Luis Iglesias (terapeuta corporal) e Ángel López Hanrath (shiatsu / acupuntura)

O estado das costas, o número de pontos ou áreas doloridas, fornece informações sobre o estado geral de saúde . A dor lombar não é uma doença, mas um sinal de alerta de desequilíbrios no corpo.

As costas soam o alarme quando algo está errado. Primeiro ele o faz com delicadeza, com sensações desagradáveis ​​que desaparecem simplesmente com o repouso. É conveniente observar o que acontece exactamente se não o fazemos, se dormir já não é suficiente e a dor persiste ao nos levantarmos. O que pode causar isso?

Os motivos mais comuns são a falta de atividade física, vida sedentária, passar muitas horas sentado, da cadeira de trabalho ao sofá em casa …

Não podemos dizer que tudo nasce em postura, mas o estilo de vida ocidental excessivamente sedentário em que as pessoas passam muitas horas sentadas no trabalho ou no sofá em casa, oferece uma pista de onde focar na mudança de hábitos.

Incluindo mais movimento na vida cotidiana é uma medida sábia. Não é só a piscina: caminhar, dançar, tai chi ou ioga são opções muito válidas. É importante gostar do que fazemos e poder compartilhar melhor com seu parceiro ou um amigo. Suas costas vão gostar.

Uma simples rotina matinal é, com a constância das semanas, a aliada perfeita para combater o desconforto que se desenvolve na região dorsal.

Por que as dores nas costas são tão frequentes?

Nós pode encontrar uma explicação puramente mecânica para as causas da dor nas costas.

  • Os discos intervertebrais se desgastam com o passar dos anos.
  • As vértebras ficam fora de ajuste
  • irritam o raízes nervosas e causam dor.
  • Os músculos contraídos também influenciam por exemplo aqueles nós que podemos sentir ao atravessar a base do pescoço. ou dos ligamentos que sofreram uma entorse devido a uma sobrecarga de trabalho.

Mas isso não explica por que um dia cheio de exigências terminamos o dia com dores e em um mais calmo não há desconfortos. O que está por trás dessas doenças?

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As emoções que causam dores nas costas


O componente emocional da dor nas costas

Quando uma pessoa está com raiva, ansiosa, doente ou deprimida, sua sensibilidade à dor aumenta. Isso ocorre porque o corpo não flui como de costume e fazer qualquer coisa custa mais.

Se a raiva se espalha, o corpo parece se transformar em uma espécie de panela de pressão. Se essa pressão não for dissipada, ela cria desconforto . Com o calor interno os músculos perdem umidade e ganham rigidez; os tendões não são tão elásticos: sentimos uma parte traseira sulcada por "cordas de violino" e com nós sob a pele.

As emoções deixam assim sua marca nos tecidos, e vice-versa: desconforto corporal gera desânimo. Para sair deste círculo vicioso, é necessário procurar ajuda.

Quando está em perigo, o que menos deseja é movimentar o corpo, por isso é útil fazê-lo na companhia.

Quais são os tratamentos mais eficazes para a dor nas costas?

Embora seja difícil dar conselhos em um campo tão amplo e personalizado, uma vez que cada terapeuta é um artesão da saúde, classifica as terapias de acordo com Partindo da causa das doenças pode ajudar a refinar a recomendação um pouco mais.

  • Se houver um componente principalmente físico na dor nas costas, osteopatia, fisioterapia ou quiropraxia podem ser uma boa escolha. No nível postural, é aconselhável experimentar Reeducação Postural Global (RPG) ou o método de Mézières e também com o rolfing ou a técnica de Alexander.
  • Quando o ] o tratamento necessário é mais global acrescentando aos problemas físicos algum desequilíbrio emocional ou energético, a acupuntura geralmente é muito eficaz. Também é útil recorrer a massagens holísticas típicas do Oriente, como a ayurvédica (Índia) ou tuina (China), da qual a ] shiatsu (Japão).

E o mais importante: encontre um bom terapeuta que inspire confiança e traga resultados tangíveis. As recomendações de nossos conhecidos são uma boa maneira de começar a investigar.

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Tire sua mochila da dor nas costas


Alivie a tensão muscular em casa

Enquanto corrigimos ou buscamos soluções, os músculos reclamam, tornam-se rígidos e geram dor . Se movermos nossa mão, sentiremos as contraturas musculares como nós evidentes ao toque.

Podemos tentar reduzir o desconforto pressionando o polegar na ponta por mais de um minuto sentindo que nós "respiramos" por esse ponto. Chega um momento em que parece que o nó está se desfazendo. Então podemos parar .

Se não conseguirmos acessar todos os nós nas costas, podemos pedir ajuda ao nosso parceiro ou a um amigo para aplicar este tratamento onde não podemos alcançá-lo. Outro recurso é para descongestionar os músculos usando uma bola de tênis .

As áreas mais propensas a "nós" são o trapézio – que sustenta a cabeça – e os músculos que circundam a escápula. Nesse caso, é como carregar uma mochila invisível constantemente nos ombros.

Quando o desconforto é próximo à região lombar, ao nível dos rins ou próximo ao sacro, a automassagem não é mais aconselhável devido à falta de proteção proporcionada pelas costelas. A dor pode vir de uma contratura muscular ou de um nervo comprimido. Em ambos os casos, é aconselhável o tratamento por um profissional, que fará o diagnóstico.

As recomendações médicas mais recentes indicam que se não houver problema de perda de força ou outro sinal muito claro, exames como ressonância magnética não são aconselháveis ​​ porque fornecem poucas informações e sim radiações indesejáveis ​​para o corpo. Além disso, o diagnóstico pode ser distorcido pela descoberta de hérnias antigas ou protrusões que nada têm a ver com a dor atual.

Como prevenir a dor nas costas: posturas e alongamento

Finalmente, e sem ser exaustiva, esta lista, a outra grande causa de dor geralmente é a má postura . Longas horas em uma posição fixa no trabalho, seja sentado em uma cadeira ou em pé ao lado de um balcão, acabam cobrando seu preço. O que podemos fazer?

Primeira prevenção, que envolve melhorar a postura estando mais atento ao corpo, vendo-o e sentindo o que o está prejudicando . Algo tão simples como dobrar as pernas ao pegar um pacote do chão pode nos ajudar a evitar dores nas costas.

A prevenção das costas desempenha um papel essencial. Podemos contar com um terapeuta, mas a chave é envolver-se pessoalmente. O mais importante: sentir o corpo, tomar consciência dele, algo tão simples como imaginar em algum momento do dia o que nos dói.

Em segundo lugar, dedicando alguns minutos a cada dois horas para alongar os músculos . O conselho que mais propomos na consulta quando alguém vem com desconforto é trabalhar a flexibilidade, muito mais do que tonificar os músculos.

O alongamento, algo tão simples de fazer, tão agradável, pode ser o melhor remédio para dores nas costas. [19659005] Este é um trabalho personalizado, porque por exemplo um cabeleireiro está mais interessado em alongar os músculos da parte superior do tronco, enquanto quem trabalha sentado encontrará maior alívio alongando a coluna. Aqui, também, a chave é ouvir o corpo e sentir qual alongamento é mais benéfico.

Feche os olhos, respire calmamente e faça um rápido passeio anatômico, ouvindo os sinais que o corpo envia nós: o que nos incomoda, que parte está tensa ou rígida … Depois experimentamos alongamentos e observamos quais posturas não nos favorecem .

A partir daí, as mudanças são incorporadas. Será mais fácil mudar hábitos com a ajuda de um profissional. Suas costas responderão em breve com gratidão e menos dor.

Aqui estão alguns dos alongamentos que você pode tentar para detectar as mudanças de que precisa:

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