O óleo de coco deixou de estar ao lado de gorduras nocivas, porque aumentou o risco de doenças cardiovasculares devido ao seu alto teor de gorduras saturadas, para triunfar como gordura saudável.

E isso é que toda vez que há uma maiores evidências científicas de que as gorduras encontradas no óleo de coco virgem têm um papel importante para a saúde, uma vez que podem melhorar os níveis de colesterol e são recomendadas para a saúde cardiovascular e geral.

óleo com muitos benefícios para sua saúde

O uso de óleo de coco não é novo. É consumida como alimento habitual em alguns países como Tailândia, Filipinas e Malásia

Também tem um uso terapêutico tradicional : nas Ilhas Fiji, por exemplo, é usado para evitar perda de cabelo, e no Haiti e na Indonésia para tratar queimaduras e feridas.

Agora, nem todos os óleos de coco são os mesmos . Anteriormente, o óleo de coco era obtido pela fermentação do leite de coco fresco, mas este método, aparentemente impraticável, não é mais usado. Atualmente encontramos basicamente dois tipos de acordo com o método de obtenção:

Refinado ou virgem: não é o mesmo!

A maior parte do óleo de hoje, por outro lado, é obtido da copra (a polpa seca). de coco) por um processo de refino, desodorização e branqueamento que resulta em altos níveis de ácidos graxos livres e hidrogenação parcial. Esse método, portanto, não é saudável.

Mas há outro método que fornece o que conhecemos como óleo de coco virgem que nada mais é do que o óleo obtido do polpa de coco fresca e madura por meios mecânicos ou naturais, com ou sem o uso de calor e sem processos de refinação química.

Obtém-se um óleo inalterado que preserva seu valor nutricional (vitaminas e minerais) ) e seu conteúdo em substâncias biologicamente ativas benéficas

Suas gorduras saturadas são redimidas

O óleo de coco virgem apresenta 99,9% de ácidos graxos, dos quais 91,9% estão saturados. Os demais ácidos graxos presentes no óleo de coco estão distribuídos em 6,4% de ácidos graxos monoinsaturados e 1,5% de ácidos graxos poliinsaturados. Óleo de coco virgem, sendo de origem vegetal, não contém colesterol

A gordura saturada tem sido associada ao aumento do colesterol, mas estudos recentes indicam que ácidos graxos saturados de cadeia média de coco virgem reduzem colesterol total, aumentar o bom (HDL) e impedir que o LDL se torne uma forma prejudicial.

 Gordura saturada, é tudo ruim?

Ele ajuda a combater infecções

graças ao seu conteúdo de ácidos láurico, cáprico, caprílico e polifenólico, possui propriedades antivirais e antimicrobianas.

De fato, ajuda a combater a bactéria Helicobacter pylori relacionada a gastrite, úlceras e câncer do estômago, e também é ativo contra espécies de candids, razão pela qual é interessante antes das infecções fúngicas.

Um aliado nas dietas de emagrecimento

O óleo de coco está incluído nas dietas para a sua quantidade d de gorduras de cadeia média que estimulam o metabolismo energético e exercem um efeito "termogênico" ou seja, ajudam a queimar gordura.

Também foi visto que é uma gordura saciante e que pode ser útil em redução de gordura abdominal .

efeito anti-inflamatório

Em um estudo de 2016, foi observado que a suplementação com 2 gramas de óleo de coco virgem por dia reduziu marcadores de inflamação aguda: o processo inicial do corpo para proteger contra um desequilíbrio ou patógenos e envolvendo sintomas como febre, dor, erupção cutânea …

Uma boa gordura para o cérebro

Em estudos in vitro O óleo de coco atenua os efeitos de um péptido beta-amilóide relacionado com danos cognitivos associados ao envelhecimento e a doenças neurodegenerativas. Aparentemente, suas gorduras de cadeia média compensam a disfunção mitocondrial quando metabolizadas

Como o óleo de coco é usado

Quando se trata de comprar óleo de coco, é importante ler o rótulo : que é óleo de coco virgem.

Isso já está nos dizendo que é um óleo que não foi refinado ou branqueado e que conserva seus nutrientes e componentes bioativos. E se é orgânico, melhor .

Cozinhar

A quantidade que devemos usar depende de cada pessoa e do objetivo, mas, em média, você pode consumir 30-40 ml dia

Com ele podemos cozinhar todos os tipos de vegetais . Ou podemos adicioná-lo (uma ou duas colheres de chá) ao café da manhã ou chá. E também é excelente para fazer sobremesas saudáveis ​​

Como o ponto de fusão do óleo de coco é de 182˚C, pode ser usado para fritar perfeitamente. Sendo uma gordura saturada, tem maior estabilidade do que alguns óleos vegetais insaturados, como óleo de girassol.

Para cabelos e pele

Aplicado ao cabelo, ajuda o crescimento saudável do cabelo e deixe brilhar. Deixe agir por alguns minutos enquanto massageia o couro cabeludo antes de enxaguar.

Como um óleo de massagem, tem propriedades hidratantes e suavizantes, e ajuda no caso de dermatite, psoríase e eczema . Também diminui o aparecimento de rugas e flacidez.


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