Sementes de gergelim ( Sesamum indicum ), também conhecido como gergelim, são de uma planta nativa da África e da Índia. Sua propagação no mundo foi devido ao comércio de escravos. Eles preferiram viajar com suas provisões para garantir seu sustento.

Estas sementes são de grande valor proteico, possuem uma grande quantidade de ácidos graxos insaturados e minerais como ferro, zinco e cálcio, muito importante para o organismo. Neste espaço, vamos dizer-lhe os diferentes tipos que existem e os benefícios que traz para a nossa saúde. Leia mais e descubra mais

Tipos de sementes de gergelim

Sementes de gergelim preto

Gergelim preto é amplamente utilizado no cozimento devido aos aromas que emite depois Cozimento

O gergelim preto foi o primeiro que a humanidade conheceu. Estas sementes contêm as mesmas propriedades nutricionais que as do gergelim inteiro, mas além disso nos dão altos níveis de antioxidantes.

Eles são usados ​​pelo seu sabor para produtos assados, porque quando as sementes são torradas e moído produz um aroma muito perfumado e tem um sabor intenso. O óleo de gergelim da mais alta qualidade é feito com este tipo de sementes de gergelim

Sementes de gergelim com casca inteira ou descascada

Estas sementes de gergelim com casca vêm com a própria casca, o que faz com que seus valores nutricionais aumentem em comparação com as sementes brancas. Sua contribuição no cálcio é 8 vezes maior que a das sementes brancas. É considerado um dos alimentos mais saudáveis ​​do mundo.

Produtos feitos a partir de sementes com casca, como manteiga e pasta de tahine tendem a ser cremes mais escuros e mais amargos.

Sementes de gergelim branco

As sementes de gergelim branco são as mais usadas, pois são usadas para pães, pães e outros produtos de panificação, proporcionando uma textura crocante.

Eles contêm cerca de 50% de óleo do seu peso. Na China, o gergelim branco é chamado de ' mah chi' e no Japão é conhecido como ' muki-goma '. É um tempero essencial que adiciona um delicioso sabor e aroma aos pratos além de estimular a digestão e proporcionar as propriedades benéficas do gergelim.

Veja também: 10 benefícios que as sementes de gergelim proporcionam em sua dieta

Propriedades nutricionais de sementes de gergelim

 Sementes de gergelim
Gorduras, proteínas, fibras ou cálcio saudáveis ​​são as contribuições mais significativas destas sementes.

Proteínas

Embora seja verdade que não contêm todos os aminoácidos essenciais, sementes de gergelim, como leguminosas, são muito ricas em proteínas. Combinando-os com cereais, podemos obter uma proteína de alto valor biológico. Uma boa maneira de fazer isso é adicionando algumas sementes ao cereal no café da manhã.

Fat

U não os componentes estrela das sementes de gergelim são, sem dúvida, seus ácidos graxos essenciais (Omega -3 e Omega-6) . Esses ácidos são os mais importantes e benéficos para a saúde do nosso corpo.

Eles são chamados ácidos graxos essenciais porque o nosso corpo não pode fabricá-los e precisamos ingeri-los através da dieta. Estes ácidos gordos são extremamente benéficos para o sistema cardiovascular [19459] porque reduzem a pressão arterial e previnem doenças relacionadas com o mau estado das artérias.

Carboidratos

Outros As propriedades mais notáveis ​​das sementes de gergelim são sua grande contribuição de fibra, um tipo muito especial de carboidrato. A fibra é fundamental para manter uma boa saúde intestinal, já que atua como uma escova limpando em profundidade os elementos que permanecem depositados nas paredes intestinais.

Vitamins

As sementes de gergelim são particularmente ricas em vitaminas do grupo B (B1, B3, B6, ácido fólico) . Estas vitaminas são essenciais para a boa saúde da pele e tecidos e, portanto, favorece o bom funcionamento do coração e músculos.

Eles também contêm uma quantidade significativa de vitamina E, uma das vitaminas mais antioxidantes capazes de neutralizar os efeitos dos radicais livres

Minerais

As sementes de gergelim contêm numerosos minerais, como fósforo, potássio, magnésio, zinco, etc. Mas o mais notável é a extraordinária contribuição do cálcio. As sementes de gergelim são uma das fontes mais ricas de cálcio que podemos encontrar

Portanto, é um alimento crucial que não deve faltar à dieta de meninas e meninos bem como em mulheres pós-menopáusicas e grávidas

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Benefícios do sésamo

 Recriação dos vasos sanguíneos com os glóbulos vermelhos
O sistema cardiovascular é um dos principais beneficiários das contribuições dessas sementes.

Estes são os muitos benefícios que podemos incorporar à nossa saúde com o consumo regular de sementes de gergelim:

  • Eles protegem o sistema cardiovascular graças aos seus ácidos graxos polinsaturados que melhoram o estado das artérias, causando menor incidência de hipertensão, infarto do miocárdio, angina, etc.
  • Melhora o estado dos diabéticos . De acordo com alguns estudos, como o publicado no Journal of Medical Foods o consumo regular de óleo de semente de gergelim reduz a pressão arterial e o nível de glicose em diabéticos hipertensos.
  • Melhoraria a depressão graças à sua extraordinária contribuição do aminoácido triptofano, precursor da serotonina, que controla o estresse, a ansiedade, a insônia, a depressão e a falta de energia.
  • Prevenir a osteoporose. Estudos mostram que é graças à importante contribuição do cálcio que o consumo regular de sementes de gergelim supõe.
  • Nos mantém jovens . Suas vitaminas e minerais antioxidantes mantêm o sistema imunológico em sua melhor forma e combatem os radicais livres.
  • Eles poderiam proteger o sistema digestivo graças à ação de suas fibras, protegendo as membranas mucosas e prevenindo o aparecimento de irritações (gastrite, acidez). , etc.)
  • Melhora a saúde bucal. Segundo a ayurveda (medicina tradicional hindu), deixando alguns minutos de óleo de gergelim na boca impede a formação de cáries, gengivite, placa dentária e mau hálito.

Portanto, sementes de gergelim são um alimento de alto valor nutricional para incorporar no plano de um estilo de vida saudável, juntamente com uma dieta variada e equilibrada ea prática regular de exercício físico.

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