A timidez é um padrão de comportamento caracterizado por dificuldades comunicativas e inibição social. No entanto, não é uma doença, e pode ser superada se as habilidades certas forem desenvolvidas.

A timidez é uma tendência de comportamento estável caracterizada por não ser notada, passar despercebida e não expressar normalmente, o que [19659003] normalmente limita o desenvolvimento social

As pessoas tímidas têm dificuldade em expressar suas opiniões, estabelecendo conversas, mostrando seu modo de estar em público e funcionando maneira despreocupada em campos sociais

É muito importante mencionar que a timidez não é uma doença ou uma alteração psicológica, é simplesmente um traço de personalidade e um padrão de comportamento específico que muitas pessoas têm. Pode ter consequências negativas?

Ser tímido pode reduzir o nível de habilidade de uma pessoa, pode forçá-lo a ter que trabalhar mais para realizar atividades é social simples e em alguns casos pode causar problemas de auto-estima ou satisfação pessoal.

Isso não significa que ser tímido é um traço de personalidade negativo e prejudicial e ser extrovertido é um traço positivo de personalidade. benéfico. Extroversão pode causar certos problemas ou desconforto, da mesma forma que a timidez pode causar isso.

O " sair" da questão reside em como a timidez é gerenciada, como o nós nos adaptamos em nosso jeito de ser e nos comportar, e que efeitos nós causamos no dia-a-dia. O mau gerenciamento da timidez pode levar a certos problemas e insatisfações, e pode levar ao surgimento de uma fobia social.

Diferenças com a fobia social

A fobia social é um medo radical e extremo desadaptada a situações sociais, em que altos níveis de ansiedade são experimentados quando estes não podem ser evitados.

Na timidez isso não acontece, então a pessoa pode funcionar corretamente, apesar da ansiedade ou nervosismo que pode ter em certas situações sociais .

No entanto, é É muito importante que as pessoas tímidas que não estão satisfeitas com seu funcionamento social aprendam a administrar sua timidez para diminuir seus níveis de ansiedade e adquirir um estilo relacional ideal.

Causas

Existem discrepâncias suficientes quando se trata de ditar que é geralmente a origem da timidez.

Há autores que argumentam que são traços de personalidade inata que são possuídos ao longo da vida e há autores que argumentam que são estilos de comportamentos adquiridos durante a infância e adolescência. Muito provavelmente, é uma mistura de traços e experiências pessoais.

No entanto, apesar do fato de que a timidez é um atributo da personalidade, ou seja, a timidez é parte da forma de sendo de pessoas tímida, isso não significa que não pode ser revertido.

Para superar sua timidez você não precisa mudar seu jeito de ser. Você não tem que começar a ser uma pessoa extrovertida e totalmente contra o que você está agora.

Para superar sua timidez, o que você tem a fazer é se conhecer bem e sua maneira de agir, de para que você seja capaz de gerenciar adequadamente a sua retirada e garantir que ela não altere o seu funcionamento social.

10 passos para superar a timidez

1. Analise sua timidez

 tímida mulher

Como dissemos, o primeiro passo para superar a timidez é se conhecer bem e conhecer melhor sua timidez.

Pare de pensar e analisar como sua timidez funciona Como e quando a timidez aparece? Quais ações impedem você de fazer? Que sensações você tem nesses momentos ? Que idéia geral você tem sobre sua timidez? Como você se sente sobre isso?

Pegue papel e lápis e faça uma coluna com cada uma dessas perguntas. Em seguida, tente respondê-las e escreva o máximo de informações sobre em cada uma delas.

Essas informações ajudarão você a confrontar e definir o problema, saber como sua timidez funciona e ter mais controle sobre isso próximos passos

2. Aceite o seu jeito de ser

 sorrindo mulher olhando para baixo

O segundo passo que você deve tomar é construir uma atitude positiva para superar sua timidez. Esta atitude deve basear-se em aceitar o seu modo de ser e, portanto, a sua timidez

Como já dissemos, ser tímido não é um atributo negativo, não é uma patologia ou um aspecto disfuncional da sua personalidade. É verdade que a extrema timidez pode levar você a sofrer problemas maiores, como uma fobia social.

No entanto, ter uma maneira de ser oposto, sendo excessivamente extrovertido, também pode levar você a sofrer um problema. distúrbio histriônico ou narcisista da personalidade . Isso mostra que o problema não é ser tímido ou não, mas administrar mal sua timidez

Isso deve ser mantido em mente, pois a atitude que você deve seguir durante todo o processo não deve ser base em desejos para exterminar sua timidez por completa ou adquirir uma maneira de ser oposto

A timidez não deve ser a parte de sua personalidade que você quer erradicar, mas a parte do seu jeito de ser que você quer aprender para gerenciar

3. Detalhe as situações em que você gostaria de ser menos tímida

 mulher com a mão no rosto

Mais tarde, você deve especificar quais são as situações em que sua timidez se manifesta e observa que por causa disso você não funciona como gostaria

Faça uma lista de todas as atividades nas quais você percebe que é extremamente tímido, não pode se comunicar adequadamente, é muito difícil para você se expressar ou não se relacionar como gostaria

] Estas situações serão basicamente sociais e se você analisar bem, você pode pensar em muitas:

Quando você está com amigos tomando algo, em reuniões de trabalho, quando você tem que explicar ou explicar algo em público, quando você está para o seu vizinho no elevador, quando você tem que pedir a conta em um restaurante …

Tente fazer uma lista de todas as situações em que você percebe que sua timidez tem uma influência excessiva sobre o seu Maneira de se comportar. Subsequentemente, peça-os de maior ou menor relevância de acordo com seus critérios.

4. Detecte seus pensamentos automáticos

 mulher interessante pensando

Depois de definir todas as situações, memorize-as bem e mantenha-as em mente. E é que este próximo passo é detectar os pensamentos automáticos que você tem nessas situações.

Pensamentos automáticos são aquelas coisas que vêm à mente automaticamente em um determinado momento, e que nós raramente estamos cientes

Nós não estamos cientes, porque quando nós aparecemos automaticamente nós não paramos para pensar sobre eles, portanto vem à nossa cabeça, nós os ignoramos e continuamos com nossos vidas Esses pensamentos podem ser tais como:

"Se eu chamar o garçom talvez ele não me ouça, as pessoas na mesa ao lado farão isso e eles pensarão que sou ridículo." Esse pensamento que aparece em sua mente torna difícil pedir uma conta em um restaurante.

"Se eu disser algo ao meu vizinho no elevador, ela vai pensar que o assunto que eu tomei é absurdo". Esse pensamento pode fazer com que você escolha ficar em silêncio.

"Se eu intervir na conversa de meus amigos, eles vão pensar que o meu comentário é desinteressante e eles não vão me ouvir." Esse pensamento pode levar você a não participar de conversas.

Então, o que você terá que fazer é ser muito atento naquelas situações em que você manifesta sua timidez, para ser capaz de perceber destes pensamentos e depois escrevê-los.

5. Trabalhe para mudá-los

 pessoa com cara feliz

Uma vez que tenhamos pensamentos automáticos registrados, o objetivo é fazê-los mudar. O primeiro passo para você fazer é perceber que os pensamentos que vêm à sua mente não têm certeza de ser verdade.

Ou seja, você não tem provas de que se você disser algo no elevador seu vizinho acho que você é ridículo, ou que seus amigos fazem, ou as pessoas na mesa ao lado quando você pede a conta.

Estes pensamentos automáticos tudo o que fazem é aumentar a sua timidez e impedir que você esteja adequadamente conectado. Se todos tivessem esse tipo de pensamento, ninguém se relacionaria de maneira apropriada.

Uma vez que você perceba claramente que esses pensamentos não precisam ser verdadeiros, troque-os por outros mais apropriados. Por exemplo:

"Se eu pedir a conta e o garçom não ouvir a mim e às pessoas na mesa ao meu lado, eles pensarão que o garçom tem muito trabalho e não está cuidando bem dos seus clientes"

Registre um pensamento alternativo para cada um dos pensamentos automáticos registrados na etapa 4.

6. Use pensamentos alternativos

 pensamentos alternativos

Assim que você tiver um pensamento alternativo para cada pensamento automático, leia-os várias vezes para lembrar claramente a associação entre os dois. , sempre que você estiver em alguma das situações que você descreveu no ponto 3 e detectar um dos pensamentos automáticos que você registrou no ponto 4, você deve pensar imediatamente sobre o pensamento alternativo descrito no ponto 5.

Então, toda vez que você está numa situação em que sua primeira reação é a timidez, seu pensamento automático com o qual sua timidez se manifesta não será mais irrefutável e você terá que lidar com um pensamento

Esse fato fará com que em cada situação você tenha uma maior capacidade de avaliar adequadamente o que poderia acontecer se você se expressasse e, portanto, aumentasse como chances que você irá.

Exponha as situações mais simples

 dois amigos falam

Para colocar em prática o treinamento do pensamento, é conveniente que você primeiro se exponha àquelas situações que lhe proporcionam menos cortes.

Se você realizar o exercício de modificar o raciocínio automático em situações simples, provavelmente se atreverá a se expressar e a superar a timidez

. Mude suas crenças

Uma vez que você é capaz de modificar seus pensamentos automáticos, você deve se concentrar em modificar suas crenças mais gerais

Você deve detectar todas as suas crenças como as seguintes: "Eu sou tímido e, portanto, não me relaciono" "Se eu me expressar demais, eles vão pensar que sou ridículo", "Se mostrar muito como sou, não vou gostar de pessoas", etc. Uma vez que você tenha detectado todos eles, verifique sua certeza

Por que eles têm que ser verdadeiros se eu já consegui me relacionar adequadamente em várias situações? Por que essas crenças são apropriadas se ninguém nunca me disse que sou ridículo?

Descubra a razão pela qual você mantém essas crenças e verá que realmente começou a deixar sua timidez.

] 9. Relaxe

 garotas conversando

Embora os exercícios que fizemos até agora ajudem a perder a timidez em muitas situações, você provavelmente ainda sentirá ansiedade e nervos em muitos deles.

Portanto, se você perceber que às vezes fica nervoso demais, é conveniente aprender a relaxar. Você pode fazer o seguinte exercício por cerca de 10 minutos quando a ansiedade tomar conta.

  1. Respire profundamente com o diafragma, observando como o ar entra e sai da sua barriga.
  2. Em cada respiração profunda, repita uma palavra ou frase que transmite calma como "está tudo bem" ou "estou calmo", e imagina uma paisagem
    calma.
  3. Se a situação permitir, você pode tocar uma música relaxante com volume baixo no fundo. ] 10. Expor gradualmente

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    Finalmente, através de todas as estratégias discutidas nos pontos anteriores, vá expondo-se gradualmente a diferentes situações.

    Obviamente, se você começar com a situação que mais ansiedade faz com que você vai custar muito mais do que se você começar com o mais fácil e, como você vai trabalhando bem neles, você continua com o mais difícil

    Para isso você pode usar a lista que você fez no ponto 3 e intencionalmente se expondo a todas as situações progressivamente.

    E como você tem feito para superar sua timidez? Compartilhe para ajudar os leitores. Obrigado

    Referências

    1. Carnwath T. Miller D. Terapias Cognitivas. Em: Carnwath T. Miller D. Psicoterapia comportamental na atenção primária: Manual prático. 1ª edição. Martínez Roca. Barcelona, ​​1989.
    2. Elisardo Becoña et al. Diretrizes de tratamento e guias para a prática psicológica clínica: uma visão da clínica. Papéis do psicólogo. Madrid, 2004.
    3. Espada, J.P., Olivares, J. e Mendez, F.X. (2005). Terapia psicológica Casos práticos Madri: Pirámide
    4. Pérez Álvarez, M., Fernández Hermida, J.R., Fernández Rodríguez, C. e Amigó Vazquez, I. (2003). Guia para tratamentos psicológicos eficazes. Vol I, II e III. Madri: Pirâmide.

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