Atualizado 03/18/2019 9:25:09 CET

MADRID, 18 de março (EDIZIONES) –

Imagine que você está em um cinema e ouve alguém gritar: Fogo ! Imediatamente você se torna alerta e procura a saída mais próxima. O que acontece naquele momento em seu corpo? O organismo é surpreendido e envia um sinal para o hipotálamo, que por sua vez ativa outras áreas do cérebro.

Uma resposta involuntária do organismo começa através de sinais hormonais e nervosos com taquicardia, sudorese e aumento de temperatura que todos nós já experimentamos em algum momento. Essa informação passa pelo tálamo e pelo córtex cerebral, onde a informação recebida é processada cognitivamente e é decidida, na medida em que a sensação de medo a permite, como responder à ameaça.

Em seguida, as glândulas supra-renais, localizadas acima dos rins, após receberem o sinal do hipotálamo, liberam uma série de hormônios, entre os quais se destacam a adrenalina e o cortisol.

" O cortisol é geralmente associado a situações de estresse ou ameaça porque é ativado nesses momentos, junto com a adrenalina . Mas o cortisol fica mais tempo para trabalhar e administrar melhor esse medo ou ameaça" sublinha, em entrevista ao Infosalus, a psiquiatra Marian Rojas, por ocasião da publicação do seu novo livro "Como fazer as coisas boas acontecerem com você" (Espasa).

Se, de repente, depois de saltar os alarmes e correr pela porta mais próxima, lhe disser que era um simulacro, o especialista indica que o corpo aprecia uma sensação de exaustão física e leva horas para se recompor dele, já que o cortisol leva várias horas para desaparecer do corpo

Além disso, o também trabalhador do Instituto Espanhol de Pesquisas Psiquiátricas indica que a mente e o corpo não distinguem o que é real do imaginário antes de uma ameaça. "Isso é importante porque a maioria das coisas que nos interessam não acontecem, mas nossa mente as vê como se fossem reais. (…) Preocupações ou a sensação de perigo prolongado (real ou imaginário) podem aumentar os níveis de cortisol até 50% acima do que é recomendado, por isso o corpo não arranca apenas diante de um perigo real ou ameaça. Também é ativado da mesma forma diante de preocupação constante ", comenta o especialista

Portanto, embora o cortisol em si não seja ruim, o que é prejudicial ou tóxico para o corpo é o seu excesso quando está permanentemente em nosso corpo, ele adverte. De fato, quando se depara com um pico de estresse, permite a sobrevivência, enfrentando o problema, é bom; mas é ruim quando é constante. "Uma pessoa sob estresse contínuo sofre principalmente dois problemas: por um lado, o crescimento e regeneração saudável do corpo param e, por outro lado, o sistema imunológico é inibido", adverte Rojas.

SINTOMAS DE EXCESSO DE CORTISOL [19659011] Entre os sintomas que o corpo sofre desse excesso de cortisol, devido a esses níveis tóxicos, Rojas aponta principalmente para o estresse crônico, uma vez que reduz a sensibilidade das células imunes ao cortisol. "Em outras palavras, o sistema defensivo do corpo é desativado e incapaz de lutar contra uma ameaça real, ele diminui a capacidade de regulação inflamatória e, portanto, o corpo é incapaz de se defender contra os perigos", acrescenta.

O nível de cortisol, como explicamos, aumenta em circunstâncias de medo, ameaça, tristeza ou frustração. Se estamos "intoxicados" pelo cortisol, esse hormônio está inundando o sangue em vez de serotonina ou dopamina, hormônios que têm um impacto positivo e bem-estar no corpo e na mente. Esta sintomatologia ocorre em três níveis: físico, psicológico e comportamental ou comportamental, acrescenta.

" Você pode sofrer de alopecia, tremor nos olhos, suor excessivo das mãos e pés, ressecamento da pele, sensação de nódulo na garganta, aperto no peito, sensação de asfixia, taquicardia, parestesias ou dormência dos membros, problemas e alterações gastrointestinais, síndrome do intestino irritável, dores musculares, problemas de tireóide, enxaquecas, tiques, artrite, fibromialgia e, no caso específico das mulheres por exemplo, que seu ciclo menstrual é alterado ", enumera o psiquiatra

Por sua vez, ele argumenta que as mudanças nos padrões de sono, irritabilidade, tristeza, incapacidade de desfrutar, apatia e apatia podem ocorrer. Em estado permanente de alerta, também surgem falhas de concentração ou memória. Ansiedade surge, um tende a isolamento, não quer ver amigos ou familiares. É difícil para ele iniciar uma conversa e ele evita as atividades habituais. Por outro lado, é inexpressivo em eventos sociais, não querendo se abrir para os outros, por exemplo

COMO REDUZIR O CORTISOL?

Com tudo isso, o especialista lista as principais ferramentas que podemos usar para reduzir os níveis de cortisol em nosso corpo:

1 .- Uma das maneiras mais eficazes para combater o stress ansiedade e depressão é exercer regularmente. Desta forma, você estimula a produção de serotonina e dopamina, hormônios que reduzem a ansiedade e ajudam a combater a depressão. "Mas cuidado, praticar esportes radicais ou se exercitar excessivamente hiperativado ao invés de diminuí-lo", adverte.

2 .- Por outro lado, bondade, tratamento próximo, amor e afeto aumentam a ocitocina, um hormônio que reduz os níveis de cortisol. "É necessário ter" pessoas vitamínicas "próximas que nos façam felizes e aumentar a oxitocina e fugir de 'pessoas tóxicas'.

3.- Coma alimentos ricos em ômega 3 tem um excelente poder anti-inflamatório

4.- Praticar a atenção plena

5 .- Trabalhar para sempre pensa em coisas positivas.

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