A terapia cognitivo-comportamental é um tratamento que se concentra em modificar os comportamentos e pensamentos que gerenciam o problema psicológico que se deseja intervir.

Pode ser usado em crianças e adultos e em desordens como depressão, transtornos de ansiedade, transtorno bipolar, transtornos de personalidade, melhoria de habilidades sociais, ataques de pânico, fobia social, transtorno de estresse pós-traumático, entre outros.

Esta é uma terapia que incide sobre no presente e no funcionamento atual da pessoa, de modo que o trabalho diretamente sobre o estado cognitivo e comportamental.

Neste artigo, você vai conhecer as características dessas terapias, técnicas que são usadas, quais são as suas benefícios, e que tipo de problemas este tipo de intervenção pode tratar.

Características da terapia cognitivo-comportamental

Se você já foi ao psicólogo ou conhece alguém que já passou, provavelmente já ouviu falar sobre a terapia cognitivo-comportamental (TCC), mas talvez ainda não saiba exatamente o que é.

, é um tipo de intervenção psicológica, que tem muita evidência científica, e que se tornou nos últimos anos um dos mais utilizados no campo da psicologia.

Enfoca a pessoa

 Terapia Narrativa

Seu objetivo é nutrir o indivíduo com as habilidades necessárias para superar suas dificuldades psicológicas. Assim, a Terapia Comportamental Cognitiva focaliza o sujeito, suas características e suas habilidades, e se distancia das terapias psicodinâmicas que focalizam os pensamentos inconscientes.

Derivado da psicologia cognitiva e comportamental.

Como o próprio nome indica, surge como uma derivada natural das descobertas da psicologia cognitiva e da psicologia comportamental .

A psicologia comportamental era de aparência anterior à TCC. No entanto, a superficialidade da que foi riscada para esta escola, já que se focou apenas no comportamento, omitindo completamente a cognição e o pensamento, mostrou a necessidade de incorporar outros aspectos para aplicar em psicoterapia

É nesse momento em que a psicologia cognitiva emerge, com foco no estudo de pensamentos e cognição humana. Após o surgimento desta escola psicológica muito em breve os pesquisadores clínicos viram a aplicabilidade desses princípios à psicoterapia.

Assim, através da conjunção dessas duas escolas psicológicas nasceu a terapia cognitivo-comportamental, que adotada como [pontos de intervenção] a cognição e comportamento humanos:

  • Torna a terapia comportamental o método científico e a evidência verificável através do comportamento, garantindo um valor terapêutico imaculado da modificação do comportamento em problemas psicológicos
  • O valor do pensamento e da cognição como a principal fonte de alterações psicológicas é reconhecido e se torna a área básica da intervenção .
  • A importância da relação entre a pensamento e comportamento para explicar o funcionamento humano e a saúde mental. 032] Como funciona?

    Dissemos que a TCC se concentra na cognição e no comportamento humano, no entanto, como isso funciona exatamente? De acordo com a terapia racional de Ellis, o funcionamento pode ser dividido em três partes: A, B e C.

    • A : Refere-se à situação ou estímulo previdente do mundo exterior com o qual está envolvido o indivíduo
    • B : Este é o pensamento / pensamentos que o indivíduo apresenta sobre a situação ambiental (sobre A).
    • C : Explica as conseqüências causadas pelo pensando Essas conseqüências incluem respostas emocionais (e sentimentos) e comportamentais .

    De acordo com este modelo de TCC, as 3 partes (A, B e C) estão em constante feedback. A situação (A) produz o pensamento (B) e o pensamento (B) produz certos comportamentos e emoções (C). Ao mesmo tempo, as emoções e comportamentos (C) alimentam o pensamento (B), tornando-o mais forte.

    Você não foi suficientemente claro? Bem, vamos ver um exemplo!

    • A : Na empresa eles fazem uma redução da força de trabalho e eles me dão a carta de demissão
    • B : Eu acho que é um revés importante, eu tenho sido vida complicada, estou preocupado, etc.
    • C : Eu sinto repulsa, decepção e nervosismo. Eu fico em casa desanimado

    Nesse caso, a demissão (A), produziu meus pensamentos de preocupação (B), que causaram algumas emoções e comportamentos de nojo e desânimo (C). Ao mesmo tempo, o fato de estar abatido e enojado em casa (C), aumenta os pensamentos de preocupação (B). Tendo um número maior de pensamentos (B), mudando a situação C torna-se mais complicado.

    De acordo com os princípios da terapia cognitivo-comportamental, o objetivo do tratamento seria:

    Por um lado pensamento : se eu realizar intervenções capazes de substituir pensamentos atuais por outros mais otimistas como por exemplo : " posso procurar outro emprego melhor ou agora terei mais tempo para minha família ", emoções e comportamentos também serão modificados: vou ser mais motivado e otimista, vou procurar trabalho e serei ativo.

    Por outro lado o comportamento : se apesar de estar preocupado e abatido, posso mudar meu comportamento, ser mais ativo, procurar trabalho, realizar atividades que me dão satisfação, etc. Meus pensamentos negativos diminuirão, e terei uma capacidade maior de mudar meu humor e continuar fazendo esses comportamentos que me beneficiam.

    O que acontece durante a terapia?

     trata a ansiedade naturalmente

    Quando você inicia a terapia, eles perguntam sobre seu histórico e seu status atual. O terapeuta trabalhará junto com você para identificar suas áreas problemáticas, e você concordará entre os dois para trabalhar.

    O terapeuta tentará identificar a maneira como você pensa, se comporta e como você gera suas emoções e sentimentos.

    Posteriormente, você será administrado uma série de técnicas psicológicas para que você seja capaz de identificar por si mesmo sua maneira de pensar e se comportar, e você contribuirá com conhecimento e ferramentas para melhorar as áreas nas quais você tem maiores dificuldades.

    pedir-lhe para fazer diários ou auto-registros para examinar sua operação fora da consulta, bem como a lição de casa.

    Qual procedimento é seguido?

    Terapia cognitivo-comportamental consiste em 3 estágios principais.

    ] Esta primeira etapa tem como objetivo principal conhecer o paciente como um todo. Informe-se sobre a personalidade do indivíduo, suas habilidades e habilidades e problemas psicológicos ou dificuldades que possam surgir.

    Mas cuidado! Esta primeira fase não é uma simples avaliação psicológica onde o terapeuta lhe dá alguns testes para que você possa preenchê-los … O objetivo desta primeira avaliação é muito mais do que isso. O propósito é começar a relação profissional que o acompanhará durante o resto da intervenção .

    Assim, esta fase da intervenção é provavelmente a mais importante de todas, pois é no caso em que a aliança terapêutica é forjada. entre o profissional e o paciente, informações sobre o último e o problema psicológico subjacente são coletadas, e os objetivos terapêuticos são acordados.

    Intervenção terapêutica

    A segunda fase da terapia é a mais longa, e consiste na intervenção psicológica em si mesma

    É nessa fase, quando o terapeuta e o paciente já estabeleceram uma relação terapêutica adequada baseada na confiança e no comprometimento, quando eles começam a aplicar técnicas psicológicas destinadas a alcançar os objetivos e as mudanças previamente acordadas.

    Follow-up

    Esta fase começa quando o sujeito atinge um estado de melhoria significativa, e já não requer terapia para fazer as mudanças que até a data tinha sido feita na consulta. A frequência de sessões é espaçada, e o objetivo é manter melhorias e evitar recaídas.

    Técnicas de terapia cognitivo-comportamental

    Terapia cognitivo-comportamental contém um grande número de técnicas, que são usadas em função do problema que você deseja resolver. Vamos ver o mais usado:

    Técnicas operantes

    Estas são técnicas que visam modificar o comportamento. Consistem em fornecer estímulos de maneira ordenada ao paciente, com o objetivo de que esses estímulos facilitassem a modificação do comportamento problemático.

    • Técnicas operantes para o aumento e manutenção de comportamentos.
    • a aquisição de novos comportamentos
    • Técnicas cirúrgicas para a redução ou eliminação de comportamentos

    Técnicas de exposição

    Consistem em aproximar (expondo) o assunto de forma sistemática e adaptada àqueles estímulos que ele teme e que o geram ansiedade, de modo que, desta forma, pode enfrentar e superar seus medos.

    • Exposição ao vivo.
    • Exposição na imaginação.
    • Exposição simbólica.

    Relaxamento sistemático e dessensibilização

    procedimentos que ajudam o indivíduo a reduzir sua tensão física e / ou mental, reduzir o estresse e a ansiedade e encontrar um estado de calma.

    • progressivo
    • relaxamento autogênico
    • técnicas de respiração

    Aqui você pode ver mais técnicas de relaxamento

    habilidades sociais e habilidades de enfrentamento

    habilidades sociais são aprendidas comportamentos que podem ser modificados e melhorados através de técnicas de aprendizagem como as seguintes:

    • Formação em auto-instrução
    • Inoculação do estresse
    • Resolução de problemas

    Técnicas cognitivas

    Estas técnicas destinam-se a modificar o pensamento e interpretações que são realização de eventos que podem causar desconforto e / ou comportamentos prejudicial

    • A reestruturação cognitiva
    • Detenção de pensamento.
    • Distração

    Vantagens

    Tem base científica

    Talvez existam pessoas isso não dá muita importância à evidência científica quando você vai a um psicólogo, porque acha que os benefícios de psicoterapia está no terapeuta que na terapia em si.

    Mas o que você pensaria se tratá-lo de um câncer eles propuseram um tipo de intervenção sem evidência científica?

    Bem, na psicologia, a mesma coisa acontece. Não importa quão bom seja um terapeuta, se você não usa métodos que se mostraram eficazes, você provavelmente não pode oferecer a melhor intervenção para o seu problema.

    Assim, com a TCC, você terá este ponto a seu favor, já que em todos os estudos realizados, o seu potencial terapêutico foi demonstrado para uma grande diversidade de problemas.

    É eficaz para problemas graves

    Como já dissemos, a terapia cognitivo-comportamental tem amplas evidências científicas, e também a tem para transtornos mentais graves, não só para problemas psicológicos simples.

    Assim, transtornos como depressão maior, transtorno de estresse pós-traumático, ataques de pânico, fobia social ou abuso de substâncias, [19659005] entre muitos outros, pode ser tratada eficazmente com a terapia comportamental cognitiva

    Examina as origens dos problemas

    Ao contrário da psicanálise ou de outras intervenções. Para os Idos psicológicos, a TCC não baseia suas sessões em falar sobre o passado, a infância ou possíveis traumas com os pais.

    Entretanto, essa terapia enfatiza o modelo de formação de esquemas mentais durante a infância e a adolescencia. Você tenta descobrir como você criou seus esquemas mentais atuais, suas crenças e seus pensamentos, e quais técnicas serão mais eficazes agora para modificá-las.

    Portanto, mesmo que a CBT se concentre no presente e não no passado, não deixa de lado as origens dos problemas, e é sobre examiná-los que são úteis para tirar conclusões sobre o tratamento atual.

    E o que você acha da terapia cognitivo-comportamental? Você já tentou? Corrobora sua eficácia?

    Referências

    1. O modelo de terapia cognitivo-comportamental Por DR. Roberto Mainieri Caropresso
    2. Introdução à terapia cognitivo-comportamental (TCC). Dra. Cristina Ruiz Coloma. Centro Médic Teknon. Barcelona
    3. M.A. e Angela Fang, M.A. Universidade de Boston, Boston, MA

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