Durante a gravidez, é necessário dar prioridade a alimentos mais nutritivos como os peixes, que devem ser incluídos na dieta 2 ou 3 vezes por semana. No entanto, durante as férias, as mulheres grávidas devem escolher peixes e frutos do mar tomando algumas precauções.

Consumir peixe durante a gravidez

Consumir peixe durante a gravidez é um bom conselho nutricional . Nos 9 meses de gestação, a mãe e o feto precisam de um aumento nos ácidos graxos poliinsaturados (como ômega 3), ferro e proteínas, dos quais o peixe é uma excelente fonte.

No entanto, é necessário fazer um distinção entre os diferentes tipos de peixe que as mulheres grávidas podem consumir. Em termos gerais, existem 3 categorias de peixes:

  • Peixe azul (salmão, anchova, sardinha, atum, bonito, cavala)
  • Peixe branco (bacalhau, linguado, pescada, dourada, tamboril, salmonete, robalo ).
  • Peixe semi-graxo (dourada, dourada, truta)

O peixe azul é o mais rico em ômega 3, mas o peixe branco, embora tenha menos ácidos graxos, é muito magro e digerível. Peixes semi-gordurosos têm uma quantidade moderada de gordura e fornecem ômega 3, proteínas e minerais. Todos eles são saudáveis, mas nem todos podem ser consumidos durante a gravidez.

Que frutos do mar evitar durante a gravidez?

O salmão não é proibido na dieta durante a gravidez, mas o salmão fumado é, porque não requer cozimento e, portanto, pode estar contaminado.

  • Peixe contaminado com mercúrio

Peixes considerados contaminados com altas porcentagens de mercúrio devem ser excluídos: espadarte, dourada, atum e cavala.

Durante a gestação peixes crus ou malcozidos ou crustáceos não devem ser consumidos para evitar toxoplasmose e contaminação com patógenos. Isso é especialmente perigoso com lulas e ostras.

Eles costumam ser desencorajados. Frutos do mar refrigerados são um risco e é difícil saber quando os frutos do mar estão completamente frescos ou devidamente cozidos.

Tome todas as precauções

Evite comer frutos do mar em qualquer lugar. Se não tiver a certeza de que é fresco, significa que foi bem manuseado e devidamente cozinhado.

Antes de preparar um peixe pela primeira vez, consulte as informações sobre os métodos de cozedura. Observe que o peixe está totalmente cozido quando a carne se separa facilmente os mexilhões e amêijoas estão prontos quando são abertos e os camarões, quando sua carne fica branca.

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