A reestruturação cognitiva busca trabalhar a flexibilidade do pensamento para encontrar versões mais adaptativas. Descubra em detalhes em que consiste.

Técnica de reestruturação cognitiva: quando e como é usada?

Última atualização: 05 de agosto de 2022

Como passar de um pensamento negativo e dramático para um mais flexível? A técnica de reestruturação cognitiva tornou-se um dos recursos mais utilizados para esse fim. Se trata de uma estratégia que considera a ligação entre pensamento, emoção e comportamento.

Como o próprio nome indica, é uma espécie de “embaralhar e dar de novo”, de conversar com nossos pensamentos e entender que eles não são os únicos possíveis nem a verdade absoluta. Vejamos então o que é e como exercê-lo.

O que é a técnica de reestruturação cognitiva?

Compreender a técnica de reestruturação cognitiva é útil partir do que é a terapia cognitiva; refere-se a técnicas que se concentram em nossos pensamentos e cognições, que por sua vez influenciam nossas emoções e comportamentos.

Vamos dar um exemplo; Se eu acho que as pessoas vão rir de mim quando falo em público, então evito fazê-lo. Ou se o fizer, vou fazê-lo com nervosismo e desconforto, e estarei muito atento às suas reações.

Quer dizer, a forma como uma pessoa pensa ou valoriza algo, influencia a forma como ela interpreta, nas suas expectativas, nas suas emoções e no seu comportamento resultante.

A técnica de reestruturação cognitiva é baseada no modelo ABC, no qual:

  • “A” refere-se a uma situação ou experiência. Por exemplo, falhar em um exame importante.
  • “B” refere-se a pensamentos sobre A. Como “eu sou um fracasso”.
  • “C” implica as consequências no plano emocional, comportamental e físico. Por exemplo, tremendo, explodindo em lágrimas, ficando com raiva ou abandonando a escola.

Esse tipo de técnica visa a flexibilidade mental, o trabalho com vieses cognitivos que nos mostram versões parciais, extremas ou distorcidas da realidade que construímos.

Trata-se de enfatizar que o evento “A” não é um problema em si, mas a interpretação que fazemos dela. Dessa forma, pesquise “hackear” nossa própria maneira de abordar questões para propor uma visão alternativa ou diferente.

Dito isto, é uma terapia que pode ser usada em inúmeras ocasiões e para tratar diferentes problemas ou distúrbios. Por exemplo, seu uso é frequente em casos de ansiedade, depressão, fobia, entre outros.

Através da técnica de reestruturação cognitiva, são fornecidas ferramentas para substituir os pensamentos negativos por outros mais adaptativos.


Técnica de reestruturação cognitiva: como é usada?

A reestruturação cognitiva (RC) envolve identificar quais são os pensamentos disfuncionais ou perturbadores, para que seja possível questioná-los e substituí-los por outros mais adaptativos. Nesse sentido, o terapeuta utiliza a entrevista, os questionários e os auto-registros para que a pessoa possa acessar suas cognições.

Toma como ponto de partida o fato de considerar que, às vezes, as pessoas pensam e agem a partir de vieses cognitivos. Portanto, somos incapazes de abordar a multidimensionalidade de um problema ou situação e permanecemos ancorados em alguns detalhes.

No entanto, a técnica não pretende indicar ao paciente o que ele deve pensar, mas sim concede a ele um papel proativo para que qualquer um que duvide de seus pensamentos, os julgue e teste sua validade ou utilidade.

Aqui encontramos outro forte suporte teórico para RC; mudança de pensamentos é possível. Consequentemente, também podemos começar a sentir e agir de maneira diferente.

Como aplicar a técnica de reestruturação cognitiva

Como é um exercício que envolve questionar nossos pensamentos e crenças, podemos fazê-lo tanto verbalmente (nos fazendo perguntas) quanto comportamentalmente (nos testando). Vejamos algumas técnicas para exercitar no dia a dia.

1. Faça perguntas críticas

No primeiro caso, tente treine o paciente para fazer perguntas críticas relacionadas a esse pensamento irritante. Por exemplo, o seguinte:

  • Que dados tenho a favor desse pensamento?
  • Que dados contradizem tal pensamento?
  • Qual é a probabilidade de que ele esteja interpretando corretamente a situação? Existem outras interpretações possíveis?
  • É possível que você esteja exagerando a situação?
  • E se as coisas realmente fossem do jeito que eu penso? Mesmo que algo ruim aconteça, é tão ruim quanto parece? Que soluções você poderia realizar?

2. Exercício de troca de papéis

Também é possível fazer um exercício de troca de papéis. Quer dizer, O paciente age ou fala como se outra pessoa estivesse em situação semelhante à sua. Por exemplo, se ele tem medo de que seu carro gire em uma esquina, pense no que ele diria a alguém que acontecesse a mesma coisa com ele.

Você buzinaria para ele? Você insultaria? Você seria paciente e esperaria que ele inicializasse? Dessa forma, trata-se de socializá-lo com outras possibilidades e não apenas com a reação temida.

Você também tem que mostrar a ele como funciona —em muitos casos— um “duplo padrão”; a pessoa exige e se pune demais e é mais benevolente com os outros. Aqui também o modelo pode funcionar bem. Por exemplo, o terapeuta pode compartilhar como resolveu uma situação relacionada à do paciente.

3. Técnica de seta para baixo

Pode-se sugerir a técnica da “seta para baixo”, que busca identificar qual é a crença básica que sustenta todo o edifício dos pensamentos posteriores. É fazer perguntas até que o paciente não consiga continuar com uma resposta. Por exemplo:

Minha voz vai tremer quando eu falo → As pessoas vão notar → Eles não vão me levar a sério → Eles vão pensar que eu sou um idiota → Eu sou um idiota.

Como pano de fundo, a pessoa percebe que se importa demais com o que os outros dizem e toma como fato algo que poderia ser uma opinião.

4. Tire conclusões

Uma vez que a pessoa consiga “argumentar” com seus pensamentos, é importante que ela consiga tirar algumas conclusões, como forma de reforçar e reafirmar essa nova estrutura. É conveniente que você tente extrair três ou quatro ideias breves e fáceis de lembrar para aplicar e repetir em outra ocasião. Por exemplo, o seguinte:

  • Pensamento: “Quando eu começar a falar em público, vou ficar nervoso, minha voz vai tremer, as pessoas vão rir de mim.”
  • Conclusão: “Se eu me preocupar com meus nervos à mostra, isso só vai me deixar pior. Todos podem ficar nervosos no começo, mas quando crio uma atmosfera familiar, posso relaxar. Mesmo que haja alguém que ri, isso não significa que a culpa é minha, essa pessoa pode ser rude ou que também está se lembrando de algo engraçado.
Por meio da reestruturação cognitiva é possível fortalecer o pensamento crítico.

Limitações e críticas da técnica de reestruturação cognitiva

É claro que a técnica de reestruturação cognitiva tem suas limitações. Por exemplo, critica-se que muitas vezes é difícil acessar os pensamentos verdadeiros, pois são tão cotidianos e habituais para o paciente, que ele os normaliza e não os registra. O bem, questiona-se o papel preponderante dado às cognições.

Claro que é preciso reconhecer que todas as técnicas podem ter um ponto de aperfeiçoamento e é possível complementá-las com outras e com o olhar clínico do terapeuta para favorecer o trabalho de acordo com cada paciente.



A reestruturação cognitiva é aprender

Por meio dessa técnica, trata-se de tornar nosso cérebro mais permeável a outras possíveis interpretações. Quer dizer, enfraquecer algumas ideias, substituí-las e fortalecer outras. É importante que as pessoas saibam que, com esforço e motivação, a mudança é possível e que nosso cérebro é capaz de aprender novos hábitos.

Você pode estar interessado…

Comentarios

comentarios