Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriram que o consumo diário de 90 g de cogumelos serve para controlar os níveis de glicose no sangue e pode prevenir o desenvolvimento da doença.

Dr. Margherita T. Cantorna, principal autor do estudo, publicado no Journal of Functional Foods, explica que os cogumelos produzem mudanças sutis na composição da microbiota que melhoram regulação de glicose no fígado

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Fibra de cogumelos modifica a expressão gênica

O efeito benéfico é devido à ação prebiótica de quitina, a característica fibra de cogumelos. Segundo os pesquisadores, as bactérias digestivas alimentadas pela fibra de cogumelos produzem ácidos graxos que atuam na expressão dos genes envolvidos no controle da glicose.

Melhor manejo da glicose é importante para prevenir diabetes e tem implicações para outras doenças metabólicas.

aumento de bactérias Prevotella

Especificamente, cogumelos aumentam a população de bactérias do gênero Prevotella, que produzem os ácidos graxos propionato. e succinato. Cantorna explica que o estudo sugere que qualquer mudança que fizermos na dieta será refletida em uma mudança na microbiota intestinal.

A pesquisa foi feita com ratos de laboratório, mas considera-se que pode refletir o que acontece no intestino humano.

    

        

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Medidas para prevenir o diabetes

A cada ano 400.000 novos casos de diabetes são diagnosticados na Espanha. Uma dieta desequilibrada e a falta de exercício físico são as principais causas da doença. As recomendações gerais para prevenir o diabetes são:

  • Manter um peso saudável.
  • Seguir uma dieta nutricionalmente balanceada. Os alimentos não devem fornecer mais calorias do que o necessário e devem evitar excesso de açúcares, farinhas refinadas, carnes processadas e carne vermelha. Em vez disso, é aconselhável consumir grãos integrais, legumes e frutas. Cogumelos também podem fazer parte da dieta habitual.
  • Exercite-se regularmente. Ajuda a controlar o peso e a regular os níveis de açúcar no sangue. Para uma pessoa saudável, o mínimo é de 30 minutos de atividade física intensa, cinco dias por semana.
  • Não fumar. O tabagismo contribui para a resistência à insulina, o que pode levar ao diabetes tipo 2.

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