A vitamina B12 é essencial para o organismo, uma vez que ajuda você a realizar diferentes processos de importância vital, como converter os alimentos que consumimos em glicose. A glicose é necessária para transformar o que é ingerido em energia.

Junte-se a nós para descobrir tudo o que você precisa saber sobre a vitamina B12, também chamada de cobalamina. Vamos dizer-lhe quais funções estão envolvidas e como, além de recomendar alguns alimentos que contribuem .

Tudo sobre vitamina B12

A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água que tem um papel vital na formação dos glóbulos vermelhos, no metabolismo das células, na função dos nervos e na produção de DNA. Além disso, a cobalamina ajuda a prevenir a anemia megaloblástica

. Dose diária recomendada

A vitamina B12 é essencial para o bom funcionamento do corpo. Ele intervém em processos importantes, como função nervosa e produção de DNA.

A quantidade de vitamina B12 que você deve ingerir dependerá da sua idade. Assim, os bebês devem ingerir entre 0,4 e 0,5 mcg durante o primeiro ano de vida e 0,9 mcg até 3 anos. A dose recomendada para crianças é de 1,2 mcg até 8 anos, 1,8 mcg até 13 anos e 2,4 mcg até 18 anos de idade. Então, a dose permanece estável.

Mulheres grávidas ou lactantes devem ingerir 2,6 e 2,8 mcg, respectivamente

. Como é absorvido

Ao comer alimentos ricos em vitamina B12, o ácido do estômago separa a vitamina da proteína à qual está ligada. Então, cobalamina é combinada com fator intrínseco (uma proteína do estômago) para atingir a sua absorção.

Essas pessoas que por algum motivo não podem produzir fator intrínseco (por exemplo, sofrendo de anemia perniciosa), eles geralmente apresentam problemas de absorção de vitamina B12

Esta é a principal causa de deficiência de vitamina B12. Se não houver problemas de absorção, a incidência de deficiência é geralmente mínima, já que o corpo tem a capacidade de armazená-la em grandes doses para uso posterior, mesmo em poucos anos.

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Apesar de ser difícil sofrer uma deficiência desta vitamina, não é impossível. As pessoas que sofrem com isso mostram sintomas como por exemplo:

  • Sensação de punções nas mãos e pés.
  • Problemas de movimento, devido a danos no nervo periférico causados ​​por essa deficiência.
  • Pele pálida ou amarelada
  • Fadiga extrema relacionada à anemia perniciosa
  • Aceleração do batimento cardíaco
  • Falta de ar

3. Benefícios da cobalamina

 Anemia perniciosa: falta de vitamina B12
O consumo de vitamina B12 ajudaria a melhorar os níveis de humor e energia. Além disso, diminui o risco de doenças crônicas, como as que afetam a saúde do coração.

No início deste artigo, mencionamos que essa vitamina é essencial para o desenvolvimento do organismo, destacando suas principais funções. Vamos agora ver os seus benefícios mais importantes:

  • poderia diminuir o risco de doenças cardíacas
  • ajudaria a diminuir o risco de defeitos congênitos.
  • Previne a anemia megaloblástica garantir a formação correta dos glóbulos vermelhos.
  • Mantém a saúde óssea, prevenindo a osteoporose. Diferentes estudos descobriram que a deficiência de B12 estaria associada à baixa densidade óssea.
  • Reduzir o risco de degeneração macular pela diminuição da homocisteína, cujos altos níveis estão associados a esta doença.
  • Melhoraria o humor. Pesquisas descobriram uma melhora em pessoas que sofrem de depressão, associando a medicação com um suplemento de vitamina B12.
  • Melhora a memória.
  • Serve para o crescimento de cabelo e unhas, além de promover a saúde da pele. Isto é devido ao seu trabalho no nível de produção celular.

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4. Alimentos ricos em vitamina B12

Esta vitamina está presente em diferentes alimentos, principalmente de origem animal. Por essa razão, pessoas que seguem uma dieta vegana ou vegetariana podem sofrer uma deficiência. Entre os principais alimentos que fornecem cobalamina estão:

  • Fígado e rim: são os dois cortes com maior quantidade de vitamina B12, especialmente os de cordeiro. O fígado de cordeiro fornece 990% da dose diária recomendada por 100 gramas.
  • Amêijoas: não só fornecem esta vitamina mas também antioxidantes e proteínas.
  • Sardinhas: sua contribuição de 150 gramas é o dobro da dose recomendada de vitamina B12
  • Cereal fortificado: escolhe cereais enriquecidos com essa vitamina. Verifique o seu rótulo antes de comprar
  • Atum: 100 gramas de atum contribuem com 160% da dose necessária
  • Salmão: 180 gramas de salmão contribuem 80 % da dose recomendada

Se sentir algum dos sintomas de deficiência de vitamina B12 mencionados, não hesite em consultar o seu médico para avaliar se tem anemia perniciosa. Lembre-se que ninguém melhor do que o especialista pode orientá-lo para levar uma nutrição equilibrada e saudável.

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