Quase todo mundo sabe o que é ioga hoje em dia. As pessoas ficam empolgadas com os benefícios do yoga, incluindo maior flexibilidade e menor estresse. Algumas pessoas até perdem peso, melhoram a saúde do coração e se tornam comedores conscientes quando praticam ioga. A seguinte sessão de ioga são posturas excelentes que ajudarão a melhorar a densidade óssea e controlar a osteoporose.

 sessão de ioga melhora a densidade óssea

De fato Há outra vantagem dessa forma de exercício que as pessoas geralmente ignoram: ossos fortes. Novas pesquisas mostram que o yoga pode ajudar a fortalecer os ossos para evitar fraturas e osteoporose à medida que envelhecemos.

Aqui, mostramos como você pode se beneficiar de uma sequência simples de yoga de . 12 minutos para melhorar a saúde e a força dos ossos.

Sintomas e tratamento da osteoporose

Primeiro, vamos falar um pouco mais sobre a osteoporose.

A osteoporose é uma condição na qual Os ossos enfraquecem e se tornam mais propensos a fraturas. A osteoporose afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é responsável por quase 9 milhões de fraturas por ano.

As mulheres têm o maior risco de osteoporose. As alterações hormonais durante a menopausa são responsáveis ​​por uma queda no estrogênio que pode aumentar a probabilidade de osteoporose.

A osteoporose é tipicamente assintomática, com exceção de alguns sintomas à medida que a doença progride, incluindo dores nas costas , postura afetada e fraturas ósseas que de outra forma não teriam ocorrido.

Então, como a osteoporose geralmente é tratada?

Seu médico pode aconselhá-lo a iniciar um regime de suplementos de vitamina D e cálcio e também Existem medicamentos farmacêuticos prescritos.

No entanto, existem maneiras alternativas de tratar a osteoporose, incluindo exercícios, alimentação saudável e ioga.

Resultados de pesquisas sobre ioga e osteoporose

um estudo publicado em Tópicos em reabilitação geriátrica pesquisadores realizaram um estudo de dez anos com mais de 700 pessoas para medir mudanças na densidade mineral óssea quando os participantes realizavam regularmente uma sessão de ioga de 12 minutos.

Os resultados? A densidade mineral óssea melhorou nos espinhos, quadris e fêmures de pacientes que cumpriram totalmente o regime e nenhuma lesão grave foi relatada.

O estudo concluiu que o yoga parece aumentar com segurança a densidade mineral óssea. [19659005Ospesquisadoresobservaramqueacapacidadedoyogademelhoraroequilíbrioeacoordenaçãoajudaaprevenirquedasquecontribuemparafraturasempessoascomosteoporose

Os participantes, cuja idade média era 68 anos, praticaram a rotina de yoga pelo menos a cada dois dias por dois anos. Antes de iniciar o estudo, 83% dos participantes tinham uma densidade óssea abaixo da média. As explorações ao final do estudo mostraram "aumentos significativos" na densidade óssea.

É importante ter em mente que, embora as pesquisas mostrem que o yoga pode ser útil para pessoas que vivem com osteoporose, e pode até ser importante para prevenir a osteoporose, o estudo não prova que o yoga reverte completamente a perda óssea.

No entanto, o estudo sugere que o yoga tem o potencial de ajudar a reverter parte da perda óssea causada por osteopenia ou osteoporose.

Posturas de ioga que você pode fazer

Então, o que poses de ioga consistem exatamente nessa sequência de 12 minutos? Aqui estão detalhadas as seguintes nove poses para a saúde óssea .

Vrikshasana: postura em árvore

 sessão de yoga vrikshasana

Fique em pé com as pernas afastadas. Gire a perna esquerda para que o joelho e o pé giram 90 graus. Estique o tronco sobre a perna esquerda. Colocando a mão na canela esquerda, estique o braço direito no ar. Mantenha por 30 segundos e respire lenta e profundamente.

Virabhadrasana II: pose do guerreiro II

 Sessão de yoga Virabhadrasana II

Ao deixar a postura do Warrior II, estique o tronco e abaixe a antebraço esquerdo na coxa esquerda. Levantando o braço direito logo acima da orelha direita, estique do calcanhar direito até a ponta dos dedos.

Salabhasana: postura de lagosta

 Sessão de yoga em Salabhasana

Deite-se De bruços no seu tapete de ioga, com os braços sobre o tronco. Levante o peito enquanto levanta as pernas juntas, esticando-as atrás de você. Tente não se esforçar enquanto levanta os braços ao longo do torso, apontando para os pés e mantendo a posição por 30 segundos, respirando lenta e profundamente enquanto o faz.

Setu Bandha Sarvangasana: Bridge Pose

 sessão de ioga Setu Bandha Sarvangasana

Deite-se desta vez de costas e depois dobre os joelhos. Levante os quadris e o tronco, usando os pés para empurrar, mas mantenha os braços sobre o tapete. Entrelace os dedos embaixo de você e empurre os ombros. Segure por 30 segundos.

Supta Padangusthasana I: postura reclinada da mão até o dedão do pé I

 sessão de ioga Supta Padangusthasana I

Fique de costas, mas isso Uma vez vamos usar um acessório. Encontre uma alça (um cinto funcionará) e passe a ponta do pé esquerdo, mantendo o final de cada alça na mão esquerda. Alongar a perna esquerda, levantando-a em direção ao céu sem levantar o quadril esquerdo.

Supta Padangusthasana II: postura reclinada da mão em relação ao dedão do pé II

 sessão de ioga Supta Padangusthasana II

É fácil para você fazer uma pausa no final de sua sessão de ioga. Simplesmente deite-se de costas com as pernas afastadas na largura do quadril e deixe os pés repousarem apontando para longe do corpo. Coloque os braços ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima. Descanse o tempo que achar necessário.

É isso! Por apenas 12 minutos todos os dias, você pode melhorar sua força óssea, sem mencionar sua flexibilidade, equilíbrio e melhor controlar seu estresse.

Yoga para saúde óssea

Embora sejam necessárias mais pesquisas sobre saúde óssea e yoga, O estudo contém informações encorajadoras de que os portadores de osteoporose podem usar o yoga como uma maneira eficaz, fácil e econômica de controlar a doença.

Você também pode conversar com seu médico sobre como a nutrição e o treinamento com pesos podem ajudar a nutrir e desenvolva ossos, especialmente se você estiver procurando prevenir a osteoporose.

Ou então, você pode considerar fazer algumas aulas de ioga para aproveitar ainda mais os benefícios.

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