Muitos são os nutrientes que devemos consumir para o nosso corpo funcionar adequadamente . Agora, é importante saber qual é a quantidade adequada de proteína em uma dieta.

Isto é porque eles podem nos ajudar a formar, regenerar e manter todos os tecidos que compõem o corpo, seja os tendões, os músculos, o órgãos e até mesmo a própria pele.

Nesse sentido, Andrew J. Nightingale Ph.D em bioinformática e bioquímica do EMBL-EBI, membro do Universal Protein Repository (UniProt, por suas siglas em inglês), afirmou que os seres humanos "são feitos de proteínas".

Similarmente, ele explicou que este elemento é necessário para a comunicação entre as células, também para sua regulação e diferença.

são proteínas

As proteínas são macromoléculas que são compostas principalmente de aminoácidos essenciais que os seres humanos não produzem, mas são obtidos através de uma dieta. Estes são:

  • Fenilalanina
  • Isoleucina
  • Leucina
  • Lisina
  • Metionina
  • Treonina
  • Triptofano
  • Valina
  • Histidina

A maioria é encontrada em sua totalidade em produtos de origem animal, como leite, carne, aves, ovos e peixe.

Por seu lado, produtos de origem vegetal geralmente têm uma carga de proteína incompleta . Ou seja, eles não possuem os nove aminoácidos necessários para o indivíduo.

Devido a isso, as pessoas que mantêm uma dieta vegana devem garantir que consumam vários vegetais que se complementam e são capazes de oferecer todos os nutrientes que o corpo necessita.

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Qual é a quantidade certa de proteína em uma dieta?

O cálculo que define a quantidade de proteína em uma dieta tem uma relação diretamente proporcional à nossa massa corporal

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade apropriada de proteína varia de acordo com o sexo e a idade.

No entanto, eles estabelecem uma recomendação geral que diz: "Uma pessoa de 16 a 18 anos precisa de 0,90 gramas de proteína por quilograma. E em um adulto, a partir de 18 anos, apenas 0,75 gramas. "

No entanto, quando se trata de um indivíduo que mantém uma rotina de exercício constante ou prática de um esporte, os especialistas recomendam que eles consumam 2,5 gramas de calorias por 1,8 kg

 Consumo de proteína na dieta

Isso ajudará você a aumentar sua massa muscular, melhorar seu desempenho e acelerar seu processo de recuperação. Além disso, o consumo de proteínas também pode favorecer a busca pelo peso ideal.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Maastricht, na Holanda, "a proteína em uma dieta é ideal no tratamento contra a obesidade e a síndrome metabólica. " Isso permite que as pessoas queimem a gordura corporal rapidamente e aumentem a sensação de plenitude.

Da mesma forma, a Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, desenvolveu um estudo no qual concluiu que "café da manhã com alto teor de proteína previne o aumento da gordura corporal e estabiliza os níveis de glicose em adolescentes com excesso de peso. "

Alimentos ricos em proteínas saudáveis ​​

  • Peixes : especialmente peixes brancos e azuis como salmão ou atum. Contém entre 11 e 22 gramas de proteína
  • Carne de vaca : é uma carne suculenta e sem gordura que contém aproximadamente 22 gramas de proteína por 100 gramas de carne.
  • ] Frango : também conhecido como carne branca representa 23 gramas de proteína por 100 gramas de frango
  • Feijão : em uma tigela de feijão, você pode concentrar até 7 gramas de proteína. Além disso, os especialistas recomendam consumi-lo por causa de seu alto teor de fibras
  • Ovo : este alimento contém aproximadamente 7,5 gramas de proteína, que são concentrados nas claras. A gema, ao contrário, é composta principalmente de gordura.
  • Milk : produtos lácteos geralmente contêm um alto grau de proteína. Por exemplo, leite concentrado 32 g em um litro de 1 litro
  • : além do que fornecem uma alta porcentagem de fibras, com apenas uma onça de nozes podemos obter 7 g de proteína. 19659010] Legumes : uma xícara de vegetais variados é capaz de fornecer entre 2 e 6 g de proteína.

Esses alimentos devem ser incorporados a uma dieta balanceada que inclua o restante Além disso, recomenda-se complementar a dieta com uma boa rotina de exercícios que acelera a queima de gorduras e promove a formação dos músculos.

O consumo excessivo de proteínas pode gerar efeitos nocivos para a saúde . Isto é afirmado pela especialista Kristi Wempen, nutricionista da Mayo Clinic

 Consumo de proteína.

Nesse sentido, ela explica que quando o corpo satisfaz suas necessidades, ele não pode armazenar proteínas. Pelo contrário, as quantidades excedentes as transformam em gordura.

Além disso, isso pode levar ao aumento de lipídios ou insulina no sangue . Se isso ocorrer, resultará em doenças graves, como diabetes, problemas no sistema cardíaco e danos nos rins.

Portanto, recomenda-se não consumir mais de 3 gramas de proteína por quilo. Existem apenas 2 gramas que o corpo usa para reparar tecidos, construir músculos e melhorar o desempenho.

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No entanto, a melhor coisa que você pode fazer é consultar um especialista. De acordo com as características do seu corpo, ele lhe dirá qual deve ser a quantidade de proteína indicada em uma dieta para você .

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