos do sistema imunológico.
  2. Facilitam a eliminação de resíduos e evitam a retenção de líquido já que mais de 90% do romanesco é água.
  3. Favorece o trânsito intestinal, com a contribuição de fibras e as vitaminas do grupo B que colabora na operação do sistema digestivo .
  4. Melhorar a aparência da pele com a contribuição Entre outras, as vitaminas do grupo B, relacionadas à produção de anticorpos e hemácias, bem como a produção de energia e manutenção do tecido epitelial das mucosas e o bom estado da pele. [19659022Manterníveisestáveis​​deaçúcarnosangue(glicemia)
  5. Prevenir a osteoporose e melhorar a saúde óssea pela ação do ácido fólico ou B9 envolvido na formação de colágeno, ossos, dentes e glóbulos vermelhos, favorecendo a absorção de ferro.
  6. Melhorar as capacidades cognitivas (entre as quais a memória, a aprendizagem ou a linguagem) e prevenir a sua deterioração. A ingestão de vitaminas é importante para metabolizar os carboidratos, portanto, o baixo conteúdo destes no romanesco contribui para melhorar o metabolismo e evitar alterações neurológicas e psíquicas (como fadiga, perda de concentração, irritabilidade ou depressão). [19659022] Contribui para prevenir o câncer.

Neste último aspecto, é importante notar que Romanesco, assim como outros vegetais crucíferos do gênero Brassica são os únicos que contêm glucosinolatos (tioglucosídeos, beta-thioglucosides e N-hydroxy sulfates), que são de grande interesse para a prevenção de dano celular mediada por diferentes agentes carcinogênicos

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Esses componentes, quando metabolizados pela enzima mirosianase, dão origem à formação de indóis e isotiocianatos, capazes de modular as atividades enzimáticas dos biotrans. formação de agentes xenobióticos que ajudam a prevenir a formação de substâncias carcinogênicas e impedem que elas atinjam as células-chave.

Muitas plantas contêm essas substâncias, no entanto, verificou-se que romanesco contém até trinta tipos desses agentes bloqueadores.

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<h3 style=Diferentes maneiras de consumi-lo

Qual é a melhor maneira de comer romanesco para conservar o máximo de suas propriedades? Recomenda-se consumi-lo cru, pois o cozimento poderia paralisar a formação de isotiocianatos e a perda de nutrientes. Para isso, é importante que o romanesco seja cultivado organicamente para evitar a ingestão de resíduos de pesticidas.

A primeira coisa é lavá-lo e separar os galhos. Tanto crus quanto cozidos no vapor ou, em última instância, cozidos (porque perde mais nutrientes), podem ser adicionados a saladas e refogados com legumes, arroz e outros vegetais.

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Se você for cozinhar, o ideal é cozinhá-lo por no máximo 5 minutos e, para evitar que continue a cozinhá-lo, passe-o imediatamente por água gelada.

Há também muitas receitas para incluí-lo em ] receitas como gratinados, sopas ou cremes, como é feito com brócolis e couve-flor. No entanto, algumas pessoas preferem-lo como parte da decoração aproveitando a beleza do seu design natural.

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Contra-indicações do romanesco

Pessoas que sofrem de hipotireoidismo deve consumi-los com cautela. Isso ocorre porque componentes crucíferos, como isotiocianatos, competem no corpo pelo iodo. Nesse sentido, é preferível consumi-los cozidos e apenas algumas vezes por semana, tomando também uma boa ingestão de alimentos com iodo e controlando a interação com medicamentos.

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Para pessoas que estão tomando medicação anticoagulante também é aconselhável considerar as interações, uma vez que os indóis podem aumentar o metabolismo hepático.

Finalmente, nenhum alimento atua apenas especialmente o organismo, porque é importante fazer uma dieta rica em alimentos de origem vegetal, sazonal e orgânica para obter os melhores benefícios de cada um deles e manter uma boa saúde.

Consultado

  • "Romanesco. Primeiros estudos sobre seu comportamento agronômico na costa mediterrânea de Valência ". J. Maroto, S. López-Galarza, J. Alagarda, B. Pascual, A. San Bautista, A. Bardisi e M. S. Bono. Cadeira de Horticultura e Culturas Herbáceas. Universidade politécnica de Valência. 1994.
  • "O cultivo de" Romanesco ". Uma possibilidade produtiva na horticultura valenciana ", J. V. Maroto Borrego. Universidade politécnica de Valência. 1996
  • "No inverno é saudável comer Coles", Ángeles Carbajal Azcona. Departamento de Nutrição, Faculdade de Farmácia, Universidade Complutense de Madrid. IV Conferência sobre Gastronomia, Saúde e Tecnologia. 2015
  • "Plantação do Romanesco", Grupo Cooperativo Cajamar. Informativo do Centro de Experiências de Paiporta
  • "Projeto de viabilidade para a criação de uma empresa de produção e comercialização de produtos romanesco localizada na cidade de Cotopaxi, província de Latacunga, e sua posterior distribuição a mercados no centro da cidade de Quito ", Lorena Patricia León Campos. Universidade Politécnica Salesiana Sede Quito, 2013.
  • "Que componentes não nutritivos, mas relevantes para a saúde, contêm alimentos do gênero Brassica ? Quais doenças você pode prevenir? "Juan Antonio Gilabert Santos. Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2013.
  • "Couve-flor, Brassica oleracea var. botrytis ", Spanish Nutrition Foundation.

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