O envelhecimento não é uma doença, é uma fase da vida que determina uma diminuição das funções vitais . À medida que envelhecemos, diferentes fatores influenciam a nutrição, alguns metabólicos e outros relacionados à saúde, dieta e estilo de vida. Por sua vez, o estado nutricional dos idosos pode levar a mais doenças. Assim, transtornos alimentares em pessoas mais velhas têm múltiplas implicações. Há um adulto mais velho em casa? Aprenda sobre a dieta deles.

Fatores que podem causar transtornos alimentares

A seguir, vemos as principais situações que influenciam o estado nutricional dos idosos.

Relacionados aos mecanismos de alimentação

  • Problemas com os dentes.
  • Diminuição dos sentidos do paladar e do olfato.
  • Diminuição das funções gástricas e musculares.

Relacionados ao metabolismo

Drogas [19659003] Existem medicamentos que causam alterações na nutrição. Essas drogas causam anorexia, diminuem ou alteram o paladar ou causam alterações na função intestinal:

  • Quimioterapia
  • Laxantes
  • Medicamentos para o coração.
  • Suplementos de vitaminas e minerais.

Em relação para estilo de vida

  • Maus hábitos alimentares.
  • Isolamento social.
  • Dificuldades para fazer compras.
  • Ingestão de álcool, depressão.

Necessidades nutricionais dos idosos

Os idosos têm diferentes necessidades nutricionais dos adultos mais jovens . De acordo com a OMS, esses requisitos são de 2.000 a 2.500 Kcal por dia para homens e 1.500 a 2.000 Kcal por dia para mulheres.

É importante ter em mente que existe uma relação inseparável entre dieta e envelhecimento . Dado o aumento na expectativa de vida, é essencial que esses anos de vida sejam acompanhados por um aumento na qualidade de vida.

Principais transtornos alimentares em idosos

Evite transtornos alimentares, desnutrição e alimentação excessiva em idosos. é a chave para prevenir o início ou aumento de doenças cardiovasculares e câncer .

  • Desidratação. É muito fácil para os idosos ficarem desidratados, pois o reflexo da sede diminui. A falta de água produz aumento da pressão arterial e da temperatura corporal, entre outros problemas e pode levar à confusão mental. Os idosos devem consumir 1,5 litros de água por dia para se manter hidratado e compensar as perdas normais de água por meio da transpiração, urina e metabolismo.
  • Desnutrição. De acordo com estudos europeus, a desnutrição afeta 60% dos idosos que estão em instituições ou residências.
  • A obesidade, por sua vez, afeta de 20 a 30% das pessoas com mais de 80 anos de idade.
  • Distúrbios alimentares. ] Já os transtornos que afetam a alimentação podem ser citados desde anorexia e bulimia nervosa até comportamentos de recusa alimentar ou excesso no consumo de doces e geleias. Os mais comuns são bulimia e hiporexia, que é a diminuição do consumo alimentar. A anorexia, por outro lado, pode se tornar crônica em idosos.  Idosos

Estratégias para alimentação em idosos

Para garantir que os idosos comam adequadamente, é importante adotar algumas estratégias. Se houver sintomas de transtornos alimentares, o primeiro passo é analisar as causas . Uma consulta com o médico permitirá um diagnóstico adequado. O encaminhamento a um nutricionista é provavelmente necessário.

Algumas dicas básicas

Enquanto isso, siga estas dicas:

  • Evite a desidratação. Aproveite o tempo para tomar o remédio para que ele tenha pelo menos um copo. A água deve ser facilmente acessível. É essencial que os idosos bebam água doce, pois ajuda as funções cerebrais. Pode ser complementado com infusões, caldos ou sucos de frutas.
  • Ele prepara alimentos mais saborosos. Nos idosos há diminuição do paladar e do olfato ou mesmo da visão. Esses três sentidos são fundamentais para iniciar o processo digestivo. Use temperos para realçar ou intensificar os sabores. Evite a monotonia. Em muitos casos, há dificuldade na mastigação por falta de dentes, problema que requer atenção odontológica. Enquanto isso, ele prepara alimentos cremosos, como sopas ou purês enriquecidos com ovo, laticínios ou fígado desfiado.
  • Divida o consumo . Os idosos comem menos, mas isso pode levar à falta de vitaminas e nutrientes. É preferível que comam porções menores com mais frequência. Idealmente, seis a dez doses por dia. Se for uma pessoa idosa com autonomia, recomendamos deixar alimentos saudáveis ​​ou preparações fracionadas ao alcance na geladeira.
  • Cuide de sua saúde mental. É importante preservar a saúde mental dos idosos para evitar maiores problemas. Os idosos não devem comer sozinhos, pois sozinhos podem comer menos ou talvez não coma nada. Se o idoso mora sozinho, é importante que alguém o acompanhe na hora das refeições. Se estiver tendo dificuldades para fazer compras, sua despensa e geladeira precisarão ser verificados de vez em quando para garantir que haja comida em quantidade e qualidade suficientes.

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