Uma das melhores maneiras de investir tempo livre é andar pelo interior . O simples contato com os elementos naturais, o ar puro, os horizontes distantes, as cores, os aromas vegetais … tudo influencia de forma muito positiva no organismo.

Mas os benefícios podem ser multiplicados se você aproveitar a caminhada para perceber exercícios que aumentam a capacidade do corpo de sentir. Em vez de passear descontraidamente, uma atitude descontraída e concentrada nas sensações corporais pode tornar a experiência na natureza mais intensa .

O dia anterior começa com programar com amor a saída para ser um sucesso. É necessário procurar uma rota conhecida ou não, mas que se espera agradável, tranquila, não muito ocupada e não vai ser monótona.

Também é conveniente preparar a mochila com tudo que você precisa : roupas, comida e bebida, protetor solar …

 7 efeitos saudáveis ​​da natureza em nós

1. Pare e veja-se

Uma vez no lugar, aproveite os primeiros momentos para desconectar e coloque-se em situação. Deixe para trás as rotinas físicas e mentais para realizar um exercício de auto-observação.

Da mesma forma que somos dotados de sentidos para receber estímulos externos, o corpo tem um sexto sentido para perceber a si mesmo.

É o senso de propriocepção, pelo qual sabemos sem necessidade para ver qual é a posição e movimento de cada parte do corpo. A propriocepção bem ajustada depende da habilidade de se mover e da capacidade de interagir bem com o ambiente

Qual parte do corpo você se sente bem e qual é tensa? Você vê alguma dor, rigidez ou tensão ? Com os olhos fechados, ele faz uma viagem interior, começando pela cabeça, passando pelo pescoço, rosto, ombros, peito, barriga, mãos, pélvis … até alcançar os pés.

diz-lhe a sua postura corporal?

Pode agitar os braços e as pernas ou saltar para libertar os músculos e mobilizar as articulações. Abaixo você pode conferir como está sua postura corporal .

Os ombros estão altos e a cabeça para a frente como se você ainda estivesse na frente do computador? Se assim for, estique o pescoço e abaixe os ombros para alinhar as costas e ande com mais facilidade.

 Cure em contato com a natureza

Próxima prenda sua atenção em sua respiração que talvez seja muito superficial e rápido. Pouco a pouco você pode ficar mais devagar e mais profundo, sentindo como em cada respiração o ar entra pelo nariz e chega aos pulmões, enchendo-os

. Exercite o olhar consciente

A visão também está sujeita a hábitos que a limitam. A maior parte do tempo é usada para olhar de perto e pequenos detalhes, como a letra de um texto durante a leitura ou ferramentas de trabalho.

É possível que nos primeiros minutos na natureza você ainda não tenha sido capaz para acomodar a vista em um espaço sem paredes, onde você pode enxergar longe. Qual é a árvore mais distante? Existe um pássaro que pode ser adivinhado apenas como um ponto no céu?

Vamos deixar o olhar vagar sobre o topo das árvores, as curvas das nuvens ou a ponta da grama. Podemos tentar reconhecer formas familiares como uma rocha que se parece com um rosto ou tronco semelhante a um tronco, ou observar detalhes que normalmente não teríamos notado, como as texturas de as folhas, as pétalas de uma flor ou as asas de uma borboleta

3. Ouça o silêncio

Vamos prosseguir de forma semelhante com o ouvido. Talvez você não esteja acostumado com o silêncio do campo e precise de um bom tempo para apreciá-lo e para capturar a diversidade de sons produzidos pelos animais ou pelo vento.

Em geral, pouca variedade é oferecida aos sentidos ou eles são submete-se a estímulos muito intensos, mas se a intenção necessária é colocada em um ambiente adequado, eles podem surpreender com sua nitidez. Alguns sentidos despertos nos abrem para a maravilha da natureza, que às vezes esquecemos.

4. Olhe para dentro

Quase sempre temos em mente o aspecto que mostramos fora. Nós olhamos no espelho antes de sair de casa e escolhemos cada item que vestimos.

 Saia da casa! A natureza nos dá energia física e mental

Isso significa que nossa atenção geralmente está na superfície. Sentir o corpo denota que a atenção também é dada ao que acontece sob a pele. É a melhor maneira de receber as mensagens do corpo e captar as suas necessidades.

Use seu poder para visualizar

Você pode recuperar o contato com sua energia fazendo visualizações. Por exemplo, imagine que você é uma partícula de pólen que vem de uma flor presa às pernas de uma abelha e é subitamente arrastada por uma corrente de vento de algumas centenas de metros para pousar em um córrego fresco e empreender uma descida pulando de águas.

Ou você pode encostar suas costas em uma árvore, feche seus olhos e sinta o tronco como uma extensão de suas costas que vai para o céu e sinta os galhos como nossos braços e as folhas como cabelos que balançam ao vento …

6. Preste atenção aos pés

Nos primeiros minutos de caminhada, vamos chamar a atenção para os pés, tomando consciência de quais partes tocam o solo com maior pressão, se estiverem mais orientadas para fora ou para dentro ou se há diferenças entre um e outro

Os dedos estão tensos ou relaxados? Observe o efeito dos calçados nos pés : como estão? Isso ajuda ou dificulta? Está solto ou apertando em algum momento?

Enquanto essas observações são feitas, é normal que a mente se disperse, mas a atenção sempre pode ser recuperada nos pés. Sinta-se como o resto do corpo relaxa e a respiração se torna mais profunda.

 Auto-massagem dos pés: relaxante e anti-dor

Para terminar com a atenção nos pés, dê alguns passos mais longos para notar faça contato com o solo de cada calcanhar. Caminhe por pelo menos um minuto, concentrando-se em cada passo e com as costas retas .

Após cerca de dez minutos com a nossa atenção em nossos pés, paramos e voltamos para explorar cuerpo

Qual é a diferença entre como você sente seus pés agora e como os sentiu há algum tempo? Eles estão quentes, formigamento?

Ao rever o corpo internamente mudanças será apreciado a partir das sensações que vêm da pele para o contato com o ar para a posição da cabeça, a curvatura do costas e a largura da caixa torácica

7. Descubra os bloqueios de energia

De acordo com a medicina tradicional chinesa, um grande número de meridianos convergem nas mãos. Em uma superfície relativamente pequena, existem muitos pontos básicos de acupuntura . Enquanto você continua andando de maneira relaxada, você pode fazer o gesto de lavá-los com as mãos.

Tome o tempo necessário, não há pressa . Comece massageando a palma esquerda com a mão direita, depois os dedos, a borda da mão, as costas e o pulso.

Você pode se surpreender ao descobrir que há pontos que ferem o contato. Nesses pontos a energia é bloqueada e é conveniente insistir sempre de maneira suave e descontraída. Então é a vez da outra mão

8. Respire o ar com as mãos

Para esta massagem, não é necessário prestar tanta atenção como antes aos pés. Isso pode ser feito sem parar de se mover, bater papo ou observar o ambiente. Se você realmente se desconectou, perceberá que está se sentindo mais relaxado como se a calma fluísse das mãos para o resto do corpo.

Uma vez terminada a massagem, use as mãos para "respirar". ar ". Pare e sinta como o ar que escova as mãos penetra os poros da pele e é distribuído por todo o corpo.

Imagine este ar como uma energia de benfeitor que elimina tudo desconforto e alteração no seu passo, deixando-o mais limpo e saudável

Com cada inspiração você passa pelas mãos mais uma dose dessa energia e com cada expiração expelimos o ar com tudo o que o corpo não faz

Se a estrada oferecer a oportunidade, mergulhe as mãos em uma fonte, um riacho ou lago, e também sinta como sua energia penetra em você. Depois de trabalhar nas mãos, o corpo é novamente sentido

9. Experiência com a postura corporal

Se você está acompanhado ou caminha com os caminhantes, você pode observá-los e ver as diferentes posturas corporais que eles adotam quando caminham ou se movimentam. Você vai ver quantos caminham com a cabeça abaixada e os ombros caídos para frente.

Há aqueles que dobram de volta e ultrapassam demais a pélvis. Há pessoas com armas ainda e outras que não as deixam paradas.

Tudo está correto desde que elas se sintam bem. Mas a postura pode ser causa de desconforto musculoesquelético ou falta de vitalidade . Até mesmo o funcionamento dos órgãos pode ser comprometido

. Ande de uma maneira diferente

Nesse sentido, é importante manter as voltas retas (isso não significa reta, já que a coluna possui curvas naturais que não é nem possível nem necessária forçar).

pode parecer estranho, tente andar por um tempo assim:

  • Endireite como se um fio invisível fosse puxado para cima da coroa, de modo que os pés fiquem logo abaixo dos ombros, e estes e as orelhas na mesma linha vertical
  • Tente tirar mais mama para levantar levemente a caixa torácica, que relaxa o plexo solar.
  • Ande com os pés em paralelo (o pontas dos dedos apontando para a frente), o piso começa no calcanhar e termina nos dedos, enquanto os braços se movem ligeiramente para os lados.

11. Siga com a postura ideal

No começo você vai se sentir estranho, mas é sobre experimentar essa postura para ver o que ela traz. Depois de alguns minutos, você será capaz de andar assim com o pescoço e ombros relaxados, passos mais rápidos e respiração mais profunda.

Se não, é provável que sua postura habitual esteja bem distante do ideal. Após cerca de cem metros, o corpo terá inconscientemente retornado à sua postura característica.

Isso é normal, ele precisa do seu tempo até você se acostumar com algo novo. É possível corrigir a posição e continuar outro trecho. Pouco a pouco, cada vez você achará mais fácil e adotará uma posição mais natural melhor do que a que tinha, sem se tornar artificial.

Não fique obcecado com as dificuldades devido ao excesso de autoimposição . Pelo contrário, devemos lembrar que você veio para sentir e desfrutar

12. Praticar exercícios respiratórios

Depois de se concentrar nos pés, nas mãos e na postura, você notará sua respiração. É regular ou às vezes é bloqueado? É lento ou rápido, profundo ou superficial? Há muitos exercícios para sentir a respiração mas o seguinte pode ser feito sem parar de andar:

  • O rio : mantenha o ritmo e deixe a inspiração acontecer até a expiração sem pausas, mas tente fazer com que cada movimento de respiração seja mais e mais longo.
  • 4/4 : inale por quatro passos e expire por mais quatro; mantenha esse ritmo por cerca de cem passos, sempre na mesma velocidade. Você provavelmente notará que 8 passos são insuficientes para completar um ciclo porque a respiração se torna mais profunda.

Final do passeio

Após esses exercícios respiratórios, prossegue relaxado a marcha até o fim, mas com o hábito adquirido de permanecer atento às sensações corporais, da mesma forma que você contempla a paisagem ou escuta os sons.

Desta forma, você se tornará consciente da qualidade rítmica dos pulmões e do coração, da força que Ele exerce todos os músculos e uma infinidade de pequenos rumores e cócegas que revelam que você tem, que você é, um corpo vivo .

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