o óleo de coco é usado como alimento usual em países como Tailândia Filipinas e Malásia . Também tem um uso terapêutico tradicional. Em Fiji, por exemplo, é usado para prevenir a perda de cabelo, e no Haiti e na Indonésia para tratar queimaduras e feridas.

Como isso ocorre? Anteriormente obtido por fermentação de leite de coco fresco mas esse método, aparentemente impraticável, não é mais usado e a maior parte do óleo é obtida hoje em copra (a polpa seca do coco) através de um processo de refino, desodorização e branqueamento que resulta em altos níveis de ácidos graxos livres e hidrogenação parcial.

O método acima não é, portanto, saudável. Mas existe outro que é e que obtém óleo de coco virgem que nada mais é do que o óleo obtido da polpa de coco fresca e madura por meios mecânicos ou naturais, com ou sem o uso de calor e sem processos de refino químico.

É assim obtido um óleo inalterado que preserva seu valor nutricional (vitaminas e minerais) e seu conteúdo em substâncias biologicamente ativas benéficas.

1. Que tipo de gordura é o óleo de coco?

O óleo de coco deixou de ser próximo a gorduras nocivas (porque aumentou o risco de doenças cardiovasculares devido ao seu alto teor de gordura saturada ), para ter sucesso como gordura saudável .

Há evidências científicas crescentes de que as gorduras que encontramos no óleo de coco virgem têm um papel importante para a saúde, pois pode melhorar os níveis de colesterol e são recomendados para saúde cardiovascular e geral.

A gordura saturada tem sido associada ao aumento do colesterol, mas estudos recentes indicam que os ácidos graxos saturados de cadeia média de coco virgem reduz o colesterol total aumenta bem ( HDL ) e evita que LDL se torne prejudicial.

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2. Que tipos de óleo de coco existem e quais são melhores?

O óleo de coco virgem possui 99,9% de ácidos graxos dos quais 91,9% estão saturados. O restante dos ácidos graxos são distribuídos em 6,4% de ácidos graxos monoinsaturados e 1,5% de ácidos graxos poliinsaturados .

Óleo de coco virgem, sendo de origem vegetal, não contém colesterol.

É importante ler o rótulo : deve-se dizer que é óleo de coco virgem. Isso já está nos dizendo que é um óleo que não foi refinado ou branqueado e que preserva seus nutrientes e componentes bioativos.

E se for ecológico, melhor.

3. Óleo de coco: quais os benefícios para a saúde?

Graças ao seu conteúdo em ácidos láurico, capric, caprílico e polifenol, possui propriedades antivirais e antimicrobianas .

Ajuda a combater bactérias Helicobacter pylori – relacionado à gastrite úlceras e câncer de estômago – e é ativo contra espécies espontâneas, portanto É interessante diante de infecções por fungos .

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4. Ele pode ser usado para fritar?

O ponto de fusão do óleo de coco é de 182 ° C, portanto pode ser usado perfeitamente . Sendo uma gordura saturada, possui maior estabilidade do que alguns óleos vegetais insaturados, como o óleo de girassol.

5. Por que é recomendado para perda de peso?

Está incluído nas dietas por sua quantidade de gorduras de cadeia média que estimulam o metabolismo energético e exercem um efeito "termogênico" (ajuda a queimar gordura). [19659004] Também foi visto que é uma gordura saciante e que pode ser útil na redução da gordura abdominal .

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6. Ele combate a doença de Alzheimer e outras doenças?

O óleo de coco atenua, em estudos in vitro os efeitos de um peptídeo beta-amilóide relacionado ao dano cognitivo associado ao envelhecimento e doenças neurodegenerativas .

Aparentemente, suas gorduras de cadeia média compensam a disfunção mitocondrial quando metabolizadas.

7. Pode ser usado para cabelos e pele

Aplicado ao cabelo (deixe agir por alguns minutos enquanto massageia), ajuda a um crescimento saudável do cabelo e a brilhar. Como óleo de massagem, é hidratante e amolecedor e ajuda no caso de dermatite, psoríase e eczema.

Também atrasa a chegada de rugas e flacidez.

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8. Qual é a relação com a inflamação?

Em um estudo de 2016, foi observado que a suplementação com 2 g de óleo de coco virgem por dia reduz os marcadores de inflamação aguda no processo inicial de para proteger contra um desequilíbrio ou patógenos e que envolva sintomas como febre, dor ou erupção cutânea, entre outros.

9. Quanto óleo de coco podemos consumir?

A quantidade depende de cada pessoa e do objetivo, mas, em média, 30-40 ml por dia .

10. Como você o usa na cozinha?

Com ele, podemos cozinhar todos os tipos de vegetais. Ou podemos adicioná-lo (uma ou duas colheres de chá) ao café ou chá da manhã. E também é excelente para fazer sobremesas saudáveis ​​.

    
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