Você alimenta suas emoções ou os alimentos criam suas emoções? Se analisarmos o grande número de publicações científicas sobre esse assunto, descobrimos que a relação entre o que como e o que sinto é bidirecional.

Essa relação nas duas direções é uma bola de cristal "que, por um lado, mostra o que realmente sentimos, observando os alimentos que o corpo pede de nós e, por outro, nos ajuda a sentir-nos melhor se comermos um determinado tipo de alimento.

come o que come?

  • Laticínios: O desejo de leite, iogurte cremoso, sorvete, milk-shake e queijo sugere, por exemplo, que você almeja calma e conforto. São alimentos associados ao que o bebê sente quando está nos braços da mãe. Esse efeito viciante e relaxante deve-se ao fato de o leite conter peptídeos com efeitos opióides, como a casomorfina. Esses peptídeos têm uma estrutura muito semelhante à das endorfinas, encontradas no leite materno e produzidas pelo próprio corpo, e que geram uma sensação de bem-estar.
  • Açúcar ou alimentos doces. Eles estão associados ao desejo de ter amigos, amar e sentir mais bondade. Os efeitos emocionais do açúcar são refletidos em várias publicações científicas. O efeito viciante é bem conhecido, devido à sua ação no sistema opioide endógeno que produz uma sensação temporária de bem-estar. O aumento dos níveis de glicose no sangue também está relacionado à sensação de ter mais energia.
  • Farinha de alimentos. O desejo de lanches, pizzas e massas indica que os sentimentos que predominam são solidão, tristeza ou até depressão. Essa relação se baseia em um efeito semelhante ao açúcar: são carboidratos simples da cadeia que acabam elevando os níveis de glicose no sangue. Mas, como no caso anterior, isso causa uma sensação de bem-estar e energia que é apenas temporária. Além disso, o glúten nesses alimentos tem um efeito depressivo, de acordo com um estudo publicado em Alimentar Farmacologia e Terapêutica.
  • Alimentos crocantes. Sejam saudáveis ​​(maçãs) ou não muito (batatas fritas), o apetite por elas reflete frustração, raiva e raiva, emoções intimamente ligadas ao estresse. Mastigar alimentos crocantes desbloqueia e relaxa a mandíbula, uma área que acumula muita tensão quando estamos estressados, com raiva ou com raiva. Esse relaxamento é acompanhado por uma sensação emocional de relaxamento.

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Seu apetite revela seus sentimentos

Às vezes, podemos pensar que superamos uma emoção porque não a expressamos. Mas essa falta de expressão, seja porque preferimos nos esconder ou porque pensamos que é negativa, a bloqueia e, inconscientemente, determina nosso modo de vida. Os desejos incontroláveis ​​ que experimentamos são nossos aliados para descobrir o que está oculto em nosso inconsciente.

Quando não sabemos o que sentimos ou sentimos em um caos emocional, uma boa maneira de obter informações é parar por um momento, respirar e ver o que queremos comer. Porque esse desejo por um certo tipo de alimento é certo de que está nos dando uma idéia de que emoção é encobrir e dominar a situação em que vivemos.

As informações sobre a relação entre emoções e comida têm sido extremamente úteis nos últimos anos. descobrir o que se passava dentro de mim ao enfrentar situações e conflitos cotidianos. Agora eu posso me observar sem me julgar. Se eu sentir vontade de comer batatas fritas (orgânico!) Quando estou estressado e corro, faço isso.

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Você come estresse?

O melhor é que agora percebo que a causa é o estresse. Essas fichas estão me dizendo que estou indo rápido demais e que, talvez, se eu parar por um momento e respirar abdominalmente, se eu disser que minha mente pare de pensar que não chego porque tenho mil coisas para fazer, e digo para eu "Calma, no final, tudo corre bem", Sinto vontade de comer e relaxado.

Como minha amiga Mireia Anglada diz: "Você já viu alguém que não gosta? , como uma pausa de casal e uma farra de brócolis está presa? Nos filmes, você sempre enfia uma farra de sorvete ". Bem, isso acontece com todos nós. O que está claro é que não podemos passar pela vida de morder a compulsão, porque viveremos em uma montanha-russa que dificilmente nos permitirá alcançar o estado de bem-estar que queremos.

Não esconda suas emoções. Observe e tente ver o que está acontecendo com você sem culpar você. Quando você presta atenção ao que passa pela sua mente e pelo que seu coração sente, não precisa de comida como válvula de escape para encobrir seus pensamentos ou emoções desagradáveis.

Isso significa que você não pode comer alimentos que a fazem se sentir melhor? ? Não é isso. Certamente você já ouviu falar de alimentos de conforto, que ajudam você a se sentir melhor.

Por que os alimentos nos afetam?

As emoções primárias estão associadas a uma série de neurotransmissores: serotonina, dopamina , noradrenalina e GABA. Alguns alimentos ajudam a criar esses neurotransmissores e, portanto, afetam diretamente nossas emoções.

triptofano é um aminoácido que permite a síntese de serotonina, um neurotransmissor diretamente relacionado a O sentimento de felicidade. Portanto, quando ingerimos alimentos ricos em triptofano, aumentamos nossa felicidade. E o mesmo acontece com os alimentos que ajudam a síntese dos outros neurotransmissores.

Portanto, se nos sentimos um pouco tristes, é ótimo pegar um bom prato de alimentos ricos em triptofano (cacau, abacate, banana …) para aumentar nossa serotonina

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