Para contribuir para o bom estado da nossa flora intestinal devemos tomar medidas destinadas a restaurar ou repovoar as populações de bactérias benéficas. Ao mesmo tempo, devemos também parar o crescimento de microrganismos patogênicos ou eliminá-los, tanto quanto possível.

Para isso, podemos recorrer à administração de alimentos ou suplementos que contenham microrganismos vivos ( probióticos ), ingerir os tipos de fibra que os alimentam e favorecem seu desenvolvimento ( prebióticos ) ou combinam bactérias e fibras em preparações chamadas simbióticos .

Suplementos simbióticos contêm o tipo mais apropriado de fibra para favorecer o desenvolvimento das bactérias ou grupo de microorganismos que a acompanham . Desta forma, aumenta a sobrevivência de bactérias específicas na sua fase de trânsito intestinal e aumenta o seu potencial para se estabelecer no cólon e desenvolver a sua função com efeitos benéficos para a saúde

 Bactérias e probióticos: a nova revolução

Seu bem-estar depende de suas bactérias intestinais, alimentá-los bem

Estudos clínicos comprovaram a eficácia de certas combinações de probióticos e prebióticos . Por exemplo:

  • Uma variedade específica de Lactobacillus plantarum e fibra de aveia
  • Lactobacillus sporogens com frutooligossacarídeos
  • Várias linhagens de lactobacilos com fibras vegetais bioativas (betaglucanos, inulina, pectina , amido resistente e oligofrutose)

Suplementos têm o seu papel na consulta médica para tratar uma variedade de problemas de saúde, mas o mais importante é prevenir e manter a microbiota em bom estado . Para isso, é aconselhável comer naturalmente, fazer exercícios, evitar o estresse e não consumir antibióticos ou outros medicamentos, se não for absolutamente necessário e sob prescrição médica.

Probióticos em medicina

Os probióticos eles são definidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como "microrganismos vivos que, quando administrados em quantidade adequada, conferem benefícios à saúde do hospedeiro ". Esses microrganismos podem ser bactérias ou leveduras, não patogênicos e não-tóxicos.

Esta definição tem que se adaptar a novos conhecimentos, pois vários cientistas mostraram que alguns microrganismos inativos, incluindo seus componentes celulares, também exercem um efeito benéfico. .

 Você toma probióticos com o antibiótico? É sempre aconselhável

Nos últimos anos tem havido um rápido aumento no uso de probióticos para o tratamento de patologias cada vez mais diversas, devido aos avanços na pesquisa. Portanto, podemos encontrar uma grande variedade de probióticos no mercado, mas devemos levar em conta sua segurança e não usá-los sem controle médico ou em situações em que sua eficácia não tenha sido demonstrada por evidências científicas.

Uma indicação proeminente é a estimulação da imunidade . Algumas cepas aumentam a atividade dos glóbulos brancos e a produção de substâncias que participam da imunidade, como citocinas, interferon gama e interleucinas. Essas propriedades justificam o uso de probióticos contra infecções e alergias.

Como os probióticos nos ajudam?

Os probióticos cumprem uma grande variedade de funções em nosso corpo e algumas são vitais:

  • Eles garantem uma boa higiene digestiva . Eles favorecem a degradação dos alimentos e a absorção de nutrientes.
  • Eles regulam as funções do cólon . Especialmente o metabolismo dos carboidratos e, consequentemente, desempenham um papel importante em patologias como diabetes tipo 2 e obesidade.
  • Melhorar os distúrbios do trânsito intestinal . Eles também podem melhorar outros problemas digestivos relacionados a doenças intestinais inflamatórias, como intestino irritável ou colite ulcerativa.
  • Eles ajudam na prevenção e restauração de doenças infecciosas . Incluindo doenças do trato respiratório por seu efeito imunomodulador
  • Reduz o risco de eczema e outros distúrbios alérgicos .
 6 benefícios de tomar alimentos probióticos

Alguns alimentos supõem uma grande contribuição dos probióticos e devemos incorporá-los à dieta:

  • Iogurte : rico em Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus . Miso : pasta de soja e arroz, rica em L. acidophilus
  • .
  • Kefir : inclui L. Acidophilus, L. paracasei, L. helveticus, L. kefiri, Bifidobacterium bifidum …
  • Azeitonas : contêm Lactobacillus L. pentosus e leveduras
  • Chucrute : inclui Lactobacillus plantarum, L. curvatus, L. sakei, L. paraplantarum …

 Como fazer chucrute em casa passo a passo

O que são prebióticos?

Em nossa dieta diária é conveniente combinar probióticos com prebióticos, fibras não digeríveis que estimulam o crescimento e a atividade de microrganismos benéficos, ] respeitando o próprio ecossistema do indivíduo. Alguns desses alimentos prebióticos que não devemos esquecer diariamente são:

  • Chicória, cebola, alho, alho-poró ou espargos: são ricos em frutooligossacarídeos (FOS).
  • Legumes e leite humano: contém galactooligossacarídeos (GOS)
  • Frutas, vegetais e mel: contém xilo-oligossacarídeos (XOS).

Todos esses alimentos ajudam [9459007] melhorar a absorção de minerais .

O consumo diário de prebióticos melhora o trânsito intestinal mantém o crescimento e funções da mucosa e o equilíbrio de água e eletrólitos, fornece energia e nutrientes para as bactérias intestinais benéficas e aumenta a resistência contra patógenos invasores.

 Que você não falte fibras todos os dias!

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