Uma das formas mais comuns de calcular se o seu peso está dentro dos canais saudáveis ​​é através do índice de massa corporal, o IMC. É uma fórmula matemática simples em que dividiremos os quilos que pesamos entre o quadrado de nossa estatura em metros. O resultado nos dirá se estamos no peso ideal se sofrermos de sobrepeso ou obesidade ou se estivermos abaixo do nosso peso ideal. Se os números não coincidirem, você deve se esforçar para melhorá-lo, mas … como vamos melhorar o IMC?

Baixo peso: você tem que ganhar músculo

Se você calculou o IMC e a figura que sai é abaixo de 18,5 significa que você tem pouco peso ou o que é o mesmo, que precisa levar alguns quilos . Mas não vale nada quando se trata de ganhar esse peso, você deve fazê-lo de forma saudável. Para começar, você deve aumentar sua ingestão de proteínas, o que irá ajudá-lo a ganhar músculo . Carne magra é a melhor alternativa, e começa com treinamento de força . Além de seu peso ideal, você vai queimar mais gordura e calorias durante o resto

Excesso de peso ou obesidade: você precisa de uma vida mais saudável

Embora possa haver casos De baixo peso, a coisa mais usual é que o IMC sai acima de 24,5, indicador de sobrepeso. Tenha em mente que um IMC ligeiramente superior a 24,5 não tem que ser sempre um sintoma de coletivos com sobrepeso pois os atletas têm muito mais músculos do que gordura e que o IMC não leva em consideração. Testes complementares, como a análise de gordura podem tirá-lo da dúvida. Lembre-se que quando o IMC excede 30 estamos falando de obesidade então, nesse caso, a mudança de hábitos é essencial.

Antes de começar a dieta, devemos levar em conta nossos hábitos alimentares. O que você come? Quantas vezes por semana você recorre ao fast food para não precisar cozinhar? Você come bastante frutas e legumes? Quantos alimentos ricos em gordura você come? Alimentos ricos em gordura são um dos principais culpados pelo índice de massa corporal que atravessa o telhado então é melhor evitá-los. Pequenas mudanças, como fazer comidas grelhadas em vez de fritas ou reduzir as gorduras que você ingere, podem diminuir o IMC.

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Se os seus hábitos alimentares forem saudáveis ​​e o seu IMC ainda estiver alto, talvez o problema seja que você consuma muito mais calorias do que deveria . É sobre calorias que não aproveitamos, que são armazenadas em nosso corpo. A chave para evitar a ingestão calórica excessiva é controlar não o que você come, mas o quanto você come . Reduzir um pouco as rações reduz consideravelmente a ingestão calórica, e isso terá um efeito positivo no índice de massa corporal

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Outras maneiras de melhorar o IMC

A paciência é a chave para alcançar essa melhoria no IMC . Você não notará os efeitos imediatamente, mas, mais cedo ou mais tarde, começará a perceber como sua saúde melhora. Aposte sempre que puder em alimentos integrais, ricos em fibras, em vez de farinhas refinadas; e dizer adeus ao álcool . Eles são calorias vazias que vão fazer você aumentar o IMC, mas se você beber muita água você terá o efeito oposto, eliminando as toxinas do corpo e melhorando o metabolismo

Mas como sempre dizemos que não é suficiente fazer uma dieta saudável, você também tem que mudar os hábitos da vida, o que inclui exercer mais e deixar a vida sedentária . Se é porque você quer melhorar seu IMC ou simplesmente perder peso é essencial seguir uma rotina de exercícios que ajuda a queimar gordura e calorias e, no processo, reduzir o IMC. Claro, praticar esportes não é carta branca para continuar a comer excessivamente ou regularmente beber bebidas açucaradas que também vão contra o seu IMC

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