Uma porção desta salada fornece cerca de 14 g de proteínas vegetais. Boa parte dos aminoácidos provém da quinoa. A amêndoa e o restante dos ingredientes completam a ração.

Devido ao teor de sódio de vários ingredientes (tamari, algas e azeitonas), não é uma receita recomendada para pessoas que precisam controlar a ingestão de sal , como é o caso de pacientes hipertensos ou pessoas com insuficiência renal.

Repolho roxo e cenoura fornecem poderosos compostos antioxidantes: antocianinas (pigmentos roxos) no caso de repolho e beta-caroteno (laranja ) na cenoura.

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As algas Hiziki se destacam por seu conteúdo em minerais enquanto as amêndoas fornecem ácidos graxos insaturados saudáveis, cálcio e magnésio. As azeitonas também fornecem ácidos graxos monoinsaturados, vitamina E e polifenóis.

Molho de tamari e vinagre de maçã são alimentos fermentados com probióticos, que beneficiam a microbiota intestinal.

Salada de proteína e quinoa vegana

Ingredientes para 4 porções:

  • 200 g de mistura de quinoa
  • Metade de repolho roxo pequeno
  • 2 cenouras
  • 10 g de hiziki desidratado
  • 50 g de amêndoa levemente torrada
  • Tamari

Para o molho:

  • Azeitonas pretas sem osso
  • Azeite virgem extra
  • Vinagre de maçã
  • Sal marinho

Preparação:

  1. Mergulhe a quinoa por algumas horas, lave e enxágue bem. Ferva em bastante água salgada, desde que o fabricante marque e escorra bem.
  2. Coloque 3 colheres de sopa de óleo em uma frigideira antiaderente e cozinhe em fogo baixo. Mexa ocasionalmente, cerca de 15 minutos, até tostar. No último momento, adicione uma colher de sopa de tamari, mexa e remova.
  3. Mergulhe as algas hiziki até que elas se hidratem. Lave bem os legumes, corte o repolho em juliana bem fina e corte a cenoura em palitos.
  4. Para o molho, coloque todos os ingredientes em um copo liquidificador e amasse até obter um molho uniforme.
  5. Coloque em potes
  6. Distribua todos os ingredientes da salada em um cone e mantenha-a na geladeira até que seja consumida.

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