Com tantas informações e métodos relacionados a dietas para perda de peso e exercícios circulando na web, é muito fácil ignorar hormônios e o impacto que eles têm em nosso corpo e bem-estar geral. É por isso que neste artigo discutiremos sobre o hormônio insulina: o que é, qual é sua função e como está relacionado ao diabetes.

Entre outras questões, Poderíamos manipular a insulina com o propósito de perder gordura e viver mais ? Aparentemente, é perfeitamente possível. E na verdade é mais fácil do que parece.

A insulina e sua relação com o diabetes

A insulina é um hormônio super importante que nos ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos. Cada vez que comemos carboidratos (e até certo ponto quando comemos proteínas), a quantidade de açúcar em nosso sangue aumenta e o pâncreas libera insulina para ajudar a remover o açúcar da corrente sanguínea e enviá-lo aos nossos órgãos (principalmente fígado e células musculares) onde pode ser usado para obter energia.

O diabetes é uma doença que ocorre quando a resposta à insulina não funciona adequadamente e o açúcar se acumula no sangue sem necessidade de onde ir. Isso pode levar a muitos problemas, incluindo perda de visão, perda de audição, hipertensão e doenças gengivais.

Existem dois tipos principais de diabetes: Tipo 1 ocorre quando o pâncreas produz pouco ou nenhum sem insulina. O tipo 2 ocorre quando a insulina é produzida, mas o corpo não responde da maneira correta.

A causa do tipo 1 costuma ser difícil de identificar. O diabetes tipo 2 está se tornando mais comum – alguns estimam que um terço dos americanos nascidos em 2000 desenvolverão a doença – e, muitas vezes, é evitável. Quão? Vamos falar sobre sensibilidade à insulina.

O que é sensibilidade à insulina?

Fazer algo muitas vezes pode torná-lo menos sensível aos seus efeitos, certo? Beber café o tempo todo pode diminuir o efeito da cafeína; os bebedores habituais descobrem que precisam de mais e mais cervejas para se embebedar do que antes, e assim por diante.

Da mesma forma, comer carboidratos em excesso frequência (especialmente os mais simples como açúcares) pode nos tornar menos sensíveis à insulina (ou mais “resistentes à insulina”). Quando isso acontece, precisamos produzir mais insulina do que deveríamos para manter o açúcar no sangue estável.

Isso é muito ruim. Se a sensibilidade à insulina diminuir, teremos problemas para digerir carboidratos e absorver nutrientes e ganharemos peso . Se isso continuar por muito tempo, o pâncreas precisará produzir cada vez mais insulina, pois seremos muito insensíveis a ela. Eventualmente, ele ficará esgotado e não será mais capaz de liberar o hormônio adequadamente, que é quando ocorre o diabetes tipo 2.

Mas a resistência à insulina não apenas aumenta o risco de diabetes. Também aumenta o risco de problemas de tireóide e vários tipos de câncer e também torna muito mais difícil controlar a gordura corporal.

Portanto, se quisermos queimar gordura, precisamos ser mais sensíveis. Felizmente, há muitas maneiras de fazer sua insulina começar a funcionar mais

7 maneiras de aumentar sua sensibilidade à insulina

Se sua sensibilidade à insulina está em níveis preocupantes, fazer o teste não é complicado; basta pedir a um médico um teste de glicose plasmática em jejum. Maximizar a sensibilidade à insulina deve ser uma prioridade para qualquer pessoa interessada em melhorar sua saúde, minimizar o risco de diabetes e até mesmo em melhorar sua condição física. Aqui estão sete dicas para ajudar a fazer isso acontecer.

1. Pratique exercícios regularmente

Praticar exercícios de 3 a 4 vezes por semana pode melhorar quase todos os marcadores de saúde existentes, e a sensibilidade à insulina não é exceção. De acordo com um estudo randomizado usando imagens FDG PET, o treinamento físico promove aumento da captação de glicose estimulada por insulina no músculo esquelético em contraste com o tecido adiposo:

Para maximizar os benefícios relacionados à insulina, faça que os treinos são mais intensos com treinamento intervalado de alta intensidade ou exaustão metabólica.

2. Durma o suficiente

Deitar para dormir nunca foi tão saudável! Dormir adequadamente é crucial para manter o corpo funcionando sem problemas, o que inclui a produção de hormônios.

3. Coma menos carboidratos, especialmente carboidratos simples

Comer muitos carboidratos nos faz produzir muita insulina, por isso é melhor seguir uma dieta pobre em carboidratos simples e processados, especialmente açúcar, para maximizar nossa sensibilidade. Uma exceção é após o exercício : um aumento no açúcar no sangue é uma coisa boa após o treinamento, porque a insulina ajuda a fornecer nutrientes rapidamente aos músculos exaustos.

4. Coma alimentos de digestão lenta

Quando os alimentos são digeridos lentamente, os açúcares demoram mais para chegar à corrente sanguínea e a insulina é liberada mais gradualmente. Gordura, fibra e proteína são excelentes exemplos e devem ser uma parte importante de nossa dieta.

Este estudo sobre aterosclerose com resistência à insulina discute o índice glicêmico e a carga glicêmica na dieta, ingestão de carboidratos e fibras e medidas de sensibilidade, secreção e adiposidade à insulina. [19659017] 5. Jejue regularmente

O jejum intermitente pode ser um método útil para reduzir o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e uma ampla gama de outras doenças.

6. Beba chá verde

Beber muito chá verde reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue, mas certifique-se de deixar o leite de fora, pois ele pode prejudicar os benefícios circulatórios do chá.

7. Mantenha seus níveis de gordura corporal baixos

Independentemente de como isso é alcançado, simplesmente ficar mais magro pode melhorar a sensibilidade à insulina.

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