O transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que se caracteriza por aparecer exclusivamente em certas épocas do ano, geralmente no inverno. Na maioria dos casos, as pessoas que sofrem deste transtorno de humor começam a notar os primeiros sintomas de depressão no meio do outono, e estes desaparecem com a chegada do bom tempo.

Há também outras variantes menos freqüentes de depressão. Este problema psicológico: para algumas pessoas, os sintomas depressivos começam na primavera ou no verão e desaparecem quando o inverno chega. A chave para diagnosticar este transtorno é que os sintomas sempre surgem em uma determinada época do ano.

Fonte: pixabay.com

Transtorno afetivo sazonal é geralmente mais freqüente em países onde há muito poucas horas de luz durante o inverno, como a Suécia ou a Noruega. Acredita-se que isso possa estar relacionado à falta de vitamina D no organismo, o que causa todos os tipos de efeitos adversos em nível físico e mental.

Nos últimos manuais diagnósticos de transtornos mentais, esse problema começou a ser classificado como uma variante de outros tipos de problemas. Assim, no DSM-V, considera-se que não apenas a depressão pode ter uma versão sazonal, mas também outros transtornos como a bipolaridade.

Sintomas

A principal chave usada para diagnosticar transtorno afetivo sazonal é a presença de um estado de espírito alterado que aparece apenas em certas épocas do ano em uma pessoa que, de outra forma, tem boa saúde psicológica.

Isso geralmente implica o aparecimento de sintomas de depressão, que se tornam mais graves no inverno e desaparecer completamente no verão. No entanto, algumas pessoas com transtorno afetivo sazonal sofrem de outros problemas, como ansiedade ou episódios de mania.

Os sintomas mais comuns desse transtorno são os seguintes:

Humor deprimido

O primeiro indicador de que Você pode estar sofrendo desta desordem é a aparência de um humor triste continuamente e persistentemente. Isso significa que, por um longo período de tempo, a pessoa se sente constantemente deprimida, e não como um evento pontual.

Dificuldade em encontrar prazer em qualquer atividade

Também conhecida como "anedonia", esta Sintoma implica que a pessoa começa a ter dificuldades para desfrutar de atividades que ele gostava antes. Seu humor deprimido leva-o a perder o interesse em quase tudo, o que pode levá-lo a reduzir ao mínimo sua rotina.

Esse sintoma pode ser especialmente preocupante, pois em muitos casos a falta de atividade reforça o estado de humor negativo que a pessoa sente. Portanto, muitas terapias concentram-se em atacar esse problema primeiro.

Problemas nas relações sociais

Uma pessoa com transtorno afetivo sazonal tenderá a se incomodar muito mais facilmente do que quando não tiver esse problema. Em geral, você ficará mais irritado do que o normal. Suas relações sociais, portanto, serão prejudicadas na maioria dos casos.

Isso, juntamente com outros sintomas como humor deprimido ou falta de energia, pode levar a pessoa afetada por esse transtorno a perder o interesse de se relacionar com outros indivíduos

Sentimentos de desespero, culpa ou inutilidade

Pessoas com transtorno afetivo sazonal podem se sentir totalmente desesperadas, além de vivenciar a tristeza usual em uma depressão. Isso pode vir na forma de pensamentos como esses que você nunca sairá do estado em que está agora

Por outro lado, muitos dos afetados por esse problema sentem que a culpa de suas dificuldades e desconforto é exclusivamente deles. Muitas vezes, eles se culpam de maneiras extremas, o que contribui para piorar ainda mais seu estado de espírito.

Falta de energia e motivação

Outro dos sintomas mais comuns nesta desordem é a presença quase constante de fadiga e fadiga extrema. As pessoas que têm esse problema tendem a dormir muito mais do que o normal, mas ainda dizem que se cansam.

Isso, além disso, geralmente resulta na falta de vontade de realizar qualquer atividade, o que aumenta a anedonia que muitos eles também sentem. Por outro lado, também torna muito mais difícil manter o foco em qualquer tarefa.

Mudanças na dieta

Finalmente, a maioria das pessoas afetadas por um transtorno afetivo sazonal também experimenta variações na dieta. o jeito que eles comem. Esse sintoma é diferente para cada caso, mas geralmente ocorre de duas maneiras:

A primeira versão desse sintoma é um aumento extremo do apetite, que leva a pessoa a consumir muito mais calorias do que o necessário.

Além disso, geralmente o alimento consumido é composto principalmente de carboidratos refinados e açúcar, o que, a longo prazo, piora ainda mais o humor da pessoa.

A outra forma que adota esse sintoma é exatamente o oposto: Alguns indivíduos afetados pelo transtorno afetivo sazonal perdem o apetite e não sentem vontade de comer. Em casos extremos, isso pode levá-los a sofrer uma perda de peso perigosa.

Causas

As causas do distúrbio afetivo sazonal ainda não são totalmente claras. No entanto, várias investigações apontam para vários fatores que poderiam estar envolvidos em sua aparência. Em seguida, vamos ver o mais importante deles.

Alterações no ritmo circadiano

Nosso corpo tem um ritmo interno de aproximadamente 24 horas. Durante esse tempo, nosso corpo se prepara para executar todas as suas funções aproximadamente na mesma hora todos os dias, seguindo um padrão de luz e escuridão normais.

Quando os dias ficam muito curtos, nosso relógio interno pode ser alterado devido a a falta de luz. Isso, de acordo com várias investigações, pode causar sintomas semelhantes aos da depressão.

A falta de vitamina D

A vitamina D é uma das substâncias mais importantes do nosso corpo quando se trata de regular o estado da depressão. encorajamento De fato, muitos pesquisadores querem mudar seu status, já que seu comportamento lembra mais o de hormônios que o de vitaminas.

A única maneira de produzir essa substância é pela exposição direta à luz solar. Portanto, durante os meses de inverno, é comum que seus níveis caiam demais.

Isso traz problemas de sono, humor depressivo e diminuição da produção de outras substâncias, como a testosterona.

Alteração nos níveis de neurotransmissores

Os neurotransmissores são substâncias produzidas em nosso cérebro que afetam diretamente a maneira como nos sentimos. Durante os meses de inverno, quando a luz é escassa, seus níveis podem ser alterados. Isso explicaria em grande parte muitos dos sintomas do transtorno afetivo sazonal.

Os dois principais neurotransmissores envolvidos nesse transtorno são a serotonina e a melatonina. Ambos regulam os padrões de sono e nossa sensação subjetiva de bem-estar.

Tratamentos

Não há tratamento único e efetivo para todos os casos de transtorno afetivo sazonal. Pelo contrário, na maioria das vezes é necessário adotar medidas diferentes ao mesmo tempo, o que ajuda a aliviar muitos dos efeitos deste problema.

Mudanças no estilo de vida

A maioria dos remédios para Transtorno afetivo sazonal tem a ver com a realização de mudanças na rotina diária. Entre outras coisas, geralmente é bastante eficaz tomar sol o máximo de tempo possível, fazer exercícios físicos e ingerir certos alimentos saudáveis ​​que estimulam a produção de alguns neurotransmissores.

Light therapy

Nos casos em que não é possível ser exposto diretamente à luz do sol (como nos países que têm noite perpétua por vários meses), é possível substituí-lo por dispositivos especiais conhecidos como "caixas de luz".

Essas máquinas produzem iluminação semelhante à do Sol, que ajuda a aliviar alguns dos sintomas mais graves do transtorno afetivo sazonal.

Terapias psicológicas

Além de realizar mudanças no estilo de vida, algumas pessoas com esse transtorno podem se beneficiar da realização de algumas terapias, como cognitivo – comportamento ou aceitação e compromisso.

Isso pode ajudá-los a lidar com alguns aspectos do problema, como a falta de Motivação

Finalmente, em alguns casos, é aconselhável consumir medicamentos para combater os piores efeitos do transtorno afetivo sazonal. Alguns dos mais comumente usados ​​são pílulas de vitamina D ou inibidores de recaptação de serotonina.

Prevenção

Se você acha que mudanças nas estações afetam muito o seu humor, você pode querer tomar Faça algumas modificações em seu estilo de vida para evitar o aparecimento dos piores sintomas deste transtorno. Aqui estão algumas idéias que podem ajudar você a conseguir isso:

– Permaneça fisicamente ativo, realizando pelo menos algum tipo de exercício a cada 48 horas.

– Coma alimentos saudáveis, evitando alimentos processados ​​e carboidratos refinados. – Durma pelo menos 8 horas por noite

– Participe de atividades sociais, que o forçam a sair de casa e estar em contato com outras pessoas.

– Maximize o tempo que você passa exposto à luz do sol. ] Essas mudanças, em geral, são suficientes para prevenir a maioria dos casos de transtorno afetivo sazonal. Mesmo assim, se você acha que precisa de ajuda para superar esse problema, não hesite em consultar um especialista. O seu médico ou psicólogo pode orientá-lo na escolha do curso de ação que melhor lhe convier.

Referências

  1. "Transtorno afetivo sazonal (SAD)" em: NHS. Retirado em: 26 de setembro de 2018 do NHS: nhs.uk
  2. "Como você pode lidar com o transtorno afetivo sazonal?" In: Medical News Today. Retirado de: 26 setembro 2018 de Medical News Today: medicalnewstoday.com
  3. "Transtorno afetivo sazonal (SAD)" em: Mayo Clinic. Retirado de: 26 de setembro de 2018 Mayo Clinic: mayoclinic.org
  4. "Transtorno afetivo sazonal" em: Medline Plus. Retirado em: 26 de setembro de 2018 do Medline Plus: medlineplus.gov
  5. "Transtorno afetivo sazonal" em: Wikipedia. Retirado em: 26 de Setembro de 2018 a partir da Wikipedia: en.wikipedia.org

Comentarios

comentarios