Imagine por um momento um guitarrista com seu violão e as cordas que o fazem soar. Vamos visualizar agora nosso corpo, no qual o sistema nervoso desempenha as funções do guitarrista, o sistema esquelético atua como o violão e o sistema miofascial (musculatura e fáscias) exerce a função das cordas.

a guitarra, o movimento gerado pelas cordas produzirá um som com um certo tom. Se a guitarra estiver bem sintonizada, obteremos o tom desejado ; por outro lado, se a tensão da corda é muito alta ou muito baixa, não obteremos o resultado correto

Como ajustar o tom do nosso organismo

Algo similar acontece no corpo: se o tom do tecido é muito alta (hipertônica) pode levar ao excesso de rigidez e falta de mobilidade.

Por outro lado, se o tom do tecido é muito baixo (hipotônico) não vai ajudar a estabilizar o as estruturas não permitirão desenvolver força suficiente para realizar atividades funcionais.

Vamos entender por um momento o significado do tom. Esta palavra deriva do latim tonus que vem do grego tonos e significa tensão. Geralmente é feita referência ao tom da musculatura e é considerado como seu estado de tensão que predispõe a executar uma ação ou movimento.

Exercitando-se contra a gravidade

é conhecido como normotono) permite manter uma postura ereta que neutraliza os efeitos da gravidade e ao mesmo tempo realizar movimentos fluidos e coordenados .

Portanto, a maneira mais direta de estimular nosso tom é executar movimentos contra a gravidade ou contra uma resistência.

 Fácil swing para tonificação suave

Durante o movimento, no processo de regulação para encontrar um estado de equilíbrio do nosso tom, como no ato de afinar as cordas do violão, intervêm dentre outros os seguintes parâmetros:

  • Os exorreceptores (receptores propensos, sistema vestibular e sistema vi) endorreceptores (fusos neuromusculares, órgãos tendinosos de Golgi e receptores articulares entre outros); sistemas feedforward e feedback (feedback) de movimento através do sistema nervoso central; funções cognitivas, tais como atenção e percepção ; bem como nosso humor

    .

Encontre o tom com movimentos naturais

Com a meta de tonificar e fortalecer o corpo podemos distinguir duas abordagens principais.

Por um lado, temos a movimentos analíticos: por exemplo, se falamos sobre o bíceps braquial podemos ativá-lo especificamente flexionando-o um certo número de vezes (por exemplo, fazendo três séries de quinze repetições)

A outra opção é executar movimentos globais: neste caso, procuramos reproduzir movimentos naturais em que há uma inter-relação na ativação neuromuscular de todo o corpo.

Em vez de realizar movimentos que ocorrem em dois planos de espaço e em relação ao uma única articulação (movimento monoarticular, como no exemplo do bíceps), passamos a realizar movimentos mais complexos em três dimensões d o espaço e em relação a várias articulações (movimento pluriarticular, como é o caso de caminhar ou levantar do chão), integrando assim toda uma cadeia funcional.

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Como fizemos de bebês

Imagine o desenvolvimento motor de um bebê quando nos primeiros meses de vida ele começa descobrindo o espaço inicia os primeiros movimentos contra a gravidade e procura objetos ao redor para alcançá-los.

Durante essa seqüência temporal, o tom de suas extremidades e da coluna será aumentado para melhor manejar sua postura e movimentos, enquanto ele aprenderá a regular seu tom para esse propósito.

Integrar as três unidades funcionais do corpo

Um esboço mental das regiões do corpo que podem ser exercidas nos ajudará na época de realizar movimentos complexos . Para isso, podemos dividir o corpo em três unidades funcionais principais que integraremos nesses movimentos:

  • As extremidades inferiores que nos dão o suporte para a postura e nos permitem fazer os deslocamentos.
  • O tronco, como a região central do corpo que abriga e protege os órgãos e vísceras.
  • As extremidades superiores que nos permitem manipular objetos e se relacionar com os outros e com o meio ambiente.

Movimento com consciência sensorial

Para uma maior integração corporal e estimular ao mesmo tempo a orientação espacial, bem como os padrões de movimentos complexos, procuraremos realizar movimentos diagonais em espiral e que estimulem a lateralidade , como alternar movimentos contralaterais com homolateral .

É importante abordar não apenas a aparência motor do exercício em si, mas a forma como fazemos isso, tornando-se consciente do desenvolvimento sensorial

.

Como exemplos, podemos estar ciente da forma como antecipamos o próximo movimento, da sensação ao colocar um pé ou uma mão no chão, da aparência e da mudança de posição, de sentir como alongamos e contraímos todos os músculos e até mesmo a pele.

 Tonifica e suaviza seu abdome

] Varie os estímulos

A variação dos estímulos nos movimentos nos dará uma maior riqueza de benefícios no nível de integração neurossensorial e motora . Alguns dos parâmetros que usaremos serão: velocidade, ritmo, repetição ou mudança de direção.

Com isso, conseguiremos envolver ambas as fibras musculares de ativação lenta (com maior resistência à fadiga e participação na manutenção da postura), como as fibras musculares de ativação rápida (com menor resistência à fadiga e adaptada em maior medida aos movimentos de força).

Exercícios isotônicos e isométricos [19659004] Com a interação dos parâmetros acima mencionados, poderemos contrair a musculatura e as fáscias de diferentes maneiras. Se realizarmos os exercícios dinamicamente e variarmos estes parâmetros, estaremos realizando contrações isotônicas tanto concêntricas quanto excêntricas.

Se pelo contrário paramos no meio do movimento estaremos realizando contrações isometrics

.

 Fácil torção para fortalecer os músculos abdominais

Modos de tonificar

  • Opção 1: programação por objetivos . Realizamos uma programação em que realizamos um rigoroso controle de cada exercício, o número de repetições, séries e a freqüência semanal.
  • Opção 2: prática para sensações . Para isso, escolhemos um dia e uma hora da semana em que nos sentimos preparados física e emocionalmente. Exploramos a sensação de liberdade oferecida pelo fato de mover-se no espaço como se recuperasse a capacidade de descobrir os movimentos mais elementares e naturais.
  • Opção 3: prática por objetivos e sensações. Neste caso, vamos avaliar os aspectos das duas práticas anteriores. Por exemplo, vamos pensar em programar inicialmente dois dias por semana para praticar os exercícios e nos concentrar nas sensações de nos movermos em liberdade.


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