Podemos alcançar o crescimento muscular sem máquinas de ginástica. Para isso devemos nos ater ao treinamento muscular funcional; como o proposto por Jason Momoa.

Treinamento muscular funcional: a alternativa de Jason Momoa para manter a forma

Última atualização: 22 de junho de 2022

Jason Momoa faz treinamento muscular funcional e assim alcança o corpo de Aquaman. Nada mais? Parece que sim, em grande medida.

Embora seja verdade que séries com pesos externos que estimulam mecanicamente as fibras musculares são ideais para hipertrofia (para músculos maiores), calistenia e treinamento funcional não ficam muito atrás. De fato, há muitos praticantes dessas duas disciplinas que possuem um essencial Bíceps trabalhado e volumoso.

Como já é costume entre as celebridades que interpretam super-heróis, parte de suas postagens nas redes sociais consiste em mostrar como elas se preparam para os papéis. Então nós aprendemos que Jason Momoa é baseado no funcional.

O que é treinamento muscular funcional?

Você já deve ter visto em frente a uma academia que são oferecidas “aulas funcionais”. Ou que você leu uma história como essa, na qual se diz que Jason Momoa faz treinamento muscular funcional em vez de máquinas tradicionais.

Mas o que é essa modalidade? Como o próprio nome indica, trata-se de um exercício regulado e seriado que tem por finalidade melhorar a condição física para as “funções” diárias.

Isso significa que o plano não visa ter músculos estéticos, mas úteis para o dia a dia. É por isso que os movimentos propostos têm uma orientação clara para o multiarticular, como explicaremos mais adiante. E o equilíbrio também é estimulado, pois é uma qualidade essencial desde o momento em que acordamos até a hora de dormir.

Agora você pode estar ficando melhor. O treinamento muscular funcional de Jason Momoa lhe dará músculos maiores, mas também deve torná-lo mais eficiente ao realizar tarefas diáriasdaqueles simples, como curvar-se, alcançar um objeto distante ou apenas caminhar.



As principais características do treinamento funcional

Se tivéssemos que resumir aquelas características do “funcional” que o tornam especial, diferente de outros planos e com aplicação prática clara, diríamos que são as seguintes:

  • Treine vários músculos ao mesmo tempo: isso é o que mencionamos anteriormente como multiarticular. Em vez de trabalhar apenas o bíceps com rotina, o que fazemos é mobilizar todo o membro superior. Por quê? Porque na vida real precisamos das articulações do ombro e do cotovelo para alcançar um objeto alto, por exemplo.
  • Utiliza movimentos concêntricos e excêntricos: as atividades cotidianas quase sempre exigem extensão total dos músculos e relaxamento completo. É assim que trabalhamos quase o dia todo. Isso é conhecido como movimento concêntrico S excêntrico no treinamento de força. Com as máquinas podemos ficar tentados a fazer apenas uma dessas fases, ou seja, apenas contrair e voltar “a meio caminho” com o peso, por exemplo. O funcional prioriza movimentos completos, que iniciam, contraem, mantêm, relaxam e retornam à posição inicial.
  • Propõe obras unilaterais: o treinamento muscular funcional tenta promover o equilíbrio. E é essencial para o dia a dia. Para isso, são propostos exercícios com apenas um lado do corpo carregado com algum peso. Desta forma, somos obrigados a compensar a força para não cair. Isso estimula nosso senso de orientação no espaço e fortalece a essencial indiretamente, pois ali reside grande parte da tensão das fibras que sustentam nossa postura.


Exercícios de treinamento muscular funcional favoritos de Jason Momoa

O ator divulgou nas redes sociais quais são seus principais exercícios. Não significa que sejam os únicos. Mas é interessante rever essas opções que ele deu a conhecer e que podem servir de guia para quem inicia na modalidade funcional.

agachamento búlgaro, agachamento búlgaro ou agachamento dividido

Este agachamento usa uma perna atrás, geralmente em um banco ou algo elevado. Desta forma, a perna da frente realiza o movimento de subida e descida numa espécie de desequilíbrio.

Um kettlebell pode ser adicionado ao conjunto para adicionar complexidade. Existem também variantes com barras para segurar enquanto o movimento é executado.

Momoa realiza 6 séries de 10 repetições para cada perna. O que equivale a 120 movimentos completos.

Escalando

A escalada é uma disciplina em si. Existe em sua variante dentro de casanas arenas equipadas para o efeito, bem como na sua versão alpina, ao ar livre (na rocha ou no gelo).

Jason Momoa é um escalador regular. Dessa forma, os movimentos multiarticulares são uma regra, pois cada extensão para alcançar uma presa ou uma pegada confiável geralmente envolve músculos diferentes.

Por sua vez, a escalada requer um essencial sinal. Na maior parte do tempo, você precisa estar em constante contração isotônica dos músculos abdominais para aproximar o tronco da parede e equilibrar o contrapeso da gravidade.

Há cada vez mais palestras em cidades que oferecem espaços adequados para aproveitar os benefícios da escalada.

Bola medicinal

O uso da bola medicinal é uma alternativa funcional aos pesos tradicionais. O objeto permite uma dinâmica mais multiarticular, com necessidade de equilíbrio e com um trabalho poderoso do essencial.

As bolas têm pesos diferentes e podem ser usadas para se atirar, para arremessar um parceiro, para girar o eixo do tronco com elas e sentir a pressão centrífuga. Há quem regule os movimentos para fazê-los devagar. Outros preferem explosividade.

Seja como for, é uma ferramenta versátil que se encaixa muito bem em planos funcionais. Também não deve ser subestimada a precisão exigida das mãos para segurar o mostrador, o que aumenta o treinamento dos pulsos e dedos.

A bola medicinal é cada vez mais encontrada nas academias. É um substituto interessante para halteres convencionais.

Ao ar livre, esportes de contato e ioga para o físico do Aquaman

Jason Momoa faz treinamento muscular funcional, mas ele também é fã de esportes ao ar livre. Junto com a escalada, quando o clima está quente e o mar está próximo, ele gosta de surfar.

O boxe é outra de suas atividades habituais. Os benefícios físicos de quem treina essa disciplina são bem conhecidos, pois não se trata apenas de descarregar a raiva. Na verdade, o ator é um praticante de ioga, que qualquer um colocaria nos antípodas de um anel. No entanto, a combinação proporciona potência nas fibras, além de flexibilidade.

Não tem tempo para replicar todas as atividades de Aquaman? Comece com o treinamento funcional. É exercício para o dia a dia. Nada melhor do que ser mais eficiente no que fazemos todos os dias.

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