Você já ouviu falar sobre a dieta paleo? Se sua resposta for afirmativa, você também saberá sobre os possíveis benefícios atribuídos a ela. Se você estiver interessado em seguir esta dieta, neste artigo mostraremos a você um guia completo para começar a segui-lo. E se você não ouviu falar sobre isso, nós lhe daremos informações básicas. Continue lendo

A dieta paleo ou paleodietica é um modelo de alimentação muito interessante. Enfoca o uso de alimentos orgânicos que não passaram por processos industriais. Tente imitar a dieta dos antepassados, que encheram seus pratos através da caça e coleta

Por que há tanto interesse em seguir a dieta paleo?

Uma dieta paleo é um plano de alimentos que se baseiam em alimentos semelhantes àqueles que teriam sido comidos no Paleolítico, datando de aproximadamente 2,5 milhões a 10.000 anos atrás.

Nossos ancestrais eram geneticamente iguais aos humanos contemporâneos. Eles prosperaram em comer esses alimentos e não sofreram de doenças como obesidade, diabetes ou doenças cardíacas, que são tão prevalentes na sociedade de hoje.

Alguns estudos sugerem que esta dieta pode levar a perda de peso significativa (sem necessidade de contar as calorias) e outras melhorias de saúde que mencionaremos mais tarde

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Guia básico para seguir a dieta paleo

As recomendações variam entre as dietas paleo-comerciais e alguns planos alimentares têm diretrizes mais rigorosas do que outras . Em geral, as dietas paleo seguem estas diretrizes:

Alimentos permitidos:

  • Carne: cordeiro, porco, vitela.
  • Aves: frango, peru.
  • Peixes: salmão, truta, sardinha. 19659014] Ovos, melhor se forem de galinhas caipiras
  • Legumes frescos: alface, tomate, pimentão, cenoura, cebola, etc.
  • Frutas: maçãs, bananas, pêras, laranjas, abacates, etc.
  • Frutas selvagem: mirtilos, morangos, amoras, etc.
  • Nozes: amêndoas, nozes, macadâmia, avelãs, sementes de girassol e abóbora
  • Coco e azeite
  • Tubérculos: batatas, batata doce, Batata-doce, rabanete
  • Condimentos: alho, açafrão, alecrim, salsa

Alimentos a evitar

  • Cereais: trigo, aveia e cevada
  • Legumes: feijão, lentilhas , amendoins e ervilhas
  • Produtos lácteos
  • Açúcar refinado
  • Sal
  • Vegetais: Óleo de milho, óleo de girassol, óleo de soja e mais
  • Gorduras trans: encontrado em margarina e outros alimentos processados ​​

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] Que alimentos geram controvérsia na dieta paleo?

Embora nossos ancestrais certamente não consumissem esses alimentos, não haveria nenhum problema em consumi-los de vez em quando

  • O chá é muito saudável e tem um grande quantidade de antioxidantes, como catequinas e muitos outros compostos benéficos
  • O café também é muito rico em antioxidantes, e muitos estudos mostram suas grandes quantidades de benefícios.
  • O chocolate escuro de pelo menos 70% de cacau, é muito nutritivo e é considerado muito saudável.
  • O vinho é outro alimento com grande quantidade de taninos, outro tipo de antioxidante.

paleo por um uma semana

 Paleo diet menu
Há muitas maneiras de combinar alimentos naturais ao preparar menus de dieta paleo. No entanto, é conveniente emprestar para o método de cozinhar para evitar cometer erros.

Segunda-feira

  • Pequeno-almoço: um par de pedaços de laranja, nozes e salmão com ervas finas
  • Alimentos: salada de frango com um pouco
  • Jantar: escalopes de vitela, alguns legumes grelhados e um pouco de melão.

Terça-feira

  • Café da manhã: ovos e bacon com um pedaço de fruta.
  • Comida: hambúrgueres com batatas
  • Jantar: salmão com legumes

Quarta-feira

  • Pequeno-almoço: ovos mexidos, presunto ibérico e suco de laranja
  • Comida: variada com legumes e lombo de porco
  • : arroz branco, camarão descascado e nozes

quinta-feira

  • pequeno-almoço: ovos e um pedaço de fruta
  • Alimentos: pescada com um punhado de amêndoas
  • Jantar: peito de peru com legumes

] Sexta-feira

  • Café da manhã: ovos fritos, salada e chá verde
  • Comida: imperador com batatas assadas. [19659014] Jantar: salmão cozido no vapor com abacates

sábado

  • Café da manhã: ovos e um pedaço de fruta
  • Alimentos: filé com pepino fatiado e tomate
  • Jantar: frango limão e

Domingo

  • Café da manhã: filé de carne e um suco natural
  • Comida: atum, um punhado de amêndoas e um pêssego
  • Jantar: salada com batatas assadas e abacaxi.

] Leia também: Alimentos para perder peso de forma saudável

Resultados da avaliação desta dieta

Vários ensaios clínicos randomizados compararam a dieta paleo com outros planos de alimentação, como a dieta mediterrânea ou dieta para diabetes.

Em geral, esses estudos sugerem que uma dieta paleo pode oferecer alguns benefícios quando comparada a outras dietas com base em frutas, vegetais, carnes magras, cereais integrais, legumes e laticínios com baixo teor de gordura . Alguns benefícios são os seguintes:

No entanto, mais ensaios são necessários, com grandes grupos de pessoas distribuídos aleatoriamente para receber diferentes dietas, para compreender os benefícios gerais de saúde a longo prazo e possíveis riscos de paleo dietas

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