Microinjúrias musculares são lesões que ocorrem em fibras musculares atrofiadas ou menos resistentes . As causas podem ser atividades físicas intensas ou que requeiram um esforço maior do que o músculo está acostumado. Lesões causadas pelo uso excessivo das articulações e de outros músculos esqueléticos podem ocorrer em qualquer idade, se você fizer atividade física regular. Algumas dessas lesões podem ser sofridas durante o atletismo, bem como por atividades domésticas repetidas, como jardinagem, mas também podem ser causadas por escrever com frequência por um longo tempo.

Por que podem ocorrer microlesões?

Uma das causas mais comuns de micro-lesões é muito exercício em pouco tempo . Geralmente acontece com atletas experientes que não reservam tempo para descansar e se recuperar.

Exercícios e atividades físicas podem fortalecer músculos, tendões, ossos e ligamentos, se realizados de forma normal, respeitando o processo de remodelação: a decomposição e o crescimento de novos tecidos. Micro-lesões ocorrem quando o tecido se rompe mais rápido do que pode ser reconstruído .

Exercitar muito duro, por muito tempo, muito duro e com muita frequência causará lesões, porque não está sendo respeitado por tempo suficiente para ser remodelado. Por exemplo, se você correr 3 milhas 3 vezes por semana em um ritmo moderado e de repente aumentar o número de dias, correr mais e mais rápido, certamente seus músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações não tiveram o tempo de que precisam para reconstruir e, portanto, sofrer ferimentos.

As microlesões também podem ser causadas pelo uso excessivo ao trocar de calçado, por exemplo, se você caminhar, correr ou dançar . Ao trocar a esteira pelo pavimento. Devido ao uso inadequado de uma técnica, quando o treinamento de força é realizado, uma bola é lançada, uma raquete ou um taco de golfe é balançado, causando lesões em certos músculos e articulações.

Como podemos prevenir essas lesões? [19659003] Seguindo essas dicas, você pode evitar microlesões.

  • Descanse sempre que estiver dolorido.
  • Obtenha instruções de um treinador profissional, para que ele possa projetar uma rotina de exercícios para você e orientá-lo no uso de equipamentos de ginástica .
  • É conveniente variar a rotina de exercícios e atividades, para desenvolver força e condição física em geral . É aconselhável aumentar gradativamente a intensidade bem como a duração do treinamento ou atividade.

É aconselhável, antes de iniciar um esporte ou outra atividade física, consultar um médico especialista em medicina esportiva, para que possa faça um check-up geral. Com prevenção, cuidado e prudência, as microlesões podem ser evitadas, fazendo com segurança os esportes ou atividades físicas que mais gostamos.

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