Quando adoecemos, com gastroenterite, por exemplo, nos sentimos mal, mesmo querendo chorar. Se estivermos com fome, nosso humor pode ser de cães.

No caso de doenças intestinais, essa relação entre sentimentos e sistema digestivo é ainda mais evidente. Sabe-se que as pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn sofrem mais ansiedade ou depressão.

E não há dúvida de que o nosso humor é influenciado pelo que acontece na barriga. Tranquilize o intestino por causa de sua saúde mental

Técnicas de relaxamento, um pouco de esporte ou meditação são excelentes aliados para reduzir os níveis de estresse e evitar que o cérebro retire a energia do intestino.

Outra boa opção em tempos, por exemplo, muito trabalho ou exames, é mimar nosso intestino fornecendo doses extras de alimentos prebióticos e probióticos . Esse conselho tem a ver com o cuidado de nossa comunidade de bactérias intestinais, a chamada microbiota (anteriormente conhecida como flora intestinal), que desempenha um papel essencial na função digestiva e na saúde geral.


O cuidado com a microbiota é a chave

Se pesássemos, todos os microorganismos que vivem no intestino poderiam chegar a 2 kg. Para se ter uma idéia da enorme quantidade dessas "micro ocupações" que vivem em nós, vale a pena mencionar que um único grama de fezes contém mais bactérias do que os seres humanos estão na Terra.

Essas bactérias têm sido úteis como companheiras ao longo de milhares de anos de evolução. A maioria vive no intestino grosso e é responsável por realizar funções essenciais para a nossa saúde .

 Cuidar da microbiota no combate à depressão

Para começar, eles se alimentam de alimentos que não foram digeridos no intestino delgado. Em troca, ajudam a absorver nutrientes que de outra forma teriam sido perdidos, como o cálcio.

Também eles quebram e descartam substâncias tóxicas e medicamentos. E eles sintetizam doses extras de ácidos graxos e vitaminas K, B12, B1 e B2, essenciais para a coagulação do sangue, para fortalecer os nervos e obter energia dos alimentos.

Os efeitos de uma microbiota alterada

Se cuidarmos das bactérias, eles cuidam de nós.

Em vez disso, nós também temos

" pessoas obesas,

por exemplo, tendem a ter menos diversidade microbiana do que pessoas magras saudáveis. Esse perfil diferente de microbiota também está relacionado a outras doenças, como o diabetes ", diz Giulia Enders, autora de .

Foi até visto que quando essa comunidade de microorganismos se desequilibra e um tipo de bactéria começa a predominar e outros desaparecem, o surgimento de distúrbios tais como Parkinson, Alzheimer e Luso alguns tipos de autismo

 Psychobióticos: bactérias que ajudam a sua saúde mental

Para estar em boa saúde, é essencial desfrutar de uma microbiota com uma composição variada .

Quanto mais diversidade de bactérias, melhor

Existem centenas de investigações em curso para determinar os efeitos de cada espécies de bactérias e como estimular o crescimento dos mais benéficos. Estudamos até mesmo o potencial de algumas cepas de bactérias no tratamento de disfunções digestivas dor ou desequilíbrios mentais.

Já se sabe que a diversidade e o bem-estar da microbiota é favorecido com ] alimentos ricos em alimentos vegetais . O consumo de probióticos também mostrou um efeito benéfico.

 A lista de compras para cuidar da nossa microbiota

Por outro lado, o estilo de vida é importante: exercício físico e relaxamento tornam-se bactérias intestinais, enquanto o estresse, antibióticos e muitos medicamentos representam uma ameaça ao seu equilíbrio.


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