Silêncio é uma palavra do latim e refere-se à ausência de ruído. O silêncio como terapia pode ser realmente curador.

Desde tempos memoráveis, o conceito de silêncio tem sido importante . Por exemplo, na filosofia clássica, vários pensadores preferiram o silêncio ao invés da fala, como no caso da escola estóica.

Às vezes, falar sobre um assunto pode nos desgastar; Portanto, é melhor ficar quieto, pois em intimidade silenciosa podemos preservar o que não queremos expor ao julgamento dos outros.

No entanto, todos os dias é mais difícil obter um ambiente quem reina o silêncio, devido a dispositivos tecnológicos, ruído nas ruas, poluição sonora e outros. Tudo isso impede que nosso cérebro descanse e experimente o verdadeiro descanso por um instante.

Silêncio como terapia e os perigos do ruído

Para que serve o silêncio? Por que é tão importante e por quê? Tantas pessoas vão diariamente à periferia da cidade em busca de tranquilidade?

Antes de tudo, deve-se notar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que uma grande parte da população é expostos a níveis de ruído que são potencialmente prejudiciais.

Os números manipulados pela OMS são surpreendentes, porque até 2030 supõe-se que mais de 500 milhões de pessoas sofrerão de problemas auditivos.

Segundo em vez disso, é necessário observar que o cérebro precisa de silêncio para tomar decisões e se sentir calmo porque a presença de ruído faz com que os mecanismos de luta ou fuga sejam ativados no nível do cérebro e isso causa estresse. [19659010] Você pode estar interessado: 5 coisas surpreendentes que geram ansiedade

Benefícios do silêncio

A exposição constante ao ruído pode aumentar os níveis de cortisol e levar a problemas de saúde. Pelo contrário, ambientes silenciosos nos trazem benefícios.

Se o barulho ao nosso redor é forte, os níveis de cortisol aumentam, além da pressão arterial. Isso pode desencadear um episódio de estresse crônico. Portanto, vale lembrar os benefícios que o silêncio nos traz. Se tomarmos o silêncio como terapia, podemos:

  • Reduzir doenças cardiovasculares.
  • As crianças podem experimentar menos estresse e aprender mais rapidamente.
  • Reduzir os níveis de ansiedade e depressão em adultos.
  • Sono placidamente e com menos dificuldade.

Esses benefícios são cientificamente comprovados ; portanto, não há espaço para dúvidas começarem a demorar alguns minutos e aproveitar tudo o que podemos ganhar se entrarmos no mundo do silêncio. [19659005] Um estudo confirma a necessidade de silêncio

Em 2006, um médico e músico chamado Luciano Bernardi, realizou uma importante investigação que mostrou mais clareza sobre a importância do silêncio.

Nesse estudo O Dr. Bernardi analisou a relação entre os efeitos da música, o sistema circulatório e o cérebro. Em suas descobertas, ele percebeu que, nos minutos de descanso entre as músicas, o cérebro reduzia os níveis de estresse.

Isso confirma a necessidade de se aproximar do silêncio como prática, como terapia viver com menos ansiedade e mais calma em nossas vidas.

Como o silêncio pode nos ajudar?

Se você se pergunta como pode introduzir o silêncio em sua vida, pode ser necessário encontrar um espaço ideal para isso. inicie algumas rotinas úteis e conectem você ao seu interior, como a meditação.

Durante a meditação, o estresse diminui, além de outros ganhos no nível psicológico, pois também melhora a qualidade do sono, da memória, relaxa a mente, reduz a tensão muscular, entre outros.

Meditando, podemos experimentar o alcance terapêutico do silêncio, entre outros benefícios, como a incrível regeneração do neu áreas, algo que muitos duvidavam até agora.

Nas cidades, pode não ser fácil encontrar um minuto de calma, dado que o tráfego já impõe ruídos ao nosso redor. No entanto, outras formas de fuga também são válidas. Isso explica por que muitas pessoas preferem férias em lugares distantes da cidade.

Descubra: 6 inimigos de sua saúde cerebral que você deve se afastar

Algumas recomendações

 Mulher meditando no trabalho [19659032] Dedicar alguns minutos para meditar e fazer exercícios respiratórios pode ajudá-lo a obter os benefícios do silêncio. O importante é desconectar-se completamente de todos os tipos de distração. </figcaption/>
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<p> Siga estas sugestões para que você possa viver com um pouco mais de tranquilidade em sua vida: </p>
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<li> <strong> Aproveite o café da manhã. </strong> É a sua primeira ingestão e você merece fazê-lo sem pensar em nenhum problema ou no que deve fazer ao sair de casa. Apenas aproveite esse pequeno momento. </li>
<li> <strong> Pratique exercícios respiratórios quando estiver no escritório ou em qualquer lugar. </strong> Apenas concentre-se na respiração e isso ajudará os outros sons a diminuir a velocidade. </li>
<li> <strong> Descubra lugares que lhe proporcionam paz. </strong> Às vezes, eles estão dentro da cidade, mas pela velocidade que não percebemos, como igrejas, algumas praças ou parques. São lugares onde podemos retirar todo o barulho por alguns minutos e permitir que nosso cérebro descanse. Algumas atividades também nos ajudam a ficar calmos. </li>
<li> <strong> Desconecte-se do mundo exterior por um segundo </strong>. Isso é equivalente a parar de responder a mensagens, chamadas ou cumprir outras obrigações. Simplesmente evite a nomofobia que muitas pessoas sofrem e desligue o telefone. Esses minutos serão muito úteis. </li>
</ul>
<p> Se você colocar essas dicas em prática, poderá se conectar consigo mesmo e apreciar a verdadeira essência do silêncio como terapia. Mantenha-os em mente agora! </p>
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