O intestino humano contém 10 vezes mais bactérias do que todas as células humanas em todo o corpo, com mais de 400 espécies bacterianas diversas conhecidas. Na verdade, você poderia dizer que somos mais bacterianos do que humanos. Pense nisso por um minuto. Verifique as informações a seguir se você sofre de obesidade ou diabetes, porque talvez a chave para a cura seja conseguir um intestino saudável:

Nosso intestino abriga aproximadamente 100.000.000.000.000 (100 bilhões) de microrganismos (1). Esse é um número tão grande que nossos cérebros humanos não podem realmente entendê-lo. Notas de trilhões de pesos colocadas de ponta a ponta se estenderiam da Terra ao Sol, e vice-versa, com muitos quilômetros de folga. Faça isso 100 vezes e você começará a ter pelo menos uma vaga idéia de quanto é 100 trilhões.

Um intestino saudável promove a saúde

Recentemente, começamos a compreender a extensão do papel da flora intestinal na saúde e nas doenças humano. Entre outras coisas, a flora intestinal promove a função gastrointestinal normal, fornece proteção contra infecções, regula o metabolismo e compreende mais de 75% do nosso sistema imunológico.

A flora intestinal desregulada foi associada a doenças que variam de autismo e depressão a doenças autoimunes, como doença de Hashimoto, doença inflamatória intestinal e diabetes tipo 1.

Um intestino saudável reduz as chances de obesidade e diabetes

Pesquisas recentes mostraram que a flora intestinal e a saúde intestinal em geral também desempenham um papel importante na obesidade e no diabetes. Quase todas as pessoas com problemas de açúcar no sangue tendem a ter um intestino permeável, infecção intestinal ou alguma outra doença intestinal inflamatória crônica.

Agora sabemos que a composição dos organismos que vivem em seu intestino determina, até certo ponto, quando Menos, como seu corpo armazena os alimentos que você come, como é fácil (ou difícil) para você perder peso e como funciona o seu metabolismo. Vamos dar uma olhada nos mecanismos envolvidos.

Bactérias intestinais causam obesidade e doenças metabólicas

Um estudo publicado este ano na revista Science (2) descobriu que ratos sem uma proteína conhecida como receptor toll-like 5 (TLR5) em seus intestinos, eles ganham excesso de peso e desenvolvem diabetes e doença hepática gordurosa quando alimentados com uma dieta rica em gordura.

Se pensarmos na flora intestinal como um comunidade, TLR5 é como uma força policial de bairro que pode manter as houligans afastadas. Sem o TLR5, as bactérias ruins podem ficar fora de controle.

Os autores do estudo descobriram que essas bactérias ruins causaram inflamação de baixo grau nos ratos, fazendo-os comer mais e desenvolver resistência à insulina. Eles também descobriram que o tratamento desses ratos com antibióticos fortes (o suficiente para matar a maioria das bactérias no intestino) reduziu suas anormalidades metabólicas.

Mas a parte mais interessante deste estudo é o que aconteceu quando os pesquisadores transferiram a flora flora intestinal de camundongos com excesso de peso deficientes em TLR5 para o intestino de camundongos magros: os camundongos magros imediatamente começaram a comer mais e eventualmente desenvolveram as mesmas anormalidades metabólicas que os ratos com sobrepeso.

A flora intestinal difere entre pessoas obesas com bom metabolismo

Outros estudos mostraram que a composição da flora intestinal difere em pessoas obesas e diabéticas e em pessoas de peso normal sem irregularidades metabólicas.

Um possível mecanismo de como as alterações na flora intestinal causam “diabesidade ”(Diabetes e obesidade) é que diferentes espécies de bactérias parecem têm diferentes efeitos sobre o apetite e o metabolismo.

No estudo em camundongos com deficiência de TLR5 mencionado acima, camundongos com muitas bactérias ruins em seus intestinos experimentaram um aumento no apetite e comeram aproximadamente 10 por cento a mais dele. comida do que seus parentes habituais.

Mas não era apenas porque esses ratos estavam com mais fome e comiam mais; seus metabolismos foram danificados. Quando a comida era restrita, eles perdiam peso, mas ainda apresentavam resistência à insulina.

Um intestino ruim tende a armazenar mais gordura

Outros estudos mostraram que as alterações na flora intestinal podem aumentar a taxa de absorção ácidos graxos e carboidratos e aumentam o armazenamento de calorias na forma de gordura.

Isso significa que alguém com flora intestinal deficiente pode comer a mesma quantidade de alimentos que alguém com intestino saudável, mas extrair mais calorias e ganhar mais peso

As bactérias nocivas no intestino podem até contribuir diretamente para a síndrome metabólica, aumentando a produção de insulina (3) (levando à resistência à insulina) e causando inflamação do hipotálamo (levando à resistência à insulina). leptina).

Como a vida moderna destrói nosso intestino e nos torna gordos e diabéticos

O que todas essas pesquisas sugerem é que as bactérias intestinais Alimentos saudáveis ​​são essenciais para manter o peso e o metabolismo normais. Infelizmente, várias características do estilo de vida moderno contribuem diretamente para a flora intestinal prejudicial à saúde:

  • Antibióticos e outros medicamentos, como anticoncepcionais e AINEs
  • Dietas ricas em carboidratos refinados, açúcar e alimentos processados ​​
  • Dietas com baixo teor de fibras fermentáveis ​​
  • 19659027] Toxinas dietéticas como trigo e óleos de sementes industriais que causam vazamento no intestino
  • Estresse crônico
  • Infecções crônicas

Também sabemos que bebês que não são amamentados e nascidos de mães com flora intestinal pobre têm mais probabilidades de desenvolver bactérias intestinais prejudiciais e que essas diferenças iniciais na flora intestinal (4) podem predizer sobrepeso e obesidade no futuro.

Curiosamente, a epidemia de diabesidade coincidiu claramente com a crescente prevalência de fatores que alteram a flora intestinal. Não é sugerido que a má saúde intestinal seja a única causa da obesidade e do diabetes, mas provavelmente desempenha um papel muito maior do que a maioria das pessoas pensa.

Como manter e restaurar a flora intestinal para um intestino saudável

O primeiro passo mais óbvio para manter um intestino saudável é evitar todas as coisas listadas acima. Mas é claro que isso nem sempre é possível, especialmente no caso de estresse crônico e infecções, quer tenhamos amamentado e nossas mães tivéssemos intestinos saudáveis ​​ou não.

Se você foi exposto a alguns desses fatores, ainda há etapas O que você pode fazer para restaurar sua flora intestinal:

  • Elimine todas as toxinas alimentares de sua dieta.
  • Coma muitas fibras fermentáveis ​​(amidos como batata-doce, inhame, mandioca, etc.).
  • Tome um probiótico de alta qualidade ou considere métodos mais radicais para restaurar a flora intestinal saudável.
  • Trate quaisquer patógenos intestinais (como parasitas) que possam estar presentes.
  • Tome medidas para controlar seu estresse.

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