Existem certos alimentos para diabetes, graças à sua capacidade de regular o índice glicêmico. A diabetes é uma doença que afeta como o nosso corpo usa a glicose, nosso principal açúcar presente no sangue.

A diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes. Nessa condição, o pâncreas é capaz de produzir insulina, mas as células do corpo não respondem normalmente. Há, portanto, uma resistência à insulina.

Inicialmente, o pâncreas tenta compensar essa resistência produzindo uma quantidade maior de insulina . Com o tempo, o órgão não consegue manter esse ritmo e não é capaz de produzir insulina suficiente para manter os níveis normais no sangue.

A captação deficiente de glicose pelas células faz com que o açúcar se acumule em sangue Isso causa dois problemas. Por um lado, as células não possuem uma quantidade suficiente de energia. Por outro lado, altos níveis de açúcar no sangue podem danificar os olhos, rins, nervos ou coração.

A diabetes tipo 2 pode ser controlada pela modificação de certos hábitos de vida. Fazer uma dieta balanceada, tomar certos medicamentos orais e administrar insulina em alguns casos.

Os melhores alimentos para diabetes tipo 2

Teste de triagem de diabetes. 19659009] As mudanças nos padrões de alimentação juntamente com a prática de exercícios físicos de forma habitual e o tratamento farmacológico, são medidas capazes de ajudar a normalizar os níveis de glicose do organismo.

a implementação de boas orientações dietéticas, com alimentos para controlar o diabetes, é o principal tratamento a ser aplicado.

Carboidratos

 Carboidratos.
Os carboidratos complexos são bons alimentos para o controle do diabetes.

Os açúcares, entre os quais a glicose é encontrada, pertencem ao grupo dos carboidratos.

Você pode pensar que reduzir ou eliminar a ingestão de açúcar s na dieta poderia resolver o problema da diabetes. No entanto, isso não é tão simples, porque essa medida não é suficiente para tratar a doença.

Dentro dos carboidratos, encontramos dois tipos de compostos. Ambos desempenham um papel importante no diabetes:

  • "Simples" açúcares ou carboidratos que liberam uma grande quantidade de glicose rapidamente no sangue. Aqui está incluído o açúcar branco, alguns adoçantes, frutas, sucos, bebidas açucaradas, leite e iogurte, chocolate e bolos
  • Amidos ou carboidratos "complexos" que permitem uma liberação mais progressiva de glicose , de uma forma mais saudável. Alguns alimentos que contêm amido são arroz, macarrão, batata, pão ou cereais.

Por causa disso, para controlar o diabetes, é necessário reduzir sua ingestão, especialmente a dos açúcares. A este respeito, podemos encontrar certos adoçantes naturais, que podem ajudar a controlar os níveis de glicose

Se você quiser saber mais: 6 adoçantes naturais para substituir o açúcar refinado

Edulcorantes naturais: alternativas alimentares para diabetes. 19659023] Stevia

Se falamos de adoçantes naturais, a estévia é uma das mais importantes, capaz de fornecer um sabor, mas sem adicionar calorias.

Stevia se torna um excelente alimento para diabetes. Permite estabilizar os níveis ótimos de açúcar. Desta forma, é capaz de neutralizar, em certa medida, os efeitos do diabetes tipo 2.

Também pode ter efeitos positivos em relação à tolerância à glicose e ajuda a controlar o peso corporal . Portanto, torna-se um composto com excelentes propriedades no controle do diabetes

Os óleos e gorduras

 Alimentos com gorduras.
O paciente diabético deve controlar o consumo de gorduras em sua alimentação. O consumo de alimentos ricos em gorduras não costuma ter um efeito tão direto como aqueles que são ricos em carboidratos. No entanto, o consumo excessivo desses alimentos pode terminar causando desregulação dos níveis de glicose.

Da mesma forma, pode levar à obesidade e alterar parâmetros metabólicos que prejudicariam a saúde das pessoas. Especialmente naqueles com diabetes.

Desta forma, é aconselhável evitar gorduras saturadas principalmente. Estes geralmente estão presentes em alimentos como hambúrgueres, frituras, bacon ou manteiga.

Em vez disso, você pode escolher alimentos que contêm gorduras poliinsaturadas ou monoinsaturadas. Por exemplo, aqueles que têm peixe, nozes ou óleos vegetais

Você pode estar interessado em: Quais são as gorduras saudáveis ​​que não podem faltar na sua dieta?

Fibra

Deve ser aumentada o consumo de fibras presentes em alimentos como aveia, cevada, frutas, legumes ou leguminosas, uma vez que estes são alimentos muito bons para controlar o diabetes.

Fibras retarda a digestão e a absorção de carboidratos. carbono Desta forma, regula o aumento da glicemia que ocorre após as refeições. Portanto, a ingestão de fibras pode ajudar a controlar os níveis glicêmicos em pessoas com diabetes.

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