Mais e mais pessoas são tentadas pelo vegetarianismo. Na verdade, de acordo com o relatório The Green Revolution, quase 8% dos espanhóis são vegetarianos, o que coloca o país entre os 10 com mais adeptos a essa filosofia no mundo. Limitar o consumo de carne tem se mostrado benéfico para a saúde: reduz os riscos de obesidade, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. No entanto, uma dieta vegetariana saudável tem seus detalhes.

Dieta vegetariana: guia para iniciantes

Para começar, lembre-se de que antes de iniciar qualquer dieta ou mudança na dieta, você deve consultar o seu médico. Não importa o quão saudável a dieta vegetariana possa parecer, nem todas as pessoas estão em condições de realizá-la.

Além disso, nosso corpo precisa de nutrientes essenciais que só são encontrados em alimentos de origem animal, então, estes estão completamente excluídos; suplementos que apenas o seu médico pode recomendar serão necessários.

Dito isso, nosso conselho para iniciantes na dieta vegetariana:

  • Comece gradualmente. Seu corpo e palato estão acostumados aos reflexos dos alimentos de origem animal e pode demorar para se acostumar. Por exemplo: a primeira semana um dia sem carne, os segundos dois dias e assim por diante até a sétima semana.
  • Lembre-se de que a dieta vegetariana consiste em evitar carne bovina, suína, peixe e aves, mas pode incluir laticínios, ovos e mel.
  • Para atingir a metabolização máxima dos nutrientes das plantas as combinações corretas devem ser feitas e um estilo de vida saudável deve ser adotado. Por exemplo, abandone o consumo de tabaco e café e pratique atividade física.

Dieta vegetariana balanceada

Fazer uma dieta vegetariana balanceada tem detalhes que devem ser conhecidos, especialmente se visa perder peso e permanecer saudável.

Na verdade, o consumo insuficiente de carne em mulheres grávidas e crianças pode levar a deficiência de ferro, anemia e problemas de saúde fetal . E consumir muitas frutas pode levar a um aumento indevido de açúcar no sangue devido à frutose. Além disso, as pessoas que sofrem de problemas intestinais podem vê-los agravados.

Portanto, um equilíbrio deve ser encontrado entre os diferentes alimentos de origem vegetal e alguns permitidos de origem animal.

Principais alimentos da dieta vegetariana

Os alimentos que podem substituir a carne são:

  • Grãos integrais.
  • Legumes.
  • Soja orgânica em pequenas quantidades.

E os alimentos que não podem faltar em uma dieta vegetariana para obter os nutrientes necessários:

  • Cálcio: nozes, vegetais com folhas verdes, lentilhas.
  • Proteínas: cereais, legumes e nozes.
  • Ferro: leguminosas, especialmente lentilhas e grão de bico, nozes, damascos.
  • Magnésio: crucíferos, como brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor, couve.
  • Omega 3: se milhas, soja, óleos.

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