Faça o teste: qual é a sua nutrição?

Para fazer este teste de hábitos alimentares e saúde leia estas frases e marque para cada uma delas se "É verdade" ou "É não é verdade "no seu caso:

  • De vez em quando como doces ou um pedaço de bolo, mas sem a consciência pesada.
  • Até agora, meus níveis de açúcar no sangue e colesterol sempre estiveram corretos nas análises.
  • Eu geralmente consigo comer sem problemas cinco porções diárias de frutas e vegetais (contagem de suco).
  • Eu sei que um contorno de cintura de mais de 88 cm nas mulheres é um fator de risco e tento ficar abaixo disso.
  • Se eu sou um homem, geralmente não bebo mais do que 250 ml de cerveja ou vinho por dia ou 125 ml se eu for mulher.
  • Não é difícil para mim evitar gorduras animais incluindo manteiga.
  • Eu preparo comida sem [1 9459006] cozinhá-lo demais.
  • vegetais e frutas frescas estão na mesa todos os dias.
  • Na minha família quase não há casos de colesterol, diabetes ou obesidade.
  • I tento manter naturalmente meu peso corporal sem fazer dieta.
  • Eu não compro produtos que parecem oferecer um benefício extra como "leite que ajuda a reduzir o colesterol".
  • Eu como bem . consciente, mas prazer não deveria faltar.
  • Eu aprecio alimentos orgânicos e compro-os regularmente.
  • Eu geralmente bebo entre 1,5 e 2 litros de líquidos por dia.
  • Eu preparo pelo menos uma refeição por dia com ingredientes frescos.
  • Como um ovo frito ou cozido todos os dias? É algo que posso evitar perfeitamente.
  • Meu peso quase não mudou nos últimos anos.
  • Gosto de leguminosas e nozes e eu como pelo menos quatro vezes por semana.
  • Normalmente como o que quero e Não planejo com antecedência.
  • Pelo menos uma vez por dia em família ou casal. [19659004] Em vez de pão branco, opto por pão integral ou pãezinhos.
  • Costumo comer muesli, massa integral e arroz integral.
  • Meu consumo de carne é inferior a três porções por semana.
  • É muito raro que eu coma doces enquanto leio ou assisto TV.
  • O excesso de peso nunca me afetou.
  • Eu geralmente cozinho com azeitona óleo.
  • Quando como, não procuro saciedade rápida, mas sim prazer consciente.
  • Mesmo quando estou com pressa, não uso produtos pré-cozinhados.
  • Se eu sair, bebo fast-food ou pré-cozinhados mas no máximo uma vez por semana.
  • Bebo mais de duas xícaras de verde chá por dia .

Resultados

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Cada resposta "Não é verdade" vale a pena 1.

Agora adiciona os pontos obtidos para ler a interpretação e algumas sugestões para equilibrar sua dieta pessoal.

De 0 a 10 pontos

Um bom equilíbrio entre saúde e prazer é observado .

Você provavelmente come muito pouca gordura animal e gosta de alimentos e nutrientes que promovem o bem-estar.

Além disso, você pode manter esses hábitos com uma atitude relaxada . Nada acontece se um dia você cometer uma transgressão alimentar.

Em qualquer caso, é aconselhável ficar de olho nas mudanças das necessidades do corpo devido ao passar do tempo.

to 21 points

Se você não introduzir algumas mudanças, poderá se encontrar em uma situação de risco a médio ou longo prazo. Ao longo dos anos, você pode acumular gordura ao redor da barriga ou sofrer algum tipo de inflamação crônica, com risco de diabetes, arteriosclerose, ataque cardíaco, artrite ou câncer.

Talvez você conheça os princípios básicos da nutrição saudável, mas é difícil colocá-los em prática devido à inércia ou à rotina.

Você pode cozinhar com muita gordura e consumir calorias em excesso. Além disso, você realmente não gosta de refeições.

Você deve criar um programa alimentar e segui-lo ao pé da letra . Você pode anotar por duas semanas o que come e bebe, bem como as quantidades; assim reconhecerá os pontos fracos e será capaz de remediá-los.

A medida básica é reduzir a gordura e o açúcar e aumentar o consumo de vegetais, frutas e grãos inteiros.

Também é importante aumentar o exercício físico movendo-se a pé ou de bicicleta sempre que possível.

Mais de 21 pontos

É urgente mudar o curso imediatamente. Certamente você come muito, pouco variado e rápido.

Falta de vitaminas, fibras e micronutrientes. Existem muitos pratos pré-cozinhados, açúcares, carnes, doces e bebidas açucaradas. Além disso, você prepara os alimentos de forma que muitos nutrientes sejam estragados ou gerem compostos perigosos.

Você pode estar com sobrepeso ou obesidade por um tempo, apesar de ter tentado uma ou mais dietas. Também é provável que sinta desconforto, fadiga física e mental e infecções repetidas. Seria aconselhável que você solicitasse alguns exames clínicos.

Se você acha que não pode fazer as alterações necessárias, é aconselhável que você vá a um nutricionista e que respeite o plano com o qual concordou .

Além disso, é essencial que se elabore um plano de exercício físico . O apropriado seria 30 a 60 minutos de esportes diários combinando exercícios aeróbicos e de força.

9 dicas para comer melhor

Para comer com sabedoria não é necessário ser uma autoridade em dietética. Basta colocar em prática esta lista de dicas:

1. Comprar de forma equilibrada

Comer de forma variada não consiste em experimentar a incrível quantidade de produtos que o mercado oferece, mas em saber escolher os mais saudáveis.

Mais do que desistir de alimentos, uma alimentação saudável implica tomá-los com a frequência e dose adequadas .

Ao encher a cesta de compras, você deve mantenha as necessidades nutricionais em mente e escolha o que você mais gosta para satisfazê-las

2. Coma pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia.

Não importa se são frescos, levemente fervidos ou em forma de sucos. Five hands full fornece todas as vitaminas, minerais e fibras, bem como fitoquímicos benéficos.

3. Cereais todos os dias

Não é saudável restringir os carboidratos. Pão, macarrão, aveia e arroz fornecem a energia de que precisamos, juntamente com pouca gordura, fibra, vitaminas e minerais.

4. Legumes no prato

Lentilhas, soja, grão de bico… têm valor nutricional excepcional. Eles fornecem carboidratos de absorção lenta junto com proteínas, muitas vitaminas, minerais e isoflavonas. Eles devem ser tomados várias vezes por semana

5. Beba um litro e meio por dia

A água constitui 60% do corpo e deve ser constantemente reposta. Mas não é conveniente obtê-lo por meio de refrigerantes. Água mineral, infusões, caldos de vegetais e sucos espremidos na hora são os melhores líquidos.

6. Escolha bem as gorduras e observe a quantidade

As gorduras que vêm da carne são ricas em ácidos graxos saturados e colesterol, por isso devem ser comidas com moderação. As melhores gorduras são as vegetais, principalmente as provenientes dos óleos de oliva e linho, bem como as das nozes.

7. Cozinhar delicadamente

Torrado e frito favorece o aparecimento de substâncias nocivas e elimina os nutrientes. Melhor cozinhar a baixas temperaturas, com pouca água e pouca gordura de preferência no vapor ou no forno. Além disso, o próprio sabor da comida é preservado.

8. Pare em fast food

Os alimentos que são muito manipulados ou prontos para serem consumidos geralmente contêm muitos aditivos, sal, açúcar e gorduras inadequadas. Muitos alimentos naturais e inteiros podem ser preparados rapidamente com melhores resultados.

9. Um peso controlado

O peso adequado é o resultado de seguir uma dieta saudável . Não é o mesmo que seguir uma dieta restrita e pouco saudável com a ideia de perder peso. Por outro lado, estar ligeiramente acima do peso não é um problema.

Se a perda de peso não puder ser alcançada com uma dieta correta, a dose de exercício deve ser aumentada.

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