O cobre é um elemento importante para o crescimento e desenvolvimento normais do corpo, para melhorar a força óssea, a função imunitária, o desenvolvimento cerebral, a função cardíaca, o desenvolvimento da energia celular e a formação de tecido conjuntivo saudável. No entanto, muito deste oligoelemento pode ser tóxico também

 um prato com alimentos ricos em cobre

Este oligoelemento não é armazenado no corpo e requer uma ingestão regular de alimentos ricos em cobre.

As deficiências comuns do cobre incluem fadiga geral, artrite, osteoporose, palidez, temperatura corporal baixa, anemia, ossos frágeis, sistema imunológico fraco, dores musculares frequentes, dor nas articulações, cabelos finos e calvície, hematomas rápidos e dermatites.

] Benefícios do cobre para melhorar a saúde

Abaixo estão alguns dos benefícios e efeitos importantes que tem sobre a nossa saúde

O cobre é um oligoelemento que é vital no corpo humano e cumpre muitas funções. O suprimento de energia pela respiração celular, o transporte de oxigênio no sangue e a estrutura dos tecidos não é possível sem esse oligoelemento. O seu papel na melhoria da saúde não deve ser subestimado.

Promove um metabolismo na forma

Está envolvido em mais de 50 reações enzimáticas diferentes. Essas reações permitem que os nervos se comuniquem entre si e melhorem nossa função metabólica. O cobre é importante para o sistema nervoso, o sistema cardiovascular, o sistema digestivo e quase todas as outras partes do corpo.

A maioria do cobre está contido no tecido do corpo com a maior atividade metabólica. Estes incluem o coração, o cérebro eo fígado

É bom para o cabelo, pele e olhos

Nosso corpo precisa de cobre para criar o pigmento natural e textura da pele, cabelo e olhos. Este oligoelemento promove o desenvolvimento da melanina e dá à nossa pele uma coloração marrom

Ajuda a construir o colágeno e melhora a manutenção e a elasticidade da pele. Está envolvida na produção de elastina, que está contida no tecido conjuntivo da pele e mantém a flexibilidade da pele

Como um antioxidante, o cobre protege a pele, o cabelo e os olhos dos danos provocados pelos radicais livres. A superóxido dismutase é necessária para usar o poderoso antioxidante que protege o corpo do estresse oxidativo e do envelhecimento.

O cobre fornece mais energia

Isso é necessário para a síntese do trifosfato de adenosina (ATP). Esta é a fonte de energia do corpo. Uma deficiência desse elemento no corpo leva a um metabolismo lento e menos energia. O cobre libera ferro no sangue, o que aumenta a disponibilidade de proteínas. Os benefícios do cobre afetam o metabolismo de proteínas e ATP e são importantes para músculos, articulações, tecidos e manutenção do nível de energia.

Equilibra a atividade da tireóide

Este oligoelemento é necessário para a função Tireóide adequada. Em combinação com outros oligoelementos, como zinco, potássio e cálcio, o cobre ajuda a equilibrar a atividade da tireóide e previne o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo.

Se houver uma grande quantidade desses minerais importantes ou se ocorrer uma deficiência, pode levar a função tireoidiana alterada. Isso causa fadiga, ganho ou perda de peso, alterações na temperatura e apetite corporal e outros sintomas indesejáveis ​​

O cobre melhora a função cerebral

O cobre afeta a atividade da dopamina e da galactose. Esses neurotransmissores são necessários para manter nossa energia, manter uma atitude positiva e concentrar-nos. Se não houver cobre suficiente no corpo, fadiga, dificuldade de concentração e mau humor ocorrerão.

Também está envolvido no uso de vários antioxidantes. Estes incluem vitamina C e superóxido dismutase, ascorbato oxidase e tirosinase. Vitamina C e outros antioxidantes protegem contra os danos dos radicais livres no cérebro e previnem doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Protege contra o envelhecimento prematuro

O cobre é um poderoso antioxidante e protege as membranas celulares dos radicais livres. A superóxido dismutase é um dos antioxidantes mais potentes que atuam contra os radicais livres no organismo.

Os radicais livres atacam vários sistemas de órgãos, causando rugas, manchas senis, suscetibilidade a vários tipos de câncer, degeneração macular e insuficiência renal

O cobre fortalece o sistema imunológico

Este elemento é uma parte importante do processo de cura e proporciona uma melhor cicatrização da ferida. Fortalece o sistema imunológico e age contra a anemia. Isso permite que nosso corpo se proteja de infecções e acelere o processo de cura.

Alimentos que contêm cobre

Alimentos ricos em cobre incluem cajus, grão de bico, couve, cacau cru, gergelim, quinoa, amêndoas, lentilhas A deficiência de cobre é rara, mas pode levar principalmente a doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.

É sempre melhor consumi-la a partir de alimentos naturais e não de milho.

através de suplementos

  1. Bananas: Contém 108 μg de cobre em 100 g. bananas fornecem quantidades significativas deste oligoelemento . As bananas ao lado das nozes, são um ótimo sanduíche para viagem, além de ser um alimento que pode ser facilmente ingerido.
  2. Chá verde : Contém 2490 μg em 100 g. Além de uma quantidade considerável de cobre, o chá verde também fornece outros nutrientes valiosos, como os polifenóis. Esta erva é um poderoso antioxidante.
  3. Spirulina: Contém 1840 μg em 100 g. As microalgas, como a espirulina, podem liberar quantidades valiosas desse oligoelemento e, portanto, suportam seu suprimento de envelope para o nosso corpo.
  4. Cacau em pó : Contém 4150 μg em 100 g. O cacau em pó e seus produtos contêm quantidades significativas desse elemento. Além de ser benéfico para muitos outros aspectos da saúde, como a saúde do coração, tratamento de enxaquecas e melhorar o humor
  5. Cajus: Contêm 2060 μg em 100 g. Com apenas 50 g de cajus, as necessidades diárias de cobre podem ser atendidas. Essas nozes podem ser consumidas como um bom lanche.

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