O inverno está chegando. Isso faz você se sentir melancólico ou triste? Pode ser um conforto saber que você não está sozinho. transtorno afetivo sazonal ou SAD afeta cerca de 10 milhões de pessoas somente nos EUA. Se você é um deles, há boas notícias para você. Você pode controlar a situação com meios naturais, como a vitamina D.

 transtorno afetivo sazonal TAE

O que é transtorno afetivo sazonal TAE

O transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão recorrente maior envolvendo episódios de depressão durante a mesma estação a cada ano. Geralmente aparece durante o outono ou inverno, e os meses mais difíceis são janeiro e fevereiro, de acordo com a American Psychiatric Association. Muito raramente, está associada à primavera e ao verão.

Quem é afetado

Essa forma de depressão é quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens. Também é pior em áreas mais afastadas do equador. Isso ocorre nas latitudes longínquas do norte ou sul, mais próximas aos pólos, os invernos tendem a ser duros e longos, e há menos luz solar.

A falta de luz solar desempenha um papel importante na baixa atividade de serotonina, a maior produção de melatonina e os mais baixos níveis de vitamina D.

A TAEG geralmente começa entre 18 e 30 anos com uma idade média de início de 27,4 anos. Muitas pessoas com SAD relatam que pelo menos um parente próximo ou membro da família tem um distúrbio psiquiátrico, geralmente depressão grave ou abuso de álcool.

Sintomas do transtorno afetivo sazonal

Nem todo mundo que tem APRs têm a mesma experiência. No entanto, os sinais e sintomas mais comuns da SAD a partir do inverno incluem:

  • Sentimentos de desesperança e tristeza; pensamentos de morte ou suicídio
  • Tendência a adormecer
  • Uma mudança no apetite, especialmente o desejo por alimentos doces ou ricos em amido
  • Ganho de peso
  • Peso nos braços ou nas pernas.
  • Baixa energia e diminuição da atividade física.
  • Fadiga
  • Dificuldade em concentrar-se
  • Irritabilidade
  • Medo de rejeição social e evitar situações sociais.

As causas do SAD

Uma das principais As causas do distúrbio afetivo sazonal são a superprodução de melatonina . A melatonina é um produto químico produzido pela glândula pineal no cérebro em resposta à escuridão. Causa sonolência e letargia. Durante o dia, seu pinheiro fica inativo, mas quando o sol se põe e escurece, ele acende em uma área do cérebro chamada hipotálamo.

Em seguida, começa a liberar melatonina na corrente sanguínea. Isso geralmente acontece por volta das 21h, quando seus níveis de melatonina aumentam acentuadamente e o convidam a dormir. Eles permanecem altos por cerca de 12 horas, até que a luz de um novo dia os leve de volta a níveis quase indetectáveis.

Pessoas com Transtorno Afetivo SAD da SAD também têm problemas para regular o neurotransmissor de serotonina . É responsável por equilibrar o humor.

A combinação de aumento de melatonina e diminuição de serotonina afeta o relógio biológico interno do corpo de 24 horas ou ritmos circadianos, que são sincronizados para responder às mudanças na luz. Isso pode dificultar a adaptação às mudanças sazonais.

Noventa por cento da sua serotonina está no seu intestino, que abriga as bactérias que ajudam a produzi-la. Em estudos com animais, os pesquisadores descobriram que 60% menos serotonina é produzida no trato digestivo de animais livres de germes do que em animais com populações robustas de bactérias intestinais.

Isso pode explicar por que estudos descobriram que eles estão ausentes várias espécies de bactérias intestinais em pessoas com depressão, e que desequilíbrios na flora intestinal podem levar a desequilíbrios de humor.

Não importa em que época do ano, tome um suplemento probiótico para garantir a saúde das pessoas. Boas bactérias no intestino são uma boa opção para isso.

Baixos níveis de vitamina D também foram encontrados em pessoas com SAD. As pessoas que vivem cerca de 33 graus norte a 30 graus sul do equador não podem sintetizar vitamina D durante os meses de inverno de novembro a fevereiro.

As regiões nas latitudes sul afetadas incluem a região de Coquimbo, no Equador. Chile, províncias de Córdoba, La Rioja e Catamarca, na Argentina, Cabo Norte e Estado Livre da África do Sul.

Soluções naturais para o SAD

A medicina convencional provavelmente prescreverá antidepressivos para aqueles que mostram sinais de SAD . Os médicos geralmente prescrevem inibidores da recaptação de serotonina para pacientes com esse distúrbio, incluindo citalopram, escitalopram, fluoxetina, paroxetina e sertralina. Seus efeitos colaterais incluem ganho de peso e perda de desejo sexual.

Qual é o melhor tratamento para o SAD sem os efeitos colaterais de medicamentos fortes? Bem, as melhores maneiras naturais de tratar o Transtorno Afetivo Sazonal são terapia de luz, terapia de conversação e suplementos de vitamina D.

Terapia de luz

Caixas de terapia de luz imitar a luz exterior. Basicamente, eles são apenas uma luz muito brilhante e, em geral, fornecem 10.000 lux de exposição à luz, mas a menor quantidade de luz UV possível.

O melhor momento para usar uma caixa de luz é de manhã dentro A primeira vez que acordamos. A luz infravermelha reduziu o risco de SAD em 50% em comparação com a ausência de terapia com luz em um pequeno estudo, que mostra o potencial dessa terapia.

Uma exposição curta à luz de apenas 20 minutos pode melhorar Escores de depressão Você também pode passar mais tempo ao ar livre ou, se possível, mudar para uma região diferente para aumentar a quantidade de luz à qual está exposto todos os dias.

Terapia por conversa

Um pequeno estudo recente mostrou que A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é eficaz para pessoas com SAD. A TCC é um tipo comum de terapia da fala ou psicoterapia projetada para ajudar você a ter mais consciência de pensamentos imprecisos ou negativos, para que possa responder a situações desafiadoras de maneira mais eficaz.

Vitamina D

A vitamina D é um hormônio que é produzido na pele. Quando você é exposto à luz solar, a radiação ultravioleta penetra sua epiderme e converte a provitamina D3 em previtamina D3.

Você também pode obter vitamina D de alimentos como peixes gordurosos, como cavala e salmão, fígado bovino e Gemas de ovo No entanto, o envelhecimento e os filtros solares podem diminuir sua capacidade de produzir vitamina D.

A vitamina D é necessária para todos os tipos de tecido do seu corpo, sem exceção, portanto a suplementação pode ser muito benéfica. De fato, uma grande porcentagem de adultos é deficiente em vitamina D.

O tipo mais biodisponível de vitamina D é a vitamina D3 (como colecalciferol). Quando combinado com a vitamina K2, como o MK7 (menaquinona-7), o D3 também ajuda a apoiar a saúde do esqueleto e do coração.

E, embora também possa ser útil para apoiar a função do sistema imunológico, uma resposta inflamatória equilibrada e uma humor positivo, a "teoria da triagem da vitamina D" afirma que você só pode apoiar essas áreas do seu bem-estar e cada tecido do seu corpo se tiver o suficiente.

Se você é deficiente ou tem níveis abaixo do ideal, ele é compatível apenas com funções mais básicas de suporte à vida, como regular os níveis de cálcio na corrente sanguínea.

Procure ajuda imediata de um profissional de saúde mental se você tiver pensamentos suicidas. O transtorno afetivo sazonal é uma condição real e desafiadora que não deve ser ignorada; no entanto, existem maneiras naturais de controlar o SAD e viver uma vida ideal, independentemente da estação.

Bibliografia

  1. Melrose S. (2015). Transtorno Afetivo Sazonal: Uma Visão Geral das Abordagens de Avaliação e Tratamento. Pesquisa e tratamento da depressão 2015 178564. doi: 10.1155 / 2015/178564

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