A respiração nasal não é apenas para quem pratica ioga ou meditação. Na verdade, a Mãe Natureza nos deu um nariz para proteger praticamente todo o nosso corpo. Ele não apenas filtra, umedece e aquece o ar que respiramos, mas também nos permite livrar-nos de toxinas, vírus e bactérias, saborear os alimentos e combater o estresse. Você não acha que é possível? Descubra aqui os benefícios de respirar pelo nariz.

Respirar pelo nariz ou pela boca?

Como sabemos, respirar pelo nariz é involuntário e natural mas muitas pessoas se acostumam com isso .respiram pela boca e então é muito difícil adotar a respiração nasal. Respirar pela boca é normal em certas ocasiões, como após esforços físicos, em situações estressantes ou quando o nariz está bloqueado devido a um resfriado.

Embora a respiração pela boca esteja associada a vários distúrbios de saúde,

a respiração nasal tem muitos efeitos positivos no corpo e na mente. No entanto, para desfrutá-los, devemos respirar corretamente. E isso não é tão simples!

Benefícios da respiração nasal

Respirar pelo nariz tem os seguintes benefícios:

  • Fornece oxigênio naturalmente ao corpo . Isso melhora a oxidação e a circulação do sangue.
  • Atua como um filtro umedecendo e aquecendo o ar inspirado. Isso reduz o risco de infecções.
  • Em crianças, estimula o desenvolvimento correto da boca, dentes, fala e deglutição.
  • Modula a memória olfatória e melhora a memória em geral por meio de oscilações neuronais. .
  • Favorece o descanso uma vez que o cérebro controla o chamado “ciclo nasal”, pelo qual regula a entrada de ar por cada uma das narinas durante a noite. Respirar pela boca altera este ciclo, causando sono irregular e pouco restaurador.
  • Aumenta a capacidade de concentração e motivação e reduz o estresse.
  • Diminui a pressão [19659010Aumentaacapacidade da caixa torácica.

Como respirar corretamente pelo nariz

Você tem benefícios suficientes? Para apreciá-los, você deve adotar e praticar a respiração abdominal.

Siga nosso treinamento para respirar pelo nariz da maneira correta:

  • Deite-se confortavelmente de costas.
  • Descanse as mãos cruzadas suavemente sobre o estômago.
  • Respire trazendo o ar para o seu estômago. Você verá se o músculo empurra as mãos para cima. Quanto mais profunda for a respiração pelo nariz, mais as mãos se levantarão.
  • Prenda o ar nos pulmões por alguns segundos.
  • Para expirar, relaxe o estômago e depois expulse voluntariamente o ar empurrando o diafragma para dentro do pulmões.
  • Espere alguns segundos e comece novamente

Você sabia sobre esses benefícios e estratégias para respirar pelo nariz ? Compartilhe-os!

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