Hoje nós trazemos para você uma dieta que está gerando grande interesse em todo o mundo, especialmente na Internet, além de levantar algumas controvérsias porque não é considerada totalmente saudável: a dieta de cores . Uma dieta que em linhas gerais é baseada em incluir em nossa dieta alimentos das cinco cores básicas, isto é, azul ou roxo, vermelho, verde, branco e amarelo. Uma dieta que, além de ser uma maneira de perder peso, tenta ser didática e nos leva a aprender a comer de forma saudável usando estímulos visuais.

E, de acordo com estudos, tendemos a ser mais atraídos por aqueles pratos cheios de cor, isto é, comemos com os olhos. A dieta de cores aproveita essa tendência para nos levar a encher nossos pratos com alimentos que têm mais variedade de cores e que são também os mais saudáveis: frutas e verduras. Então, tome nota e diga sim à dieta das cores, porque comer com os olhos também é saudável.

Qual é a dieta das cores?

Embora possa parecer estranho, não temos mais do que fazer o teste do buffet livre e ver como a nossa primeira tendência é ir para os pratos com mais cor, especialmente a área de frutas e saladas. Embora, a gula possa geralmente com o nosso primeiro impulso e geralmente acabamos na área de sobremesas, pizzas e outros alimentos também cheios de cor e, claro, de calorias. Esta dieta de cores visa aproveitar essa ativação dos sentidos, especialmente o olfato e a visão, para nos guiar para a área saudável e nos fazer consumir legumes, frutas e vegetais de cinco cores todos os dias. [19659002Estapráticaconvertidaemumhábitocomassemanasnãoapenasnosforneceránutrientesmineraisfibrasevitaminasmastambémnosajudaráaperderpesooupermanecersaudável

Ekaterina Pokrovsky || Shutterstock

Alimentos e cores na dieta das cores

As cinco cores incluídas na dieta são azul ou roxo, vermelho, verde, branco ou amarelo. Os alimentos dessas cores têm uma série de propriedades que ajudarão a proteger nosso corpo e melhorar nossa saúde. Lembre-se que:

1. Os legumes e frutas de roxo ou azul fornecem altas doses de antioxidantes, moléculas que impedem a oxidação de outras moléculas e, assim, retardam o desgaste e o envelhecimento prematuro da pele, tecidos e órgãos. Sua proteção contra os radicais livres os torna ideais para o cuidado de nossa pele e nossa saúde. Neste grupo estão beterrabas, mirtilos, amoras, ameixas, beringelas e uvas pretas, entre outros

. Os alimentos de cor vermelha são ricos em betacarotenos sendo também altamente recomendado para manter a saúde da nossa pele, além de ser depurativos e nos ajudar a eliminar todas as toxinas que se acumulam no nosso corpo. Tomates, morangos, melancias, framboesas, pimentas, cerejas e rabanetes são destacados

3. Os alimentos de cor branca, concretamente as frutas e verduras desta cor, aumentam as defesas fortalecendo o sistema imunológico e otimizam o organismo contra bactérias e vírus . Entre outros, destacam-se o alho, o nabo, a couve-flor, a cebola, o alho-poró e a pêra

. Os alimentos verdes por sua vez, ajudam a prevenir o colesterol e doenças cardiovasculares, otimizando a circulação sanguínea. Neste grupo estão espinafres, kiwis, acelga, alface, brócolis, alcachofra e espargos verdes

. Aqueles de alimentos amarelos favorecem a manutenção da boa saúde dos dentes e ossos, além de melhorar nossa visão e nossa pele para também ser rica em beta-caroteno. Destacam-se cenouras, tangerinas, abóbora, pêssego, abacaxi, limão, manga e laranja.

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